Blog Top Society - Karla Cruz

Blumenau é a segunda cidade que mais empreende no Estado

31/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12032_post_5231.jpg
Santa Catarina é um estado que está se destacando nacionalmente por seu ambiente propício para empreender. Segundo dados do Sebrae, são mais de 800 mil empresas registradas, sendo a maioria delas de pequeno porte. Além disso, o estado tem a maior taxa de empreendedorismo do país, com uma média de 29,7% da população empreendendo.
 
Com economia vantajosa e cultura empreendedora forte, SC tem sido fonte de inovação e criação de novos negócios. Exemplo disso é Blumenau, cidade que se destaca no crescimento quando o assunto é empreender. O município é considerado o segundo mais empreendedor do estado, reconhecido por meio do prêmio do Sebrae.
 
A cidade tem políticas públicas que favorecem a abertura e manutenção de empresas, como a simplificação de processos burocráticos e a oferta de incentivos fiscais. Exemplo disso, é a Praça do Empreendedor, localizada no Shopping Park Europeu.
 
O ambiente tem como objetivo facilitar e simplificar o processo de abertura de empresas, onde os profissionais podem receber orientações e suporte para formalizar suas empresas de forma mais rápida e eficiente.
 
Nos últimos três anos, o local já realizou mais de 200 mil atendimentos, sendo mais de 37 mil de janeiro a março deste ano. Neste mesmo período também foi realizada a abertura de mais de 55 mil empresas, quase duas mil apenas em 2023.
 
Para o superintendente do Shopping Park EuropeuMarcos Freitas, o resultado no número de atendimentos traduz os esforços de promover o setor econômico da cidade com o apoio aos empreendedores.
 
“A cidade sempre está voltada para atender e facilitar a vida de quem quer empreender, além de fornecer todas as informações e orientações necessárias para abrir uma empresa em um único lugar. Isso resolve de forma eficaz e completa a necessidade do empreendedor”, afirma.
 
Trâmites para empreender em um único lugar
 
São diversos serviços relacionados à abertura de empresas em um só lugar, como a emissão de alvarás, licenças e inscrições fiscais, além de fornecer orientações sobre questões tributárias, trabalhistas e jurídicas.
 
O objetivo da Praça do Empreendedor é desburocratizar o processo e agilizar a formalização dos empreendimentos, como ocorreu no caso da social media, Mariane Burigo da Silva, que abriu seu MEI recentemente e compartilhou um pouco de sua experiência.
 
“Se tivesse que definir minha experiência na Praça do Empreendedor, do Shopping Park Europeu, com uma única palavra, definiria como surpreendente. Sempre imaginei que o processo de abertura de um MEI seria bastante complexo e burocrático. Por este motivo levei algum tempo para colocar isso em prática. Fiquei impressionada com o atendimento e agilidade da praça, que realizou a abertura do meu MEI, criação do meu CNPJ, impressão de documentos e toda a parte cadastral em menos de uma hora. Além disso, também recebi todas as instruções necessárias para dar início no meu negócio de forma clara, saindo de lá me sentindo preparada, segura, e muito satisfeita com meu atendimento”, conta Mariane.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página