Blog Top Society - Karla Cruz

Dor de cabeça não é normal e precisa de diagnóstico médico

27/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12005_post_11697.jpg
Existem mais de 200 tipos de dores de cabeça (cefaleias) identificadas, segundo a Classificação Internacional das Cefaleias. E, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população mundial sofre com dor de cabeça em alguma fase da vida.
 
Chama atenção a enxaqueca, um tipo de cefaleia que é a própria doença – e não o sintoma de outra patologia - e é a maior causa de incapacidade funcional de pessoas com idade entre 18 e 50 anos, no mundo. No entanto, menos de 5% dos pacientes que sofrem de enxaqueca procuram atendimento com especialistas.
 
Com objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre a necessidade de se procurar um diagnóstico para cefaleias, o Hospital INC realiza, na próxima terça-feira, 30, o evento Maio Bordô – Dor de cabeça não é normal.
 
A iniciativa vai promover uma programação de palestras gratuitas na sede do INC, no bairro do Campo Comprido, e na filial do Pátio Batel.
 
As palestras serão apresentadas pela equipe especializada do hospital, formada por neurologistas, fisioterapeuta e cirurgião-dentista, e vão abordar a relação entre dores de cabeça e dores no pescoço e o bruxismo, esclarecimentos sobre a enxaqueca e quando se deve procurar um médico.
 
O diagnóstico das dores de cabeça é clínico. De acordo com o neurologista do INC Mohamad Ali Hussein, deve-se buscar ajuda de um especialista quando a recorrência de cefaleia é de mais de três dias, por mês, ou diante de alguns sintomas associados à dor de cabeça como febre, aumento da frequência, intensidade e duração da dor.
 
Atenção para a dor de cabeça relacionada à mudança de postura corporal (levantar ou deitar) ou se for desencadeada pelo esforço físico, como exercícios e relação sexual. Outro sinal de alerta é quando há histórico de câncer, especialmente os de pulmão, mama e melanoma. Dados do SUS apontam que, de 2017 a 2021, o número de internações por enxaqueca foi de 50.354, sendo 29,17% dos casos registrados na região Sul do país.
 
As principais cefaleias primárias, que são os casos quando a dor de cabeça é a própria doença, são a cefaleia tensional e a enxaqueca, com uma incidência de 63% e 15%, respectivamente.
 
“Embora a cefaleia tensional seja mais prevalente, a enxaqueca é a principal causa da procura por tratamento nos consultórios. Trata-se de uma doença de aspecto poligênico, ou seja, associada a diversas variações genéticas, sendo as mulheres mais predisponentes. Um homem a cada quatro mulheres apresenta a doença”, informa, acrescentando que os tratamentos mais recentes para a enxaqueca são os anticorpos monoclonais, aprovados no Brasil desde 2019. A aplicação é feita por meio de injeções subcutâneas, a cada um ou até três meses.
 
Ainda há fatores que podem piorar as dores de cabeça: pressão alta, diabetes, depressão, ansiedade, insônia, obesidade, sedentarismo, distúrbios da ATM (articulação temporomandibular) e uso excessivo de analgésicos.
 
“Aliás, dentre os fatores de cronificação das dores de cabeça, o uso excessivo de analgésicos é o mais grave. Tomar analgésicos por mais de dez dias, no mês, pode piorar consideravelmente as dores de cabeça, a depender da classe de analgésicos”, alerta o neurologista.
 
Maio Bordô – Hospital INC
Data: terça-feira, 30 de maio de 2023
Hora e local:
9h às 10h – Filial INC Pátio Batel (Av. do Batel, 1868 – Piso S1)
16h às 17h – sede do Hospital INC (Rua Jeremias Maciel Perretto, 300)
Participação: gratuita
Inscrições: www.eventosinc.com.br
 
Sobre o Hospital INC Sobre o Hospital INC
 
O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca.
 
O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais.
 
Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.
 
O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página