Blog Top Society - Karla Cruz

Livro mescla imagens da Itália, em P&B, e poesias

26/05/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/11988_post_2611.jpg

"Preto & Branco Colorido” terá lançamento e sessão de autógrafos no dia 3 de junho, às 19h, durante a Feira do Livro de Joinville

“Dizem que o ciclo da vida se encerra quando se escreve um livro. Foi um trabalho empolgante, com resultado apreciável”, sintetiza o cirurgião plástico Iberê Condeixa, sobre seu primeiro livro, “Preto & Branco Colorido”, em que divide a autoria com a escritora Maria Luiza Kohn.

Com selo da Scortecci Editora, a obra terá lançamento e sessão de autógrafos do médico-fotógrafo no dia 3 de junho, às 19h, no palco da 19ª Feira do Livro de Joinville, que se realiza a partir do dia 1º no Expocentro Edmundo Doubrawa. A partir de quinta, dia 1º, painéis com imagens selecionadas do livro e poesias estarão em exposição no foyer do Teatro Juarez Machado, também disponíveis para venda.

“Preto & Branco Colorido” reúne 31 poesias de Maria Luiza, também terapeuta holística e palestrante, lado a lado com fotografias analógicas em p&b, colhidas em uma temporada de três meses que Iberê passou em Florença, na Itália.

Garimpar as imagens que inspiraram a poesia de Maria Luiza foi um trabalho que somou o olhar aguçado dos dois autores.

“Encontrar as fotografias artísticas do amigo Iberê e ver nelas toda a sensibilidade do autor, podendo fazer a leitura noutra linguagem, a poética, é um presente da vida”, sublinha Maria Luiza, revelando que a ideia nasceu despretensiosa: “Ao redor de uma mesa, num domingo, enquanto apreciávamos as fotografias”.

Médico especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, com formação no Brasil e na Espanha, Iberê Condeixa é fotógrafo autodidata desde 1972, e trabalha com fotos analógicas em preto e branco. É fundador da Associação de Amigos do Museu de Arte de Joinville. Sobre o livro, reverencia a percepção da escritora: “Nossa querida poeta deu falas e calor às minhas fotos, deixando-as alegremente coloridas. Com isso, elas se encheram de vida, criando a possibilidade das mais diferentes interpretações”.

Assessoria de imprensa. Jornalista responsável: 
Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS).

img/topsocie_blog/11988_post_8108.jpg
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página