Blog Top Society - Karla Cruz

Laiza de Moura abre desfile do Ponto Firme no SPFW N55

26/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11993_post_7539.jpg
Com apenas 22 anos, Laiza de Moura já se tornou uma inspiração e é uma das “queridinhas” da atualidade de grandes grifes mundiais, desfilando nas principais passarelas de moda da última temporada.
 
E com toda essa força e com uma história que tem total sintonia com o Projeto Ponto Firme, que leva a mensagem de inclusão e transformação por meio da arte, a modelo abriu o desfile do projeto liderado por Gustavo Silvestre nesta quinta-feira, 25, no icônico edifício Copan.
 
Para completar o casting estrelado, Vitão, Tina Cambala, Maju de Araújo e Letticia Munniz desfilaram os looks inspirados em inteligência artificial, feitos com peças cortadas a laser acopladas em tramas de crochê.
 
Em sua oitava participação no maior evento de moda da América Latina, o Ponto Firme apresenta uma poderosa mensagem que é transmitida de forma forte e, ao mesmo tempo, sensível e emocionante.
 
“Participar do SPFW é sempre uma oportunidade de levar uma reflexão ao público por meio da arte e da moda. Todos os detalhes são pensados para mostrar diversidade, inclusão, transformação e o empoderamento”, comenta Gustavo Silvestre, estilista que lidera o Ponto Firme.
 
Foram apresentados 40 looks desenvolvidos por mais de 30 artesãos do projeto e da escola Ponto Firme, que conta com um grupo de mulheres imigrantes propensas ou resgatadas de trabalhos análogos à escravidão na indústria da moda, mulheres trans em situação de vulnerabilidade social, pessoas refugiadas, detentos e egressos do sistema prisional.
 
Os jovens da periferia de São Paulo, que representam o coletivo Artesanato Chave, referência em acessórios e bonés de crochê, também contribuíram com as produções. Dudu Bertholini assina o styling dessa coleção e André Veloso assina a beleza.
 
A coleção é marcada pela união de tecnologias, como por exemplo elementos que foram cortados a laser e finalizados em crochê com fios Náutico, Barroco Max Color, Encanto, Susi e Liza da Círculo, marca têxtil apoiadora do projeto desde 2018.
 
“Peças metálicas e plásticas foram cortadas a laser no formato necessário para acoplar no crochê para criar looks totalmente personalizados e exclusivos. A coleção é bastante manual, mas teve inspiração da inteligência artificial, em imagens que beiram e ultrapassam o surrealismo, que nos colocam em dúvida se são reais ou não. A partir dessas inspirações, dos materiais e fios, a ideia é mostrar o crochê de uma forma como nunca foi vista”, revela Gustavo.
 
Peças vendidas em showroom
 
Uma grande novidade desta edição é que no fim de semana após o desfile, toda a coleção será comercializada em um showroom. As informações serão divulgadas logo após o desfile nas redes sociais do Gustavo Silvestre.
 
O público também poderá adquirir na Loja Rider Spaces uma papete Rider e ganhar de brinde um componente customizável para aplicar no produto. Todos foram desenvolvidos 100% à mão pelos integrantes do Projeto Ponto Firme e estarão disponíveis na loja em quantidade limitada, totalmente exclusivos.
 
FICHA TÉCNICA
Direção criativa: Gustavo Silvestre 
 
Artesãos:
Danny Aranha 
Lui 
Marilene Cardoso 
Reneé Abgail 
Veghy 
Belinda 
Tiago Araújo 
Anderson Figueiredo 
Diego Henrique 
Matheus Igor 
Lolla Francis 
Alunos do curso de crochê da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey 
 
Costura: Neuza da Silva 
 
Corte a laser: Sol Santin 
 
Styling: Dudu Bertholini 
 
Assistência de styling: Isabela Jangoux 
 
Beleza: André Veloso e equipe 
 
Produção executiva: Danilo Sorrino 
 
Direção de casting e desfile: Bill Macintyre 
 
Assistência de casting: Iris Zabaleta e Alex Oitaven 
 
Trilha sonora: Ad Ferreira
 
Produção – equipe Vista:
Karmel Liedmann -   Atendimento do projeto
Fabi Galasso - Produtora geral executiva 
Juliana Rodrigues - Produção geral operacional 
Rômulo Gustavo - Produção operacional 
Caio Rubio - Produção operacional 
Hugo Nyerges - Produtor técnico 
Piti Escosteguy  - Produção A&B 
Marina França- Produção backstage
Sabrina Homrich - produção de imprensa
Marco Galasso -  Produção técnica
Guto Tesh - Financeiro 
Grasi Ferrari - Gerente deo produção 
Bruno Deos - Criação
Pedro Barreto - captação de patrocínio
 
Patrocínio: Rider 
 
Apoio: Círculo e Brazil Foundation 
 
Vídeo: Danilo Sorrino 
 
Fotografia: Leca Novo 
 
Drone: Felipe Aravena
 
Assessoria de Imprensa: Oficina das Palavras e Messs 
 
Agradecimentos:
Secretaria de Administração Penitenciária 
Valdinei Silva 
Igor Rocha 
Patrícia Wippel 
Fernanda Wieser 
Fernanda Casara 
Alexandre Reis 
Andressa Guerin 
Carine Pimentel 
Osni Junior 
 
Círculo

A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 85 anos no mercado, conta com mais de 1,5 mil colaboradores ativos na empresa, exporta para mais de 45 países e é a marca com maior atuação do segmento no país. Possui mais de 700 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que soma 13 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página