Blog Top Society - Karla Cruz

Livro apresenta dicas para destravar a mente e crescer profissional e socialmente

20/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11368_post_8741.jpg
Por mais que o sucesso seja um aspecto bastante relativo e variável, todos desejam alcançá-lo de alguma maneira, principalmente nos âmbitos profissional e social. Porém, sem o devido preparo, o processo pode ser cansativo e desafiador, desmotivando as pessoas e fazendo com que sonhos e objetivos sejam adiados. Então, para manter-se firme durante a trajetória rumo ao sucesso, é preciso ter controle emocional e saber lidar com as dificuldades diárias, desenvolvendo habilidades e hábitos importantes para você se destacar na multidão.
 
“Desde o primeiro segundo, quando acordamos pela manhã, até o último, à noite antes do sono, estamos tomando decisões e fazendo escolhas para a nossa vida pessoal ou profissional”, explica Arnoni Caldart, médico, professor e autor do livro Ative sua mente: Descubra como a neurociência pode alavancar seu crescimento, lançamento da Buzz Editora em fevereiro. “Compreender como a mente funciona faz muita diferença nas reações às necessidades da vida diária. Esse conhecimento provoca um upgrade muito importante na confiança da nossa mente, fortalecendo o relacionamento interpessoal“, complementa o autor.
 
Pensando em ajudar as pessoas a se desenvolverem cada vez mais para atingir suas metas, Caldart decidiu, por meio de seu livro, compartilhar algumas dicas da neurociência para impulsionar seu crescimento, destravar a mente e desbloquear todo o seu potencial. Conheça, a seguir, algumas delas:
 
1.     Observe atitudes externas e renove-as
Uma atitude comum ao ser humano é a observação. Por meio dela, é possível absorver informações, além de compreender as mais diversas situações. De acordo com Caldart, esse comportamento foi explicado recentemente pela neurociência, que afirma que, se algo lhe causa interesse, os chamados neurônios-espelho são ativados, criando conexões para conseguir os resultados desejados pela mente. No entanto, uma ação que pode causar diferenciação é a capacidade de transformar informações. Essa habilidade é essencial para alavancar o desenvolvimento profissional, proporcionando inovações constantes, independentemente do ambiente. “Modelar não tem a ver com simplesmente copiar, tem a ver com imaginar e criar uma estratégia que funcione para você se sentir melhor” explica.
 
2.               Atualize-se constantemente
É fato que o mundo está em constante mudança e acompanhá-las pode ser a chave para impulsionar o desenvolvimento da mente. Por exemplo, o uso de celulares pode ser um desafio para alguns, mas é inegável sua importância atualmente, já que esses aparelhos tornaram-se ferramentas imprescindíveis no dia a dia social e profissional das pessoas. “A realidade é que nunca estamos parados e as mudanças não dependem de nossa visão, ou seja, do que é palpável, para acontecerem. Não adianta resistir às mudanças, nem mesmo querer que elas sejam exatamente da forma como nos agrada”, comenta o médico. A solução é aceitar e adaptar-se às transformações, tentando fazer sempre o seu melhor para superar as dificuldades e abraçar o novo.
 
3.               Faça uma autoanálise sempre que possível
De acordo com Arnoni, além da observação externa, também é necessário, sempre que possível, realizar uma autoanálise, pois assim pode-se identificar os pontos fortes e encontrar meios para aprimorar os fracos. “Se ficarmos atentos à rotina, vamos perceber que podemos fazer a diferença, partindo do comum. Para isso, é preciso praticar o olhar de dentro para fora, ou seja, agir com os nossos sentimentos, que são únicos”, diz o especialista. Sua recomendação é a observação do mundo logo ao acordar, partindo da perspectiva interna e estimulando a imaginação a ter a curiosidade de saber o que vai acontecer no decorrer daquele dia.
 
4.               Esteja preparado para as situações
Outro ponto fundamental para destravar a mente é estar preparado, independentemente da situação. Diferencial para conquistar uma convivência social melhor, isso também faz com que seja possível alcançar o sucesso profissional com maior facilidade. “Uma boa saída para o gerenciamento de situações, em vez de reagir imediatamente, é abstrair aquela ofensiva verbal. Assim, deixamos passar o primeiro impulso. Isso pode ser realizado em poucos segundos, até que o interlocutor note. Ao retomarmos o diálogo, o pensamento estará mais organizado pelo cérebro anterior”, recomenda Arnoni. Então, para desenvolver essa habilidade, é necessário um exercício diário, pois, ao aprender a gerenciar as emoções com inteligência, fica mais fácil lidar com eventuais conflitos e enxergar oportunidades de aprendizado. 
 
5.               Seja sensato e respeitoso, não importa qual a ocasião
Um objetivo geral entre as pessoas é ser mais bem-sucedido. No entanto, por mais esse seja um desejo baseado em argumentos bem estruturados e compreensíveis, muitos se esquecem   das habilidades relacionadas ao coração, em outras palavras, as habilidades de convivência social. Por isso, agir com respeito e honestidade é fundamental para o crescimento pessoal de cada indivíduo. “O que vai levar uma pessoa a se destacar e avançar para conquistar suas vitórias é o seu comportamento social. Se um indivíduo não aprender a desenvolver bons relacionamentos, ele terá muitas dificuldades, o que, geralmente, causa várias decepções devido à sua própria precocidade”, conclui o médico.
 
Leitura fluida e envolvente, sem a linguagem academicista, Ative sua mente: Descubra como a neurociência pode alavancar seu crescimento, de Arnoni Caldart, fornece diversas dicas sobre como você pode atingir seus objetivos e desbloquear sua mente, por meio da neurociência. A obra está sendo lançada em fevereiro pela Buzz Editora e é a leitura perfeita para quem deseja refletir e se preparar para as inúmeras situações do cotidiano, desenvolvendo aspectos importantes da vida que direcionam para o verdadeiro sucesso.
 
Sobre a autor:
Arnoni Caldart é formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, pós-graduado em Medicina do Trabalho e mestre em Cirurgia Geral. Por causa de sua profissão, sempre esteve em contato com estudos de neurociência, portanto, seu interesse pela área logo se sobressaiu. Tanto que Caldart foi convidado para lecionar Neurociência Comportamental no Instituto Lapidare, nos seus cursos de Pós-Graduação. Movido pelo encanto do conhecimento e pela vontade de ajudar, Arnoni se dedica hoje a compartilhar tudo o que aprendeu, atuando em clínicas e hospitais e estudando neurociência.
 
Ficha Técnica
Título: Ative sua mente: Descubra como a neurociência pode alavancar seu crescimento
Autor: Arnoni Caldart
Formato: 23 × 16 cm
Idioma: ‎Português
Páginas: 160
Tiragem: 7 mil
Lançamento: 13 fevereiro 2023
ISBN impresso: 978-65-5393-149-7 - R$ 59,90
ISBN e-book: 978-65-5393-146-6 - R$ 44,90
Gênero: Autoajuda
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página