Blog Top Society - Karla Cruz

Evento Brasil Low Carb, no próximo dia 25 de março, traz grandes nomes da Medicina e Nutrição a Florianópolis

20/03/2023    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/11362_post_4388.jpg


Terceira edição do seminário realizado de forma híbrida, com a possibilidade de conferir presencialmente na capital catarinense ou de forma remota, reúne autoridades da saúde como os médicos José Carlos Souto (RS), José Neto (MG) e Maíra Soliani (SP); evento será em homenagem à idealizadora, Mariana de Abreu Bastian, falecida em 2022

img/topsocie_blog/11362_post_5015.jpg


Está confirmado para o dia 25 de março, em Florianópolis, a terceira edição do evento que reúne alguns dos principais nomes da saúde quando o assunto é a dieta Low Carb, estratégia alimentar que vem se mostrando muito eficaz para reversão de doenças crônicas, emagrecimento e até mesmo para a saúde mental. O “Brasil Low Carb”, que surgiu em 2019 ainda com o nome “Floripa Low Carb”, quando teve a sua primeira edição realizada em Florianópolis, foi idealizado e liderado nos últimos anos pela catarinense Mariana de Abreu Bastian (in memoriam), falecida em agosto do último ano em um trágico acidente que também tirou a vida de um dos seus filhos, o pequeno Ricardo.
Para levar adiante esse legado, o médico Carlos Bastian, cirurgião do aparelho digestivo, viúvo de Mariana e pai de dois dos seus filhos, resolveu dar sequência a um dos principais produtos originados a partir do projeto Brasil Low Carb: um evento presencial com palestrantes renomados da área da saúde para compartilhar com o público as últimas evidências científicas que endossam o estilo de vida Low Carb. O evento do próximo dia 25 terá como local o hotel Intercity Portofino Florianópolis, localizado na rodovia SC 401. Os ingressos estão à venda pelo Sympla, com opção para acompanhar presencialmente ou de forma remota, com a possibilidade de assistir a transmissão simultânea do evento, ao vivo, de qualquer parte do mundo.
Dr Carlos Bastian, aliás, é um dos nomes confirmados na programação e estará entre os convidados da “Mesa Redonda”, um dos momentos inéditos no evento deste ano que contará com a mediação do jornalista Davi Paes e Lima e terá a presença de outros três convidados: a nutricionista Maiara Lima, o cardiologista e triatleta Ciro Campos e o psiquiatra Régis Chachamovich, uma das principais referências no país quando se trata de Psiquiatria Nutricional e Metabólica.
Grandes nomes da Medicina estão confirmados
Entre os palestrantes confirmados na programação do próximo dia 25 de março, algumas das maiores autoridades não apenas em dieta low carb, mas em tópicos em alta na Medicina e na Nutrição na atualidade, como jejum intermitente, dieta cetogênica e saúde baseada em evidências. O médico José Carlos Souto, o famoso Dr Souto, está mais uma vez confirmado - já pela terceira edição consecutiva - , e a sua palestra é sempre uma das mais aguardadas. O médico gaúcho foi o maior responsável por projetar nacionalmente e até internacionalmente a dieta Low Carb, ajudando a quebrar paradigmas e transformando uma então “dieta da moda” em uma estratégia alimentar com respaldo científico e espaço na grande mídia.
O médico nefrologista José Neto, de Belo Horizonte (MG), também está entre os confirmados na programação do seminário no próximo dia 25, em Floripa. Ele é coordenador do Curso Formação em Saúde Baseada em Evidências na Prática Clínica e em suas palestras costuma esclarecer dúvidas e derrubar mitos sobre a relação do consumo de proteínas e a saúde dos rins, além de compartilhar o grande impacto das mudanças nos seus hábitos alimentares na sua saúde e também em sua prática clínica.
Três nomes inéditos nesta edição e também médicos expressivos em suas áreas de atuação, Maíra Soliani (Anestesiologista e referência em Jejum Intermitente, de São Paulo), William Rutzen (Médico Internista e Interventista Pós-graduado em Nutrologia, de Santa Maria - RS) e Ricardo Mattos (Cardiologista, de São Paulo) completam o time de palestrantes. “Passo boa parte do meu dia tentando ajudar pessoas que querem prevenir uma ida para a UTI melhorando o seu estilo de vida e construindo uma saúde vigorosa. O Brasil Low Carb é um evento imperdível para todos que desejam melhorar a sua saúde através da adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação que ajude a prevenir e até controlar doenças”, explica o médico William Rutzen. “Também é uma oportunidade única para profissionais que querem aprimorar os conselhos que dão a seus pacientes sobre hábitos alimentares”, completa Rutzen.
Diretor técnico do Hospital SOS Cardio, o médico cardiologista Fernando Graça Aranha também está entre os palestrantes. Na edição anterior, o cardiologista explorou questões polêmicas como, segundo ele, a gordura não ser a verdade vilã do coração e causadora de doenças cardiovasculares, apontando o consumo do açúcar e dos carboidratos refinados como o principal inimigo do coração e da saúde como um todo.
Homenagem à idealizadora
A fundadora e idealizadora do Brasil Low Carb defendia a ideia de que todos nós “nascemos para ser saudáveis”. Em 2021, durante a segunda edição do seminário, disse que “nossos hábitos alimentares hoje impactam a nossa saúde como um todo, não apenas a questão do peso, por isso a importância de reunir profissionais de excelência, em diferentes áreas, para embasar esta discussão sobre saúde e alimentação com o mais alto nível de evidências científicas”. Para o Dr Carlos Bastian e demais familiares de Mariana, dar sequência a este sonho é sem dúvida um grande desafio. “Não temos mais ao nosso lado fisicamente a grande inspiração da Mariana, o coração desse projeto, mas estamos mais motivados do que nunca para tornar mais este sonho possível e honrar o seu legado”, completou.
Outros pontos altos do evento
Além de receber profissionais de diferentes especialidades para disseminar informação embasada cientificamente, o evento tem a característica de oportunizar Networking. Neste ano haverá também uma feira de produtos e negócios e o já tradicional e delicioso coffee break assinado pelo Disblenda - o primeiro café low carb de Florianópolis.
A quem se destina o evento
O Brasil Low Carb - Floripa 2023 é uma oportunidade de aprendizado para profissionais, professores e estudantes da área da saúde, como médicos, nutricionistas e educadores físicos, mas também para entusiastas do universo da alimentação saudável.
Confira a programação completa e descritivo dos palestrantes no site oficial.


SERVIÇO:

  • O quê: Brasil Low Carb - Floripa 2023
  • Quando: 25 de março de 2023
  • Horário: a partir das 8h30
  • Local: Hotel Intercity Portofino Florianópolis (Rod. SC 401)
  • Patrocínio: Hospital SOS Cardio e Disblenda
  • Apoio: Essential; Juca Pato; Michelob
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página