Blog Top Society - Karla Cruz

Revista PROJETO + Conafarq apresentam "Cartografia da Imagem" na Revestir

20/03/2023    Maristela Brittes



A convite da publicação, o Coletivo Nacional de Fotógrafas/os de Arquitetura marca sua primeira participação na maior feira do segmento com a exposição "Cartografia da Imagem". Além de oferecer uma agenda de talks sobre fotografia na arquitetura com grandes nomes do mercado nacional

img/topsocie_blog/11360_post_6784.jpg

Fotografia Paula Caruso

O mundo muda e a fotografia segue o mesmo fluxo. Se em poucos anos atrás o mercado editorial imprimia um determinado ritmo e estética para o segmento, o fortalecimento do digital e a proliferação das redes sociais aceleraram a demanda de produção e provocaram novos entendimentos sobre o uso da imagem. 

"Nessa evolução, passamos da fotografia física, o cromo, para a fotografia digital. Essa mudança foi definitiva na vida dos fotógrafos que se viram sem controle sobre suas imagens e compartilhamento justamente por ser um arquivo físico. Com a mudança dos veículos de divulgação, o crescimento do Instagram e o boom do marketing digital tivemos que pensar no posicionamento do fotógrafo nesse processo", situa o contexto atual a fotógrafa Evelyn Muller.

A impressão de que na Internet vale tudo, acendeu um alerta para os profissionais da fotografia. A recorrência do uso indiscriminado das imagens sem autorização e licença viola a Lei de direito autoral número 9.610, publicada em 1998, e como consequência causa prejuízo financeiro para a categoria.

"Discutimos muito em grupos de fotógrafos de várias regiões do Brasil e até fotógrafos dos EUA e Europa para chegar a um discurso justo e ter uma remuneração adequada. É um assunto delicado, sabemos que é um processo lento, por isso nossa intenção sempre foi conscientizar e “educar” para que possamos caminhar juntos: arquiteto, fornecedores e fotógrafos", explica.

Assim nasceu em 2021 o Coletivo Nacional de Fotógrafas/os de Arquitetura (Conafarq) com o objetivo de conscientizar o setor e unir os profissionais de todo o país. Segundo Evelyn, que assumiu o posto de presidente do coletivo, saber da importância dos direitos individuais e autorais regula eticamente o mercado, desde o proprietário, o arquiteto/designer/decorador/paisagista que assina o projeto e o fotógrafo.

Um espaço para legitimar o movimento e uso da fotografia
img/topsocie_blog/11360_post_5927.jpg

Fotografia Joana França

Da redação da Revista PROJETO, o publisher Fernando Mungioli acompanhou a criação do movimento. Com o convite recebido para ocupar um espaço nobre e de boa visibilidade na REVESTIR, que ocorre de 14 a 17 de março na São Paulo Expo, veio a vontade de envolver o Conafarq.

"Logo que chegou o convite pensei em fazer uma exposição de fotografias. Aí foi muito natural pensar no Conafarq, uma associação ainda jovem, mas com muita gente querida e conhecida e que tem a ver com a revista. Produzimos nossos conteúdos, porém sem as fotografias não somos ninguém. Achamos legal dar esse primeiro passo, que será só o primeiro que vamos fazer em conjunto", comenta Fernando.

A parceria entre "Revista PROJETO + Conafarq" será marcada durante a REVESTIR pela exposição "Cartografia da Imagem". Uma instalação composta por um conjunto de televisões dispostas alternadamente no formato horizontal e vertical, que juntas formam uma grande tela, um mosaico diverso de cenas capturadas pelas lentes de mais de 150 fotógrafas/os associadas/os do coletivo, de norte a sul do Brasil.

"Elencamos alguns temas e tipologias de arquitetura e vamos exibir fotos feitas por nossas/os associadas/os. É uma forma de mostrar a potência da fotografia na arquitetura e decoração. Além da exposição, teremos no dia 14, uma série de palestras e entrevistas conduzidas pelo jornalista Fernando Mungioli com fotógrafos que se destacam em sua área, como o Cristiano Mascaro, Fran Parente, Bebete Viegas entre outros", conta Evelyn.
img/topsocie_blog/11360_post_11747.jpg

Fotografia Ruy Teixeira

Com layout de uma sala de estar, com sofás confortáveis distribuídos pelo estande fornecidos pela Folio - a linha Legiti é desenhada pela Flipê Arquitetura -, o primeiro talk começa às 11h com a participação do fotógrafo Fran Parente sobre o tema "Viver de fotografia fora do país". 

Na sequência, às 12h, Bebete Viegas e Maíra Acayaba abordam "O tempo na fotografia de arquitetura". Cristiano Mascaro assume a conversa a partir das 14h e às 15h passa a palavra para Romulo Fialdini. O trio formado por Manuel Sá, Joana França e Pedro Mascaro troca experiências "Da Fotografia Aérea" às 16h e André Scarpa encerra a programação, às 17h, com o assunto "Fotografia e Arquitetura". Nas rodadas de conversas participam como mediadores Ana Mello, Fernando Mungioli e Mariana Orsi. Para visitar o estande e participar da programação de talks os interessados devem se credenciar no site www.exporevestir.com.br

SERVIÇO:

O que: Exposição fotográfica "Cartografia da Imagem"
Quando: de 14 a 17 de março na REVESTIR
Local: Estande Revista PROJETO + Conafarq 
Programação de talks:
  • às 11h com Fran Parente e mediação de Mariana Orsi sobre o tema "Viver de fotografia fora do país";
  • às 12h com Bebete Viegas e Maíra Acayaba e mediação de Ana Mello abordam "O tempo na fotografia de arquitetura";
  • às 14h com Cristiano Mascaro e mediação de Fernando Mungioli;
  • às 15h com Romulo Fialdini Fernando Mungioli;
  • às 16h com Manuel Sá, Joana França, Pedro Mascaro e mediação Fernando Mungioli sobre "Da Fotografia Aérea";
  • às 17h com André Scarpa e mediação de Fernando Mungioli sobre "Fotografia e Arquitetura". 

Para saber mais sobre o Conafarq acesse: https://www.conafarq.com.br/
Quando visitar o estande marque o #conafarqnarevestir

Informações da REVESTIR:
Dias 14, 15 e 16, das 10h às 19h
Dia 17, das 10h às 17h
Trilhando novos caminhos
São Paulo Expo

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página