Blog Top Society - Karla Cruz

Desenhos que viajam o mundo: Aline Belli é uma das homenageadas do Projeto Mulheres que Inspiram 2023

16/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11333_post_3743.jpg
Transformar ideias em traços animados, que entretém e apostam no softpower (a cultura que viaja nas histórias que são exportadas). É por realizar essas ações com excelência que a Belli Studio é reconhecida e um dos nomes por trás deste trabalho é a sócia-fundadora Aline Muxfeldt da Silva Belli. A produtora executiva é uma das homenageadas do Projeto Mulheres que Inspiram 2023, idealizado pela Contax Contabilidade e Planejamento Tributário e desenvolvido com o apoio da Presse Comunicação .

Aline Belli é formada em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, pós-graduada em Marketing e sócia-fundadora da Belli Studio, produtora executiva das séries Boris e Rufus e Tuca o Mestre Cuca. Além de ser designer de produção em séries como: Peixonauta e Meu AmigãoZão. Fundada em 1999 em parceria com o marido Rubens Belli, a empresa marcou a entrada de Aline no mundo do audiovisual de forma definitiva e a colocou à frente de projetos de alcance global e com parcerias até então inimagináveis, como a Disney. É um pedacinho desta história que ela mesma conta ao Mulheres que Inspiram. Confira: 

Mulheres que Inspiram: Como iniciou a sua trajetória à frente da Belli Studio? Houve algum momento marcante?

Aline Belli: A Belli Studio iniciou suas atividades em 1999, focada em ilustrar e diagramar livros infantis e também atendia agências e empresas da região. Mas, nesta época eu estava na área de pesquisa e pós-graduação da FURB (Universidade de Blumenau), produzindo um programa de TV chamado “Universo Pesquisa”, que teve estreia nacional pela TV Brasil, e por isso comecei a trabalhar efetivamente na Belli apenas em 2001, fazendo atendimento de clientes e ajudando na gestão e elaboração de projetos.
Um dos momentos marcantes nessa trajetória aconteceu em 2009, quando a empresa entrou no Brazilian TV Producers e fizemos a primeira viagem internacional para conhecer a MIPCOM, maior feira de conteúdos audiovisuais do mundo, na França, e o TAC (Television Animation Conference), no Canadá. 

MQI: Quais foram os principais desafios profissionais que você enfrentou?

Aline Belli: O primeiro desafio foi entender o que era o mercado internacional e a produção de conteúdo em desenho animado para crianças, porque não tínhamos no Brasil material para estudar ou onde pesquisar para desenvolver projetos. Enquanto observava, perguntava, estudava e trocava cartões, percebi que havia produtores brasileiros com projetos em estágios mais adiantados, e entendi que participar destes projetos nos daria mais aprendizado do que seguir sozinhos tentando fechar nossos próprios materiais. Depois desta caminhada, fechar o primeiro contrato internacional, que foi com a Disney da América Latina e executar a entrega da primeira temporada, foi uma baita maratona!

MQI: Quais oportunidades foram fundamentais para sua carreira?  

Aline Belli: Trabalhar escrevendo para um jornal e recebendo críticas com 14/15 anos, dar aulas de Patinação Artística para crianças e adolescentes antes de ter 17 anos, assim como ser bolsista na área de pesquisa e pós-graduação da Furb, foi muito especial. Como isso tudo aconteceu cedo, pude aprender sobre diversidade, sobre o lidar com outro, sobre títulos e inseguranças que são inerentes ao ser humano - você, eu ou um professor PhD. E aí vieram as viagens internacionais e a percepção de que o mundo não é tão grande quanto eu imaginava, que os problemas e os desafios estão é nas relações, na forma como a gente vê esse mundo e nas fronteiras que criamos.

MQI: Você planeja o futuro? O que espera dele?

Aline Belli: Tento não criar expectativas. Isso não quer dizer que não sonhe com um país melhor, um mundo melhor. Mas prefiro pensar no presente e agir na construção de uma rede de pessoas que possa fazer a diferença em algum momento lá na frente - curtindo essa caminhada.

MQI: Hoje você é uma mulher que inspira, mas quais são as mulheres que lhe inspiram?

Aline Belli: Minha mãe, por toda história de vida, sua luta e persistência; a tia Lúcia, servente da escola Vendelino pela sua alegria; a escritora Cristina Marques pela resiliência e trabalho; a roteirista Marcela Catunda pela criatividade e força; a ginasta Nadia Comaneci pela precisão; a firmeza de Golda Meir na construção do estado de Israel. A lista é grande, pois todas temos nossas lutas, independentemente de cargos ou posições na vida. Podemos influenciar, apoiar, acolher, empurrar. Isso é sororidade. 

MQI: Que mensagem deixaria para as mulheres no mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher?

Aline Belli: Nosso maior inimigo é, muitas vezes, nossa própria cabeça. Saber o que é real e o que é projetado, criado para nos “auto boicotar”, é um exercício difícil. E está tudo bem se precisarmos e pedirmos ajuda. Faz parte do crescimento, da experiência e torna o caminho mais leve. Não precisamos dar conta do mundo. 

Sobre o projeto Mulheres que Inspiram

O projeto Mulheres que Inspiram foi idealizado em 2021 pela Contax Contabilidade e Planejamento Tributário e desenvolvido com o apoio da Presse Comunicação. Em 2023, o projeto tem ainda o apoio da NSC Comunicação. O objetivo da iniciativa é aproveitar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, para homenagear as mulheres por meio de histórias de empreendedoras de Blumenau e região nas mais diversas áreas com trajetórias que podem inspirar e ser exemplos para muitas outras pessoas.

Sobre a Contax Contabilidade

A CONTAX Contabilidade e Planejamento Tributário S/S Ltda, é uma empresa que atua no fornecimento de soluções contábeis, gerenciais e tributárias, personalizadas, tendo como meta principal aumentar a rentabilidade e competitividade dos clientes nos mercados onde atuam.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página