É inegável a mudança nos hábitos
alimentares nos últimos anos, abrindo espaço para um estilo de vida com mais
saúde e bem-estar, no qual uma alimentação saudável é parte essencial.
Uma pesquisa recente da Nielsen aponta
que 57% dos participantes reduziram o consumo de gordura e 56% a ingestão de
sal nos últimos anos. E 73% dos brasileiros gastariam mais em uma
refeição se a mesma tivesse um maior valor nutricional, conforme a mesma
pesquisa.
Neste cenário, o setor de alimentos
saudáveis atingiu a casa dos R$ 35 bilhões em movimentação anual, colocando o
Brasil como o quarto maior mercado de consumo da alimentação saudável.
Parece tudo novidade, não é mesmo? Mas
a Tasty Salad Shop apostou neste segmento já em 2014, e hoje tem a marca
consolidada no segmento. Idealizada pelos arquitetos Patricia Lion e Rodrigo
Pasinato, a empresa nasceu do empreendedorismo ativo, da vontade de
descomplicar a alimentação saudável, tornando-a mais saborosa, atrativa e
prazerosa e hoje desponta como uma das franquias mais promissoras do ramo.
De acordo com Patricia Lion, CEO e
Co-fundadora da marca, a Tasty Salad Shop segue a tendência do mercado e
registrou um crescimento de 27% no último ano, para 2023, prevê mantê-lo,
seguindo na seguindo na casa dos 20%. Hoje, trabalha com a possibilidade de
lojas em rua e em shopping, ambos modelos já validados pela experiência com a
rede, desde a fundação.
O investimento inicial previsto para
adquirir uma franquia da Tasty Salad Shop é a partir de R$ 350 mil, com um
ROI previsto entre 24 e 36 meses.
“Nossa trajetória sempre foi pensada no
desenvolvimento de processos para crescer com qualidade, ser um lugar
aconchegante e despretensioso, com comida boa e saudável. Se há alguns anos a
salada era vista como um acompanhamento e não havia versões muito sofisticadas
à disposição, agora temos um público cada vez mais engajado e exigente,
procurando pratos saudáveis e frescos, bem elaborados e gostosos. Queremos
descomplicar a alimentação saudável”, destaca Patrícia.
Com onze lojas, sendo duas próprias, em
Curitiba e São Paulo, e sete franquias localizadas em Curitiba, São Paulo e
Florianópolis, a Tasty Salad Shop começou o ano de 2023 expandido sua
cobertura geográfica e abriu, em janeiro, a primeira unidade franqueada em
Santa Catarina. A nova loja, localizada no Shopping Villa Romana, em
Florianópolis, surpreendeu pelo sucesso.
“Tivemos um faturamento acima do
esperado desde o primeiro dia. Essa aceitação do público catarinense mostrou
que estamos no caminho certo no plano de dobrar nosso alcance na cidade,
expandindo para outras regiões”, completa Patricia.
A mesma percepção é compartilhada pelo
franqueado, Jorge Sartori, um dos sócios da loja de Florianópolis.
“Após uma mudança radical de vida,
decidimos empreender em uma marca que agregasse valor à vida das pessoas.
Queríamos entregar saúde. Um valor que nos era caro e que encontramos na Tasty.
Sem dúvidas, ver os clientes se impressionando com a apresentação e sabor dos
pratos, fotografando e postando nas redes sociais nos dá uma motivação extra,
afinal praticamente tudo na loja é produção própria e pensado na qualidade de
vida dos clientes”, destaca o franqueado.
Agilidade e suporte na implantação
Um dos destaques do modelo de franquia
da Tasty Salad Shop é a ideia de empreender com propósito, liberdade e, sem
dúvida, com todo apoio dos criadores da marca.
Assim, a partir do momento que um novo
empreendedor assume a franquia, as áreas de implantação, operações,
desenvolvimento e marketing dão o suporte necessário para todas as etapas até a
inauguração, com a divulgação necessária para atração de público, e,
posteriormente, com a unidade já em operação.
“Os franqueados são plenamente
acompanhados desde os primeiros passos para garantir uma história de sucesso
para aquela nova operação, assim como as demais lojas da rede. Escolhemos ver
além dos números. Queremos, claro, negócios rentáveis, mas também que
proporcionem uma jornada leve e satisfatória para quem quer crescer com a
gente, e estejam dispostos a propagar o propósito de ajudar mais pessoas a
comerem melhor”, explica Lion.