Blog Top Society - Karla Cruz

St. Patrick's Day: você sabia que a cerveja verde não é irlandesa?

16/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11326_post_3007.jpg
A cerveja verde é tão típica do St. Patrick’s Day — dia do padroeiro da Irlanda, comemorado na próxima sexta-feira (17) —, que muitos pensam que ela sempre existiu. No entanto, trata-se de uma invenção feita nos Estados Unidos no início do século 20. Além disso, ela não é “fabricada” na cor verde.

O St. Patrick’s Day como um dia de festa começou no século 18 na América do Norte. A necessidade dos imigrantes de reafirmar sua identidade no novo país se misturou com a religiosidade da data, que até então era um dia de Santo na Irlanda.
“Ironicamente, na Ilha, houve até um tempo em que os pubs deveriam fechados por determinação de Lei”, conta o sommelier de cervejas Luís Celso Jr., fundador do BarDoCelso.com.
As paradas americanas começaram em 1792, enquanto na Irlanda um feriado festivo só foi instituído na data em 1903.
Cerveja verde
A cerveja verde teria sido criada em 1914 nos Estados Unidos. A invenção é atribuída a um médico irlandês-americano chamado Dr. Thomas Hayes Curtin, que teria feito a transformação em um bar da Primeira Avenida de Nova York.
“Na época, ele teria usado uma gota de corante azul, que servia para tingir roupas. Quando misturado ao amarelo da cerveja, resultou na cerveja verde. A bebida fez grande sucesso e chegou a ser exportada para a Irlanda em 1985. Obviamente, nessa data já usando corantes alimentícios. E é assim que é feita até hoje. Uma cerveja normal com corante alimentício verde”, conta Celso.
Comemore como um irlandês
Claro que não há nada de errado em beber a cerveja verde e se divertir nas festas da data, mas para quem quiser se aventurar nas cervejas artesanais, Celso conta que existem ótimas opções de estilos de cerveja que de fato surgiram na Irlanda.
“Os irlandeses são Irish Dry Stout, Irish Red Ale e Export Stout. A Irlanda faz parte do que chamamos de escola britânica de cervejas, que também tem estilos ingleses e escoceses”, diz o sommelier.
O estilo Irish Dry Stout tem como a representante mais popular do mundo a Guinness. “É um estilo de cor escura, feito com maltes torrados, quelembra café e algumas vezes chocolate amargo. No entanto, é super leve e fácil de beber. Entre as importadas, vale a pena provar a Fuller’s Black Cab. Uma ótima opção nacional é a Douglas, da cervejaria Quinkas, da Vila Carioca na capital paulista, medalha de prata na categoria Stout da etapa nacional do World Beer Awards 2022”, indica Celso.
Do estilo Export Stout, Celso indica da Dama Bier Stout, medalha de ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja de 2023. O resultado foi divulgado na semana passada e a Dama levou o título de melhor cervejaria de São Paulo com sete prêmios. “Esse estilo também é escuro, mais alcoólico, encorpado e feito com maltes ainda mais torrados que as Dry Stouts”, explica o sommelier.
Por fim, a Irish Red Ale. “É ótimo para quem prefere cervejas menos amargas e pode até ser levemente adocicado. Tem maltes tostados, acastanhados e como caramelo, corpo médio e teor alcoólico normal. Ótima para beber por longos períodos”, diz. A Everbrew Everclassics Irish Red Ale é a indicação do Celso, cerveja que participou do clube de assinatura de cervejas do BarDoCelso.com e chegou para os sócios agora em março.
Um kit especial o St. Patrick’s Day com a Quinkas Douglas e a Everbrew Irish Red Ale está à venda no e-commerce do BarDoCelso.com ao preço promocional de R$ 42,90.
Sobre o Celso e o BarDoCelso.com
Luís Celso Jr. é jornalista, sommelier de cervejas e fundador do BarDoCelso.com. Foi terceiro colocado no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas em 2014, defendo o Brasil no Campeonato Mundial em 2015. Também teve participações no cinema, com o documentário “Em Busca da Cerveja Perfeita”, dirigido por Heitor Dhalia, e na televisão, nos programas “Perto do Fogo”, do canal a cabo GNT, e “Tá na Hora do Café”, do Globosat Mais. É colunista do jornal Gazeta do Povo e rádio CBN Curitiba, juiz de concursos nacionais e internacionais além de professor do Instituto da Cerveja Brasil.
O BarDoCelso.com nasceu em 2006 e é hoje o blog mais antigo de cervejas ainda em funcionamento do Brasil com 15 anos de idade. Além de publicações sobre o assunto, desde 2014 ele oferece serviços de sommelier de cervejas – como eventos corporativos, palestras, treinamentos e consultorias – e agora também o Clube de assinatura de cervejas artesanais BarDoCelso.com.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página