Após o sucesso do retorno do concurso presencial em 2022,
o Comida di Buteco volta à Grande Florianópolis de 7 a 30
de abril, para reforçar a
importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando
a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois, afinal, a vida é
feita de buteco!
No circuito de Florianópolis, 26 bares da região
participam do concurso: Ambar, Ara Beach Bar, Aukanaii, Bar do Cris, Bar do
Noel, Bar e Restaurante Tarrafada, Beer Praia, Boteco da Ilha, Boteco
Itacorubi, Boteco O Mané, Botequim das Flores, Centro Social da Cerveja,
Choperia Dazumbanho, Deck6, Dona Jovem Bar, Gaúchos na Barra, Morro das Pedras
Bar e Restaurante, Nacanoa Oyster Bar, Puerto Escondido Kioske Mexicano,
Sabores da Lagoa, Santo di Casa, Sufoco's Bar, Tonho Boteco, e Zeca Bar e
Restaurante, todos na capital; Capitão Gaivota e Camarão Manezinho, em São
José; e Bendito Boteco, em Palhoça.
O tema da edição de 2023 é "Ervas e
Especiarias", que remonta aos primórdios da história da humanidade e
caminhos da culinária ao redor do mundo. A escolha se deve ao fato desses
elementos serem utilizados nas cozinhas de todo o país, permitindo apropriações
regionais e ampla variedade, onde os butecos podem explorar e abusar da
criatividade.
O concurso ocorre em 24 circuitos simultâneos em todo o
Brasil, com mil butecos participantes. Em sua sexta edição na Grande
Florianópolis, com bares participantes da capital, São José e Palhoça, o
concurso também está presente pela primeira vez em Joinville e Blumenau, além
das cidades paranaenses de Londrina e Maringá.
O Comida di Buteco é um concurso, e não um festival,
elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco. O público e
os jurados visitam os estabelecimentos para avaliar quatro categorias:
atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Cada item tem um peso
diferente nas notas, o petisco corresponde a 70% e as demais categorias 10%
cada uma. A cada edição, a lista de butecos participantes altera 20% de sua
base, gerando renovação e acirrando a competitividade.
Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas
etapas: a primeira etapa é local, onde a votação é feita pelo público e jurados
da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro
corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor
Buteco Do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em uma
cerimônia especial.
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo
Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, feita
para resgatar botecos familiares e a cozinha local. Hoje, o concurso é feito em
todo o país e realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades,
demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no
Brasil.
Desenvolvimento sócio-econômico e transformação de vidas
Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno
comércio familiar, o concurso gera resultados que impactam toda a cadeia
produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos
butecos participantes e promovendo desenvolvimento sócio-econômico.
Com a missão - “Transformar vidas através da cozinha de
raiz – Buteco extensão de sua casa”, em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas
históricas de performance sendo mais de nove milhões pessoas impactadas
diretamente nos butecos; 900 mil votos, 730 mil fãs e 82 milhões de impressões
nas redes sociais do concurso; 10 milhões de alcance nas redes sociais; nove
milhões de pageviews no site; mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de
valor do ecossistema; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de oito
mil empregos gerados.
Grandes marcas viabilizam a realização e validam a
relevância do concurso
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de
empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e
desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em
uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco. Confira abaixo os
principais parceiros desta edição.
Eisenbahn
"São em eventos como este que
podemos entrar em contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA
artesanal de Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a
marca e o nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia
democrática. Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa
Unfiltered, e também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para
consumo em bares e botecos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da
Eisenbahn.
Frontera
Frontera sabe que comer tem tudo a
ver com viajar e nasceu com o objetivo de extrapolar para o universo de snacks
as diferentes culturas do mundo. Perfeitos para serem consumidos a qualquer
hora e momento, os snacks Frontera são preparados a partir dos melhores
ingredientes e prezam pela melhor qualidade. A marca, que pertence a M. Dias
Branco desde 2021, tem uma linha diferenciada de snacks, que hoje varia de
tortillas a batatas. Neste ano, Frontera patrocina pela primeira vez o evento
Comida di Buteco ao incentivar os bares a criarem petiscos utilizando as
Tortillas Frontera. Os petiscos serão exclusivos do evento e pretendem
ressaltar o sabor das tortillas da marca.
Santander: Empreendedorismo e Gastronomia
Apoiar o empreendedorismo é parte
fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É
por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do
fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de
prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes,
para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de
oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando
grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para
apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o
Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco,
que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2023, haverá 10%
de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.
Getnet
“Mais uma vez, a Getnet reforça seu
apoio ao Comida di Buteco, uma iniciativa sem igual na história da gastronomia
brasileira. Assim como o concurso, que já virou uma tradição no país, a Getnet
mantém uma relação muito próxima com o setor, oferecendo tecnologia em soluções
de pagamento para facilitar a gestão e contribuir para a prosperidade dos
negócios. Onde houver um boteco, um bar ou um restaurante, seja ele do porte
que for, a Getnet estará lá.”
McCain
McCain é patrocinadora do Comida di
Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e
impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância
para o mercado de batatas congeladas e aperitivos. McCain do Brasil Alimentos é
uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a
maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em
aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55
fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a CDN $10,5
bilhões.
Chandon
Assim como a Chandon, o Comida di
Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e
reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a
Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus
consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos
e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais.
Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon
presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão
nacional ganhará uma viagem para 2 pessoas, para viverem uma experiência única
na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos
você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso às nossas novidades e
benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter.
Gordon’s
Usando os mesmos ingredientes que
Alexander Gordon usou há mais de 250 anos, Gordon's criou o personagem clássico
do gin para fazer o G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro.
É o gin mais vendido no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu
sabor, para que todos os butequeiros possam experimentar “o gin dos gins”,
premiado mundialmente. Em 12 circuitos do Comida di Buteco a marca estará
presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor
nesta ocasião.
Sympla
Fundada em 2012, a Sympla é o maior
ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e
conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de
consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país. A
tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre
o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia.
A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor
com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares
participantes. Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar
educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades,
ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de
tickets simples, barata e acessível.
Piraquê Comida di Buteco
Fundada em 1950, a marca carioca de
biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que
atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda.
Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na
essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca
patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes.
Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos
salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores
filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos
de petiscos de boteco para o público."