Blog Top Society - Karla Cruz

GRUPO BOTICÁRIO + TECH GIRLS > Pós consumo é destaque na 3ª edição Programa Desenvolve

08/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11248_post_5372.jpg
Tech Girls repete pelo segundo ano consecutivo, em parceria com o Grupo Boticário, uma ação de economia circular para a recuperação e reutilização de notebooks destinados aos alunos em situação de vulnerabilidade social do Programa Desenvolve. Por meio da parceria, os aparelhos recuperados pelo Tech Girls serão disponibilizados aos estudantes que não possuem equipamento e que participarão da 3ª edição do projeto de formação em tecnologia realizado pelo Boticário.

Ainda, pensando na questão do pós-consumo, os uniformes em tecido usados pelos consultores comerciais das lojas físicas da marca O Boticário, passaram por um processo de reutilização criativa e se transformaram em capa protetora destes notebooks. Foi aplicado o conceito chamado de upcycling que propõe o reaproveitamento de objetos antigos, com muita criatividade e com destinação ambientalmente adequada.

Com essa ação, notebooks que iriam para o lixo são recuperados e passam a auxiliar a formação de participantes do Programa Desenvolve. "Os notebooks restaurados deixam, portanto, de irem para o lixo a partir da troca de componentes. Essa é uma ação que une capacitação para mulheres de baixa renda no universo tech, geração de renda e economia circular, além de facilitar a participação de pessoas interessadas no Programa Desenvolve e que não possuem equipamento", explica Gisele Lasserre, fundadora do Tech Girls. 

A parceria do Grupo Boticário com o Tech Girls é resultado de uma iniciativa da agenda ESG da companhia em solucionar o impacto dos resíduos no mundo e diminuir a desigualdade social. A proposta vai de encontro com a missão do Tech Girls, que é fornecer soluções para o lixo eletrônico com objetivo de reduzir o déficit de profissionais mulheres na carreira de desenvolvimento de software. Para isso, provoca um engajamento lúdico inicial através da bijouxtech® (arte com sucatas de computador), sendo que uma vez conquistado o interesse dessas comunidades femininas em vulnerabilidade social, recebem treinamento técnico para ocuparem postos de trabalho na aquecida carreira de TI (hardware e software).

Contribuir junto com o Grupo Boticário na transformação de vidas é gratificante. No Tech Girls vemos como é importante apoiar os alunos com a qualificação, e esse esforço conjunto para ressignificar um computador que seria descartado significa um novo passo na vida da mulher que o recuperou e, agora, uma nova oportunidade nas mãos dos alunos do Programa Desenvolve”, conta Gisele.

“Estou muito feliz por seguir fortalecendo essa parceria e animado para boas-vindas à nova turma do Desenvolve”, comenta Daniel Knopfholz, que responde como vice-presidente de pessoas e tecnologia no Grupo Boticário. E ainda acrescenta: “se acreditamos que o futuro depende da inclusão de grupos minorizados e queremos mais diversidade no universo tech, precisamos garantir que as pessoas tenham os equipamentos básicos para participarem das aulas de formação”. 

O Desenvolve é um programa gratuito de formação e inclusão em tecnologia do Grupo Boticário, que já possibilitou a contratação de mais de 100 pessoas até 2022. Nesta terceira edição, estão participando 1.000 estudantes de todo o Brasil, que puderam escolher uma entre as seis opções de trilha de formação disponíveis, todas gratuitas e on-line, dentre elas: Dados (100 Vagas),DevOps (100 Vagas), Full Stack (500 Vagas), E-Commerce (100 Vagas), Segurança da Informação (100 Vagas) e User Experience (100 Vagas). 

A aluna Hellica Neres Santos, de 30 anos, ressalta a importância de contar com os apoios fornecidos pelo Grupo Boticário que permitiram ela se dedicar ao curso. Um exemplo é o empréstimo do notebook para ser utilizado durante o período de formação tem sido fundamental para sua formação na área de user experience, área que sempre teve interesse em aprender e que agora passa ser realidade pelo programa Desenvolve.

Antes e depois do Desenvolve

O Programa Desenvolve coleciona histórias de transformações em carreiras Brasil afora. São inúmeros relatos de alunos que correlacionam seu atual momento de  sucesso profissional, a formação profissional recebida. Uma destas histórias é a aluna Suzane Schmidt França. Ela iniciou o curso em 2022, tinha acabado de dar a luz à segunda filha e aproveitou esse momento de recém maternidade para se dedicar ao primeiro curso em tecnologia da informação. Depois de concluir a formação, Suzane participou de um processo de seleção profissional rigoroso, onde conhecimentos técnicos foram avaliados e sua boa nota, garantiu emprego de consultora de sistemas em uma consultoria da área. 

A formação profissional oferecida pelo programa Desenvolve também permitiu que mãe e filha da cidade de Feira de Santana, no estado da Bahia, expandissem seus horizontes profissionais. Edleuza da Silva Nunes, de 28 anos de idade, juntamente com sua filha Endy da Silva Nunes, de 18 anos, realizaram na mesma edição o programa de capacitação, o que só foi possível graças a cada uma das alunas terem recebido os notebooks para seus estudos individuais, que contaram com apoio de mãe e filha.

O Programa Desenvolve

Em sua terceira  edição, o Programa Desenvolve, realizado pelo Grupo Boticário em parceria com o Instituto Grupo Boticário, oferece formação gratuita em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade que têm o sonho de iniciar uma carreira na área, mas que não têm condição de realizar cursos profissionalizantes ou que os capacitem a entrar no mercado de trabalho.
 
Sobre Tech Girls 

O Tech Girls atua na educação de tecnologia da informação e tratamento do lixo eletrônico com foco em reduzir o déficit de profissionais mulheres na área da TI, para isso atrai e capacita as comunidades femininas em vulnerabilidade social para ocuparem este aquecido mercado de trabalho.

A trilha de aprendizado é oferecida de forma presencial e gratuita para a aluna e tem como posicionamento: entreter primeiro e, então, educar, por isso compreende uma jornada de 5 módulos de cursos: começando com arte lixo-eletrônico, empreendedorismo digital, manutenção de notebook, Lógica de programação e Desenvolvimento de Software, tudo em intensos 3 meses, afinal quem tem fome tem pressa.

As alunas recuperam notebooks obsoletos através de oficina de manutenção de computadores e levam para casa para continuarem os estudos, com a possibilidade de já prestarem serviço.

Já a disciplina de arte em lixo-eletrônico, tem como finalidade: 
1-  Conexão emocional com as alunas de baixa renda: falar de bijouteria aproxima e funciona como um imã de atração para este público, quem nunca ligou com computador antes e passa a despertar interesse pela tecnologia e assim, através desta conquista de confiança, é possível transformá-las em desenvolvedoras de software.
2- Resíduo Zero: computadores sem reuso, viram matéria prima, para  o que foi registrado como marca bijoutexh®, seja confeccionados acessórios femininos e artigos de decoração. 

O Tech Girls já impactou a vida de mais de 580 mulheres com escolas próprias Curitiba, São Paulo,Taubaté e Florianópolis e como também através de associações de bairros e centros comunitários, validando a  metodologia própria Tech Girls de educação afetiva de ensino de tecnologia®.

Tudo isso é possível com uma equipe muito profissional, que é composta por Desenvolvedoras de Software, Doutoranda em Engenharia Elétrica, como também Engenheira Ambiental, responsável por atender legislações ambientais de logística reversa.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.u.i e Dr. JONES, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São 14 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras. 

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos. 

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 45 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página