Blog Top Society - Karla Cruz

Páscoa em Pomerode homenageará a cultura de região da Pomerânia

25/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10942_post_14513.jpg
Pomerode vai novamente em busca do recorde mundial de maior ovo decorado do mundo em 2023. Depois de conquistar o título em 2019 e perder em 2022 para Salou, na Espanha, a cidade planeja retomar o registro no Guinness World Records com uma estrutura que ultrapassa os 16 metros de altura. O ovo será uma das atrações da 15ª Osterfest, que vai de 16 de fevereiro a 9 de abril. O evento já conta com uma recordista: a maior Osterbaum do planeta, árvore de casquinhas naturais com mais de 100 mil unidades. 

A arte que vai decorar o ovo rumo à nova conquista também é especial. Criada pela artista plástica especializada em pintura em porcelanas, Joana Wachholz, a obra traz motivos da Cassúbia (Kaschuben), região da Pomerânia que influenciou desenhos usados em cerâmicas e bordados trazidos pelos imigrantes que colonizaram a região. 
img/topsocie_blog/10942_post_4838.jpg

Desde os seis anos de idade, Joana estuda pintura em porcelanas. Depois do primeiro contato com a técnica na escola, ela incorporou a técnica na sua rotina. Chegou a fazer aulas e expor suas peças na companhia da mãe. Hoje ela atua na gestão de uma escola municipal, mas nunca abandonou a arte como forma de prazer e renda extra. É uma das poucas representantes de pintura manual em peças de porcelana que seguem atuando. 

Estudar, aliás, foi palavra de ordem desde que o convite da Associação Visite Pomerode (Avip) para pintar o ovo com mais de 16 metros de altura chegou. “Eu nunca tinha pintado com os elementos desta região. Através de estudos, pesquisas e testes chegamos a um resultado que, pra mim, tem duplo significado: homenageia tanto a cultura de um dos povos que veio da Pomerânia para colonizar a região onde eu nasci, quanto a pintura em porcelanas, que faz parte da minha história e das lembranças de tantas pessoas”, diz Joana. A empresária Eliana Czaschke, estudiosa da cultura dos imigrantes, apoiou a Avip na pesquisa.

Resgate e valorização da arte local

A pintura em porcelanas, de acordo com o presidente da Avip, Manfredo Goede, fez parte do cotidiano de Pomerode por muitos anos. “Temos aqui uma das fábricas mais tradicionais e, assim como o artesanato feito em madeira, houve um tempo em que as peças em porcelana pintadas a mão eram facilmente encontradas”, diz. “Nosso objetivo com a escolha do tema é resgatar não só a estética de uma região da Pomerânia, mas também estas peças que podem voltar a protagonizar o artesanato local”, complementa. 

Em 2019, ano de estreia do ovo gigante, a arte foi produzida por Silvana Pujol, pioneira na pintura de ovos de madeira na cidade mais alemã do Brasil. Em 2020, o artista internacional Romero Britto cedeu uma arte para a estrutura. Em 2022, no retorno do evento depois da pandemia, um trio de artistas formado por Rafaela Trapp, Zelia Klöppel Rengel e Davi Gomes homenageou a técnica Bauernmalerei. 

A criação do desenho que vai estampar o ovo leva cerca de três meses. Os artistas produzem versões em miniatura, que são estudadas em conjunto com a Avip e com as especificidades que um projeto de proporções gigantes pede. Para reproduzir a arte no ovo com mais de 16 metros de altura, um time liderado pelo escultor João Siqueira, especialista em estruturas de grandes proporções atua por cerca de um mês exclusivamente no projeto.

Sobre a 15ª Osterfest

Um dos maiores eventos de Páscoa da América Latina, a Osterfest celebra as tradições dos imigrantes alemães que colonizaram o Vale Europeu, em Santa Catarina. O grande símbolo do evento é a Osterbaum, uma árvore de galhos secos com mais de cinco metros de altura e 100 mil unidades naturais de casquinhas de ovos pintadas. Também faz parte da programação um ovo gigante, com mais de 16 metros de altura.

A 15ª Osterfest é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip). O evento é patrocinado por Kyly, Karsten, Nugali Chocolates, Olho Embutidos, Opa Bier, Komprão, Oxford, Weiku, Mueller e Ipel. A programação tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página