Blog Top Society - Karla Cruz

Do agro às artes: Wi-Fi 6 gera resultados iguais em ambientes completamente diferentes

21/01/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/10921_post_10393.png

Sexta geração da internet sem fio permite conexão veloz, estável e segura em locais com temperaturas extremas ou em espaços com milhares de usuários
 
A sexta geração da internet sem fio ganha cada vez mais utilidade no Brasil. O Wi-Fi 6 é uma nova evolução tecnológica que agrada quem precisa navegar em alta velocidade, com segurança, sem inferências de sinal e com vários dispositivos conectados ao mesmo tempo.
 
Todos esses benefícios são alcançados graças a um conjunto de inovações otimizadas que servem tanto para a indústria e o varejo, quanto para a educação, saúde, agronegócio e demais segmentos. Outra vantagem dessa tecnologia é que ela funciona em ambientes fechados, em temperaturas negativas ou extremamente elevadas e com ótimos resultados.
 
Do frio extremo ao calor intenso
Um exemplo disso aconteceu na Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel). Em 2022, ela precisava melhorar processos criteriosos como indicadores de produção e fazer auditorias remotas em seus frigoríficos; cujas temperaturas internas oscilam entre 4ºC a -19ºC e os maquinários também são lavados regularmente com jatos de água.
 
A FiberX acompanhou o projeto desde o início, disponibilizou os equipamentos da Huawei em pouco tempo - mesmo diante da escassez mundial de semicondutores - e prestou suporte em cada etapa dos trabalhos.
 
“Fizemos a instalação de antenas receptoras dentro das câmaras frias e outras também foram colocadas próximas a alguns tanques de escaldagem, onde o calor é intenso e chega a 60ºC. Mesmo com a amplitude térmica desses lugares, a tecnologia funcionou muito bem, conseguimos usar o máximo de cada equipamento e obter os indicadores que precisávamos. No fim do dia, isso traz um grande valor para o usuário”, explica José Ricardo da Costa Neto, coordenador de infraestrutura de TI da Coopavel.
 
Graças a esses resultados, outros departamentos da cooperativa viram que o projeto fez sentido, que a tecnologia Huawei resolveu um problema do mundo real e agora desejam usar a conectividade do Wi-Fi 6 e o suporte da FiberX em mais filiais e unidades da Coopavel como descarte, contagem e monitoramento.
 

img/topsocie_blog/10921_post_717.png


Conexões múltiplas e simultâneas
Em fevereiro de 2022 a FiberX também prestou apoio ao sistema de conectividade da 34ª edição do Show Rural e do Show Rural Digital, eventos idealizados e organizados pela Coopavel. A feira é uma das maiores da América Latina, acontece num espaço de 720 mil m2reúne cerca de 600 expositores, atrai média de 280 mil visitantes, estimula projetos inovadores para o agro e gera mais de R$ 3 bilhões em negócios.
 
O desafio era cobrir a extensa área com sinal de conectividade, com um fluxo intenso de usuários, sendo que na maioria das vezes as operadoras não conseguiam dar vazão em virtude do grande número de pessoas.
 
“Tínhamos o controle do ambiente, mas não dos vizinhos. Com 600 expositores, ficávamos sujeitos à disputa do sinal. Vimos que a tecnologia do Wi-Fi 6 é muito sagaz. Ela faz o escaneamento das zonas de interferências e um chaveamento automático ou programável. Assim, a conectividade funcionou muito bem para todos”, explica Luiz Puppin, head de Training Center da FiberX.
 
A mesma tecnologia também pode ser utilizada para montar uma rede privada em uma fazenda e auxiliar nas mais diversas tarefas operacionais e administrativas, sem ficar na dependência de uma operadora. “Dependendo do projeto, o Wi-Fi 6 atende todas as necessidades do campo a um custo bem menor do que o 5G”, complementa Puppin.
 
Tradicional e inovadora
Se os resultados do Wi-Fi 6 são facilmente perceptíveis no agronegócio, ele também proporciona ótimo desempenho na educação.
 
Fundado em 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo uniu a tradição de excelência no ensino superior com a inovação tecnológica em seu novo campus da capital paulista, instalado no Shopping Cidade Jardim. A meta era ter uma conectividade ultramoderna para que toda equipe de professores, alunos e o corpo técnico administrativo pudessem utilizar simultaneamente a rede de internet sem fio em alta velocidade, sem interferências e com segurança.
 
“Utilizamos o Wi-Fi 6 para integrar telas inteligentes e interativas à rede local de servidores, juntamente com o serviço de nuvem da Huawei. Assim, conectamos a melhor tecnologia do mundo com o melhor serviço e tivemos um grande sucesso”, conta Juelinton Silveira, diretor de Telecom e Produtos da FiberX.
 
Nas salas de aulas, em palestras, workshops, reuniões presenciais ou virtuais, a Belas Artes também inovou e utiliza um equipamento de última geração que agrega simplicidade e objetividade. Chamado de Huawei IdeaHub, o aparelho é fácil de ser manuseado, dispensa cabos, vem recheado de soluções tecnológicas e inteligência artificial.
 
Muito mais do que uma TV de grandes dimensões, esse dispositivo integra funcionalidades de telepresença, lousa interativa, videoconferência em nuvem sem auxílio de um hardware externo. Ao mesmo tempo, a tecnologia de transmissão sem fio de ultra definição permite que os usuários projetem o conteúdo de seus laptops e celulares direto numa única tela.

img/topsocie_blog/10921_post_9340.jpg
 
Mobilidade com performance
“Nossa prioridade era ter alta performance, mobilidade dentro do campus e conectividade para todos. Fomos bem amparados desde o começo pelo time da FiberX. Em duas semanas conseguimos estruturar todo o processo e o projeto de rede, implantar e ativar todos os equipamentos. Os resultados são muito positivos”, destaca Leandro Higa, diretor de TI da Belas Artes.
 
Como o Wi-Fi 6 tem um custo menor para implantar, manter e escalar – especialmente onde os pontos de acesso precisam atender a mais usuários – ele continuará a ser a tecnologia predominante para ambientes domésticos e empresariais.
 
Como acontece com todos os outros avanços recentes do Wi-Fi, o Wi-Fi 6 é compatível com as versões anteriores, aproveitando as tecnologias atuais e tornando-as mais eficientes.
 
“Seja dentro das agroindústrias - em ambientes frios, úmidos ou com calor escaldante – em feiras com público enorme ou nas salas de aulas mais modernas, é possível ter uma conectividade veloz, estável e segura. Além de implementar os equipamentos Huawei, planejar a rede, comercializar os aparelhos e suportar a operação do cliente, treinamos as equipes para que eles mantenham a rede em pleno funcionamento. Esse conjunto de soluções e serviços faz toda a diferença quando se busca um parceiro ideal de trabalho”, complementa Juelinton Silveira.
 
Confira mais informações sobre o Wi-Fi 6 no link https://www.fiberx.com.br/post/conheca-wi-fi-6
 

  Fotos: 
Divulgação
 
Relacionamento com a imprensa| www.fiberx.com.br    
 
Mem Comunicação - www.memcomunicacao.com.br    
João Alécio Mem – (41) 9 9124-9748 joaoalecioassessoria@gmail.com 
Marlise Groth Mem - (41) 9 9908-0511 marliseassessoria@gmail.com 
Jornalismo / Assessoria de Imprensa / Consultoria em Comunicação e Eventos / Produção e Revisão de Conteúdo 
@mem_e_mem_agencia_de_noticias
 
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página