A
NRF (National Retail Federation) é a maior feira de varejo no mundo, e
acontece todos os anos em Nova York. Já a edição de 2024 será em Singapura, e será
a primeira edição da feira a ser realizada fora dos Estados Unidos. A arquiteta
blumenauense, Liana Guedes, que atua no mercado de projetos, consultoria e
negócios para o varejo, visitou a feira em uma missão internacional com
diversos empresários brasileiros, alguns catarinenses, para trazer todas as
novidades para o Brasil, e fez um balanço do que viu por lá.
O
desafio do varejo para 2023, segundo os palestrantes da NRF, resumidamente é:
1. "Phygital"
é a palavra de ordem, integração das lojas físicas às digitais, o futuro já
chegou e não podemos mais ignorar a digitalização do varejo.
2. Diversidade
e inclusão como cultura das empresas. Não faz sentido para o varejo que deseja
crescer, excluir grupos ou pessoas.
3. Auto-conhecimento
e saúde mental dos colaboradores é vista como prioridade. Pessoas realizadas e
felizes se sentem muito mais motivadas a atender e encorajar os clientes a
serem felizes.
4. Conexões
emocionais com as pessoas para que tenham experiências imersivas com a marca.
Criar serviços ou produtos complementares para solucionar as necessidades dos
clientes.
5. O
varejo deve ser simples, fácil e ágil, a complexidade está fora de moda!
6. O
desafio na venda online é trazer a experiência da loja física, com a mesma
linguagem, identidade, constância e histórias a serem contadas.
7. O
varejo não é mais um lugar somente para vender produtos, mas um ponto de
encontro para engajar e interagir com o consumidor.
Fica
a pergunta: a sua loja está preparada?