Blog Top Society - Karla Cruz

Shopping Itaguaçu lança vídeos de receitas de Natal e mesa posta

21/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10732_post_6566.png
O fim de ano vai se aproximando e é inevitável pensar em festas e receitas de dar água na boca, uma mesa posta natalina, com jogo de louça especial, guardanapos e velas decorativas. Foi pensando neste momento de fraternidade que o Shopping Itaguaçu convidou a finalista do Masterchef Profissionais 2022, Thalyta Koller, junto com a youtuber Kika Ribeiro, para fazer um cardápio completo de Natal e montar uma decoração de encher os olhos, inspirando assim, clientes, colaboradores e parceiros que estiveram presentes durante todo o ano junto do empreendimento.

Os vídeos com as receitas e as decorações de mesa estão disponíveis no Youtube do shopping. Os pratos pensados pela chef foram elaborados com produtos do supermercado Brisa e a Camicado auxiliou para as sugestões de objetos e utensílios para o Natal. A loja, especializada em casa e decoração, preparou tudo, do jogo de pratos ao guardanapo, pois em qualquer refeição natalina, é necessário atenção aos detalhes na hora de servir. Ao todo, são nove vídeos, seis deles com as receitas para a ceia e outros três mostrando como montar uma mesa posta linda para esta noite que é tão especial para as famílias. 

O Natal do Itaguaçu está recheado de atrações, durante o mês de dezembro ocorrem as Oficinas de Natal, personagens natalinos pelos corredores, a promoção que vai sortear dois veículos zero quilômetro, e o Papai Noel, que até o dia 23 irá atender os pequenos em frente à Vivara, no Piso L2, todos os dias da semana, sempre das 13h30 às 21h30.

Sobre a chef Thalyta Koller

Iniciou sua trajetória em restaurantes na França, com apenas 18 anos, depois de formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis. Passou por diversos restaurantes e hotéis de luxo, inclusive ganhadores da estrela Michelin, onde era responsável pela praça de peixes e frutos do mar. De Paris, embarcou para o Canadá, onde trabalhou no hotel Ritz-Carlton com o renomado chef Daniel Boulud por dois anos, antes de iniciar no mundo digital e se aventurar na cozinha do Masterchef Profissionais 2022, se destacando com seus pratos franceses que a fizeram completar o programa como vice-campeã.

Sobre a youtuber Kika Ribeiro

Kika Ribeiro é carioca, youtuber, formada em Direito e vive em Florianópolis há mais de 20 anos.  Seu canal no na plataforma de vídeos, conta atualmente com mais de 239 mil inscritos, além de um alto engajamento no Instagram, onde compartilha seu dia a dia com muito bom humor. 

Confira as receitas completas do Menu de Natal


1. Rosfibe ao molho de mostarda

Ingredientes:
·  1,3kg Lagarto
·  4 Cebolas médias
·  3 dentes de Alho
·  3 col. sopa Manteiga
·  Pimenta preta moída
·  Sal
·  Alecrim

Molho
·  3 col. sopa Mostarda escura
·  200ml Vinho branco
·  200g Creme de leite
·  ½ cebola média
·  1 col. sopa manteiga
·  Sal
·  Pimenta preta moída

Modo de preparo:

Rosbife:
Aqueça o forno a 180ºC. Tempere o rosbife com sal e corte as cebolas em lâminas. Forre uma assadeira com as cebolas laminadas. Aqueça uma frigideira antiaderente ou de fundo mais espesso, adicione azeite de oliva e doure todos os lados da carne em alta temperatura. Transfira para a assadeira, tempere com pimenta do reino moída na hora. Coloque uns pedaços de manteiga, os dentes de alho amassados e os ramos de alecrim. Asse por 30 minutos. Retire o rosbife e volte as cebolas para o forno aumentando a temperatura para 200ºC até caramelizar. Corte o rosbife em fatias finas para servir. Você pode fazer no dia anterior e aquecer na hora de servir.

Molho:
Pique a cebola e refogue em uma panela com a manteiga. Junte o vinho branco e deixe reduzir a quantidade até a metade. Coloque a mostarda e o creme de leite e cozinhe por 5 minutos em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta e sirva morno.


2. Batatas laminadas assadas com ervas finas

Ingredientes:
·  1kg batata inglesa
·  300g Manteiga
·  5 dentes de alho
·  Sal
·  Pimenta preta moída
·  Tomilho
·  Alecrim

Modo de preparo:
Descasque as batatas e reserve na água. Com uma mandolina faça lâminas finas. Cozinhe as lâminas por 3 minutos em água fervente com sal, transfira para uma travessa para esfriar. Enquanto as batatas esfriam, derreta a manteiga em uma panela, junte as ervas e o alho laminado ou picado. Junte as batatas em montinhos e disponha em uma assadeira com as fatias dispostas na lateral para ver as camadas. Você pode mudar as direções para ter um visual mais interessante. Coloque a manteiga de ervas sobre as batatas e asse no forno pré aquecido a 180ºC por 30 minutos. Ligue o grill do forno por mais 10 minutos ou até dourar as batatas.


3. Pavê de Banoffee

Ingredientes:
·  1 pacote (180g) Bolacha champagne
·  300ml Leite
·  1L creme de leite fresco
·  14 Bananas branca maduras
·  700g Doce de leite
·  10 col. sopa Açúcar refinado
·  Cacau em pó
·  Chocolate em barra

Modo de preparo:
Em uma batedeira bata o creme de leite até ele ficar aerado, junte o açúcar e bata mais até ficar quase em ponto de chantilly. Reserve ¼ para a finalização do pavê. No restante junte o doce de leite aos poucos com delicadeza e reserve na geladeira. Corte as bananas em rodelas e reserve. Coloque o leite em uma travessa para umedecer as bolachas. Comece com uma camada fina do creme de doce de leite, mergulhe as bolachas no leite e coloque sobre o creme, coloque mais uma camada de creme e depois as bananas. Polvilhe um pouco de cacau em pó e coloque mais creme de doce de leite. Siga essa ordem até quase chegar no topo e finalize com o creme de leite batido que estava reservado. Finalize com cacau em pó polvilhado ou chocolate em barra ralado.


4. Lombo de porco recheado com maçã e bacon

Ingredientes:
·  1,5kg Lombo de porco
·  4 maçãs fugi
·  400g Bacon em fatias
·  200g Arroz cozido
·  100g Nozes picadas
·  2 Cebolas
·  3 dentes de Alho
·  Sálvia
·  Azeite de oliva
·  Sal
·  Pimenta do reino moída
·  Barbante

Modo de preparo:
Com uma faca corte o lombo pela lateral formando uma manta, dependendo da espessura será necessário fazer dois cortes. Descasque duas maçãs e pique em pedaços ou fatias pequenas.Pique uma cebola. Em uma frigideira com azeite de oliva doure as maçãs e a cebola, junte as nozes, o alho e o arroz cozido. Tempere com sal e pimenta, reserve. Corte o restante das maçãs e cebola em lâminas, coloque em uma assadeira. Abra um plástico filme e coloque as fatias de bacon em fileira. Coloque algumas folhas de sálvia e cubra com o lombo. Tempere com sal e pimenta. Coloque o recheio no meio e feche delicadamente enrolando a carne. Amarre com o barbante para ficar bem apertado retirando o plástico filme. Transfira para a assadeira e asse a 190ºC por 50-60 minutos. Aguarde esfriar um pouco, retire os barbantes e corte em fatias para servir.


5. Farofa de milho com couve mineira

Ingredientes:
·  700g Flocão de milho
·  150ml água
·  1 maço Couve mineira
·  2 Cebolas médias
·  5 dentes Alho
·  1 col. sopa Cúrcuma
·  100g Manteiga
·  ½ maço Salsinha

Modo de preparo:
Hidrate o flocão de milho com a água, tempere com sal e misture bem. Pique a cebola, alho e couve mineira. Em uma frigideira derreta a manteiga, refogue a cebola e o alho. Coloque a curcuma e depois junte a couve. Junte o flocão até dar uma leve tostadinha. Desligue o fogo, acerte o sal e a pimenta do reino.


6. Cheesecake de chocolate e canela

Ingredientes:
Base:
·  150g biscoito maria
·  60g de manteiga
·  1 col. sopa Cacau em pó
·  1 col. sopa Canela em pó

Recheio:
·  400g cream cheese
·  200g ricota
·  180g Chocolate meio amargo em barra
·  200g Creme de leite
·  3 Ovos
·  180g Açúcar refinado
·  1 col. sopa Cacau em pó
·  1 col. chá Canela em pó

Cobertura
·  400g chocolate meio amargo em barra
·  200g creme de leite
·  Frutas vermelhas pra decorar
·  Canela para polvilhar

Modo de preparo:
Base:
Processe os biscoitos com o cacau e a canela no liquidificador. Transfira para um bowl e junte a manteiga derretida. Misture até ficar homogêneo. Unte uma forma de fundo removível com manteiga e forre o fundo e laterais com papel manteiga. Coloque a massa no fundo apertando com os dedos para compactar.

Recheio:
Na batedeira coloque a ricota e cream cheese para misturar. Derreta o chocolate no microondas e junte com o creme e coloque o açúcar. Quando estiver homogêneo adicione um ovo de cada vez e depois o cacau e canela. Transfira para a forma e asse em forno pré aquecido a 160ºC por 40 minutos. Desligue o forno e deixe repousar lá dentro por mais 20 minutos.

Cobertura:
Derreta o chocolate com o creme de leite em banho maria até ficar uma ganache lisa. Cubra a cheesecake com a ganache e decore com canela polvilhada, raspas de chocolate e frutas vermelhas se desejar.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página