Blog Top Society - Karla Cruz

Blumenau tem vacina contra dengue à disposição

20/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10726_post_3621.jpg
Blumenau vive uma epidemia de dengue com quase 10,5 mil casos confirmados da doença e a chegada do verão só amplia a preocupação. Por isso, todo método de prevenção é válido para evitar o contágio pelo vírus, que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Mas, além das medidas de limpeza que mantêm o mosquito afastado, você sabia que existe uma vacina contra a dengue?

O imunizante contra o vírus da dengue começou a ser utilizado no Brasil em 2015. A vacina é do tipo atenuada, ou seja, é produzida a partir do vírus vivo, porém em uma carga muito baixa, que não causa a doença, mas estimula o sistema imunológico do organismo para se proteger contra a infecção. 

Quem pode tomar?

Os estudos da vacina da dengue só comprovaram benefícios em pessoas que já tiveram infecção anterior pelo vírus. Além disso, ela é liberada para pessoas entre 9 e 45 anos, que estejam dentro deste critério. 

A recomendação para uma imunização efetiva é de três doses, com intervalo de seis meses entre cada dose. Não há necessidade de reforço após o esquema vacinal estar completo. 

Quem tiver interesse na imunização pode procurar o Hospital Dia do Pulmão, em Blumenau, que disponibiliza o imunizante na rede privada. Mais informações sobre a vacina da Dengue -  e outros imunizantes disponíveis - podem ser encontradas na página da instituição

Como é a proteção?

O pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Ricardo Albaneze, explica que a proteção oferecida pela vacina pode ser considerada alta, pois diminui consideravelmente os quadros graves da doença, como a dengue hemorrágica, que pode causar a morte do paciente. 

Conforme os estudos da vacina, ela previne a infecção causada pelos quatro sorotipos de dengue mapeados: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. A eficácia na prevenção da doença na forma mais simples é de 65,5%. Já na forma grave e hemorrágica, a prevenção é de 93%, chegando a prevenir ainda até 80% das internações. 

Como saber se eu posso tomar a vacina?

Para saber se você pode ou não tomar a vacina - caso não tenha conhecimento se já teve contato com o vírus da dengue - é possível fazer um teste. O Hospital Dia do Pulmão disponibiliza dois tipos de testes rápidos em Blumenau: o IgG/IgM da Dengue, que é o teste de sorologia e determina se o paciente já teve contato com o vírus em algum momento (estando ativo ou não); e o Antígeno da Dengue, que aponta se o vírus está ativo, ou seja, se a pessoa está infectada no momento do teste. 

Os dois testes são feitos com amostras de sangue, podem ser feitos sem requisição médica e os resultados ficam prontos em cerca de 20 minutos. Mais informações sobre os dois testes podem ser obtidas neste link.

Sobre o Hospital Dia do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
 
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.
 
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.
 
No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.
 
Recentemente, a chegada de ultra-refrigeradores permitiu ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer. Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que “as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo. A disponibilidade deste  armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas”.
 
Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 40 anos. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página