Blog Top Society - Karla Cruz

Instituto Guga Kuerten soma cerca de 108 mil pessoas atendidas nos 22 anos de existência

20/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10725_post_11730.jpg
Criado pela família Kuerten em agosto de 2000, o Instituto Guga Kuerten desenvolve projetos para atender anualmente crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, em Santa Catarina. Foi a partir de uma paixão de Alice Kuerten, presidente da entidade e mãe de um dos maiores tenistas do mundo, Gustavo Kuerten, que o IGK surgiu para lutar em defesa da inclusão de pessoas com deficiência e da utilização do esporte como ferramenta educacional.

O Instituto mobiliza esforços para estabelecer parcerias que viabilizem sua atuação através de programas e projetos, oferecendo oportunidades de transformação social.

Um balanço feito, neste ano de 2022, contabiliza 108.690 pessoas atendidas durante mais de duas décadas de muito trabalho e dedicação, por meio de programas como o Campeões da VidaAções Especiais e Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS).
 
Programa Campeões da Vida

O Programa visa oferecer oportunidades educacionais, sociais e esportivas para a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou educacional. Com foco na inclusão, é gerado impacto na sua formação pela aquisição de competências.

Só em 2022, os cinco núcleos atenderam 400 crianças e adolescentes, além de 20 pessoas com deficiência, no grupo inclusivo. Esses números refletem no acumulado de mais de duas décadas, resultando em mais de 13.400 crianças e adolescentes.
 
Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS)

O FAPS é um programa que busca apoiar financeiramente e tecnicamente projetos de organizações sociais de Santa Catarina que desenvolvam ações voltadas para a integração da pessoa com deficiência. O fundo é criado a partir de cotas doadas por parceiros do Instituto Guga Kuerten.

A cada ano são abertas as inscrições para uma região de Santa Catarina, previamente estabelecida, possibilitando a todas as organizações daquele território concorrer com seus projetos. 

O acompanhamento técnico e a avaliação são realizados pelos profissionais do Instituto, que também oferecem capacitações nas áreas pedagógicas e de gestão. Só este ano, 2842 pessoas foram atendidas. 

Programa de Ações Especiais

Este programa desenvolve e participa de ações políticas de promoção e defesa dos direitos do cidadão. Uma das ações é o Prêmio IGK, que envolveu 475 projetos inscritos, já o curso de capacitação para Cuidadores Terapêuticos, formou 64 novos profissionais, aptos para o mercado de trabalho. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página