Blog Top Society - Karla Cruz

Sistema roteirizador agiliza o abastecimento de cerveja durante a Copa

28/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10551_post_6031.jpg
Futebol e cerveja, duas paixões nacionais. Somadas à Copa do Mundo no Catar sendo realizada no verão brasileiro, as projeções do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) apontam para um incremento de aproximadamente 8% no consumo de cerveja, em relação a 2021, atingindo um volume de vendas em mais de 15,4 bilhões de litros.
 
Mas para que essa projeção seja concretizada, toda a cadeia logística deve funcionar. E, para isso, um projeto que teve início em 2016, desenvolvido por uma das maiores fabricantes de bebidas do mundo, que conta com a parceria da empresa de tecnologia Mouts, traz agilidade e redução no custo, com a criação da roteirização dos caminhões. “As revendas de bebidas tinham dificuldades em criar uma rota eficiente para a entrega, o que gerava alto custo e um número reduzido das entregas diárias”, conta Rennã Tiedt, desenvolvedor da Mouts.
 
Com a implantação do sistema, as empresas conseguem ampliar as entregas diárias em até 30%. “O Roteirizador tem uma inteligência que calcula até em quantos minutos vai demorar para descarregar em um cliente, para assim saber quantos pontos de vendas poderão ser atendidos por aquele caminhão naquela rota, sem falar também que realiza a estimativa de custo do combustível que será utilizado para efetuar as entregas na rota definida”, destaca Rennã.
 
Junto ao Roteirizador, a Mouts já trabalha com um sistema complementar, o Sizing. O projeto iniciou neste mês de novembro, com o objetivo de automatizar os Centros de Distribuição de Bebidas, pois hoje os cálculos para projeção da necessidade de caminhões para as entregas é feito manualmente. “Os funcionários fazem um cálculo para projetar quantos caminhões serão necessários na quinzena de determinado mês, manualmente, tendo que ler e realizar o cálculo de muitas planilhas de excel, despendendo um tempo enorme do profissional”, conta Rennã.
 
Após ser colocado em uso, a estimativa é que o tempo para realizar esta projeção seja de menos de uma hora, e com isso otimizar o tempo do CDD, para solicitação de novos caminhões conforme a demanda.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página