Blog Top Society - Karla Cruz

Instituto Internacional Juarez Machado celebra 8 anos de atividades

22/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10504_post_13877.jpg
Neste sábado dia 26 o Instituto Internacional Juarez Machado está convidando o público catarinense para comemorar seus oito anos de atividades. O evento terá início às 10 horas e até as 18 horas contará com uma série de atrações culturais, com entrada gratuita em toda a programação. Exposições de artes visuais, lançamento de livros, sessão de autógrafos, workshop, conversa com artistas e curadores, integram o roteiro dos visitantes nesta data.  O Instituto está sediado à Rua Lages, 994, em Joinville, SC.
 
Pela manhã até a tarde, no foyer da instituição, 19 escritores e poetas da Associação das Letras e da Academia Joinvilense de Letras realizarão a Segunda Sessão Coletiva de Autógrafos de variadas obras, e o lançamento da Antologia de Natal da Academia Joinvilense de Letras. Estarão participando os autores Alessandro Machado, Ana Janete Pedri, Asta dos Reis, Bernadete Schatz Costa, Donald Malschitzky, Dulcelina Frasseto, Elizabeth Fontes, Hilton Görresen, Inês Pozzagnolo, Luiz Antônio Gomes, Marcelo Lufiego, Maria Cristina Dias, Mario Cezar da Silveira, Simone Gehrke, Simone Moisés, Simone Nascimento, Silvana Beeck Stival, Sueli Brandão e Suely Ravache.
 
Ainda no período matutino a artista catarinense de Pomerode Celaine Refosco faz o lançamento oficial do catálogo de sua exposição "Sobre as coisas que não entendemos bem" , que está em cartaz numa das salas expositivas do Instituto. E às 14 horas a expositora Celaine Refosco e a curadora da mostra Cássia Pérez farão um bate-papo com os visitantes no projeto Conversa Aberta para contar um pouco mais sobre o processo de criação das obras, da exposição e do catálogo.  Já às 16 horas, outra expositora, a artista gaúcha/catarinense Linda Poll convida para conhecer a exposição "Casa Tomada" e participar do workshop mediado por ela, e sua interação com o conto do escritor argentino Julio Cortázar que a inspirou para a produção de suas obras. Explicará seu processo de criação, propondo versões alternativas para o final dessa história.
 
O público terá ainda oportunidade de conhecer a exposição de arte contemporânea "Invisíveis" da artista carioca/catarinense Gilma Mello, e a mostra de fotografias " Cidade Plural", do joinvilense Gabriel Bazt, com os últimos dias abertas à visitação.  O passeio dos visitantes ao Instituto continua para apreciar as exposições de longa duração do próprio Juarez Machado: "O Pintor de Paisagens" com 66 óleos sobre tela com paisagens de vários países, e "Non Sense", uma coletânea de 200 cartuns e desenhos de humor originais assinados pelo artista catarinense/parisiense que foram publicados na imprensa brasileira na década de 1970.
 
O Instituto Internacional Juarez Machado é uma entidade particular sem fins lucrativos, fundada pelos irmãos Machado - Juarez e Edson - em 25 de novembro de 2014 - Dia de Santa Catarina - no casarão onde residiam com a família, em Joinville. Presidida por Edson, promove periodicamente exposições de artistas convidados, nacionais e estrangeiros, além de realizar cursos, workshops, palestras, debates, lançamentos de livros, exibições cinematográficas, apresentações de música e de dança, visitação monitorada e eventos corporativos. Mantém espaços expositivos, biblioteca especializada em arte, jardins com esculturas, e loja que comercializa produtos artísticos criados por Juarez.  Fica aberto à visitação de terça-feira a sábado das 9 horas até 18 horas. No sábado dia 26 os visitantes   poderão desfrutar dos serviços de alimentação da Casa Divino Pão de Alho. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página