Blog Top Society - Karla Cruz

Jovens, voluntários, professores e empresas que participam do Programa Novos Caminhos são homenageados

22/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10498_post_6608.jpg
Abrir uma porta, acender uma luz, oferecer um rumo: este é o objetivo do Programa Novos Caminhos, que homenageou 35 jovens que encerraram o ciclo de cursos e formações oferecidos pelo programa. Os adolescentes, que têm de 12 a 17 anos, vivem em casas de acolhimento no Vale do Itajaí e recebem apoio e oportunidades de emprego por intermédio do programa, que já existe há nove anos. A solenidade ocorreu no dia 16 de novembro. 

Logo no início da solenidade os jovens receberam os certificados de conclusão das mãos da juíza da titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Blumenau, Simone Faria Locks, que no ato representou o coordenador estadual da Infância e da Juventude em exercício, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, e também do presidente da Associação de Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Marcelo Pizolati. A adolescente L. L., de 14 anos, falou em nome dos colegas de turma. “Recebemos conhecimento, muito aprendizado, e também fizemos muitas amizades. Foi uma experiência muito rica que nos deixou aptos ao mercado de trabalho, para buscarmos uma vida de qualidade. Esse é o futuro que nos espera”, declarou. 

Além dos adolescentes participantes do programa, também foram homenageados 18 profissionais que fazem parte da equipe técnica, 18 voluntários e sete empresas que apoiam a iniciativa. Uma das empresas reconhecidas no evento foi a blumenauense Cia da Meia, que recebeu os títulos de Empresa Cidadã e Empresa Amiga, pois além de auxiliar o programa, contrata jovens que passaram pelas formações. “Primeiramente, precisamos agradecer a oportunidade que o Programa NOvos Caminhos nos deu de vivenciar o nosso propósito, que vai além de gerar empregos, mas de contribuir para uma sociedade sustentável, porque sabemos que cuidando no começo nós vamos ter gente do bem no futuro”, destacou Camila Cristine Cordeiro, gestora de Pessoas da empresa. 

Crescimento

O diretor da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) Ronaldo Baumgarten Júnior ressaltou a evolução do programa. “Em 2013, eu estava aqui neste dia e nós formamos duas meninas. Duas. Hoje estamos aqui com quase 40 jovens e, quem sabe no ano que vem teremos o dobro, porque o trabalho desse programa de preparar esses jovens não só para o mercado de trabalho, mas para a sociedade, é único”. 

A juíza Simone Faria Locks reconheceu e agradeceu a dedicação de cada um dos adolescentes e apontou que a conclusão do programa, para eles, é apenas o encerramento de um ciclo: “Esse momento representa o início de uma caminhada de conquistas e desafios, mas saibam que cada um aqui estará sempre de braços abertos para uma nova oportunidade, um conselho ou mesmo uma conversa”. 

Por fim, a gerente executiva do SESI/SENAI/IEL para o Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, ressaltou para os jovens a importância de fazer boas escolhas. “Hoje vocês já podem fazer escolhas na vida de vocês, já cresceram, estão recebendo este reconhecimento porque escolheram estar aqui e se preparar para um mundo de oportunidades que os aguarda lá fora”, finalizou. 

Também participaram da solenidade Fábio Peçanha Ricci, diretor do Senac, e Raquel Zanola, presidente da subseção de Timbó da OAB, representando a Ordem dos Advogados do Brasil. 

Sobre o Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB SC); o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); a Associação Catarinense de Medicina (ACM); a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio (SESC).
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página