Blog Top Society - Karla Cruz

Novo cardápio do Wine Bar Decanter celebra produtos catarinenses

27/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10354_post_11753.jpg
O Wine Bar Decanter, em Blumenau, renova o cardápio neste mês de outubro e faz uma celebração aos produtores catarinenses, estado de origem da importadora de vinhos. Com isso em mente, a chef Jana Rickmann idealizou um cardápio fresco e potente, recheado de opções com frutos do mar cultivados na costa de Santa Catarina. 
 
As estrelas do novo menu são as conchas: ostras e vôngoles - também conhecido como “berbigão”. “É uma matéria-prima da nossa Ilha de Santa Catarina, de Florianópolis, que o Brasil inteiro consome e esses produtores fornecem para o país inteiro”, destaca a chef, revelando que a ideia era fazer um cardápio “raiz”, incluindo os produtos no cardápio de de uma forma que respeitasse a sazonalidade - o que garante também a alta qualidade dos ingredientes.
 
Os destaques são as ostras catarinenses, que aparecem em duas versões: uma com ceviche de manga servido com a ostra in natura, bem refrescante e tropical e que vai muito bem com espumantes, segundo a chef; e outra gratinada com molho béchamel com limão siciliano “para sair um pouco do comum”, destaca Rickmann.
 
Os vôngoles também aparecem em versões de clássicos revisitados, como no tradicionalíssimo português Amêijoas à Bulhão Pato (amêijoa é mais um dos nomes do vôngole) e na versão da chef para o italiano Spaghetti a le Vongole, mas que nesta temporada se torna o Fregola a le Vongole - a fregola é uma massa no formato de pequenas bolinhas que lembra um cuscuz, só que maior.
 
Além dos frutos do mar, o novo menu também traz pratos com carne, como a entrada “A carne cruda” - uma versão de steak tartare -, a Cotoletta - prime ribs suíno à milanesa - e até mesmo opções vegetarianas, como o Arroz Verdí e a Burrata Mediterrânea. O cardápio completo está disponível neste link.
 
Todos os pratos também receberam harmonizações feitas pela chef Jana Rickmann em parceria com o sommelier da Decanter Blumenau, Sidney Lucas. Para quem não quer errar, a chef deixa uma dica:
 
“Tradicionalmente, as ostras, sejam frescas ou gratinadas, vão muito bem com Chardonnay, um Chablis, que harmoniza muito bem com todos os tipos de preparo de ostras”.
 
Para conhecer mais do trabalho da chef Jana Rickmann e descobrir novas harmonizações de vinho com iguarias da gastronomia catarinenses, os amantes da boa comida podem apreciar o novo cardápio e a carta de vinhos no Wine Bar Decanter (Avenida Brasil, 630 - Ponta Aguda, Blumenau), de terça a sexta-feira, das 18h às 23h.
 
A Decanter
 
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página