Blog Top Society - Karla Cruz

Constelações Familiares!

30/09/2022    Karla Cruz

img/topsocie_blog/10092_post_11420.jpg

Hoje, conversei com a psicoterapeuta Helen Capistrano, que esclareceu um pouco sobre a constelação familiar: Honrar pai e mãe
Existe muito equívoco sobre o que é honrar pai e mãe. Muita gente acha que é fazer tudo o que os pais querem ou aceitar relações não saudáveis.
Na verdade, de forma bem simples, honrar pai e mãe é concordar com os pais que você tem. Eles são perfeitos para você porque são os únicos pais possíveis.
Frases da Constelação Familiar
Não gostamos de contar histórias porque muitas vezes o cliente se esconde atrás da história que ele acha que aconteceu com ele e não toma atitudes. Na constelação usamos várias frases curtas que ressoam da pessoa atendida mesmo depois da sessão. Alguns exemplos são:
* Eu vejo você.
* Você é grande, eu sou pequena.
* Eu tomo a vida de você pelo preço que custou a você e a mim.
* Vou fazer algo de bom com a vida que recebi.
* Reconheço que vocês fizeram o melhor que sabiam.
img/topsocie_blog/10092_post_14790.jpg
 
Bonecos na Constelação Familiar
O constelando (quem traz o tema) irá escolher os bonecos que irão representar suas questões e posicioná-los.
O terapeuta irá ajudar a Pessoa Atendida a enxergar os padrões e reposiciona os bonecos. Com os bonecos, eu utilizo cartas com frases sistêmicas para ajudar no processo.
Em ambos os modelos, o objetivo é trazer a ordem respeitando as 3 leis sistêmicas: pertencimento, hierarquia e equilíbrio para que o amor possa fluir novamente.
 
Constelação Familiar online
O online não deixa nada a desejar comparado com o presencial, são somente formas diferentes de fazer a mesma coisa. No presencial eu trabalho em grupo, no Online eu trabalho no individual, mas também é possível realizar em grupo.
 
Vivência de Constelação Sistêmica Familiar
A técnica funciona como um “teatro sem roteiro” onde o constelando (quem traz o tema) escolhe no grupo de pessoas que participam no dia (representantes) uma pessoa para ser o problema e uma pessoa para representar ela mesma. As pessoas que entram para representar sentem no corpo sensações e o terapeuta ajuda a organizar o sistema. A Pessoa Atendida somente se senta e assiste, sem interferência.
 
Questões mal resolvidas e mágoas acumuladas entre parentes, mesmo envolvendo aqueles que já partiram há tempos, podem gerar dor, sofrimento e ruídos nos relacionamentos que atravessam gerações. Para romper esse ciclo penoso, muitos defendem que a técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser um recurso benéfico, rápido e eficiente.
 
As principais questões levadas à Constelação Familiar envolvem relacionamentos com o pai e/ou mãe. A aplicação é muito abrangente, mas a maior parte dos emaranhados estão ligados à relação que as pessoas têm com os pais, como a dificuldade de aceitar certos comportamentos deles que rechaçam, mas que não conseguem deixar de reproduzir. Conflitos com filhos adolescentes também são rotineiros nas constelações, já que nessa faixa etária as discussões e o fato de eles se acharem mais espertos do que os pais são habituais. Dificuldades no emprego e no meio profissional, um destino familiar recorrente, problemas financeiros e condutas repetitivas (como escolher amizades ou relacionamentos afetivos abusivos) são outros males comuns abordados nesse tipo de terapia.
 
Dois dos problemas mais constelados são as dificuldades em lidar com dinheiro e em estabelecer relações amorosas saudáveis. Durante o processo, é comum que a pessoa perceba que vem repetindo padrões de seus antepassados, mesmo que nunca os tenha conhecido. Um bisavô endividado ou uma tia-avó que foi abandonada grávida e desprezada pela família pode afetar as gerações futuras.
 
Não se trata de "maldição", mas, de acordo com os estudos de Bert Hellinger, os descendentes acabam repetindo o destino —ainda que inconscientemente — de outros. Essa repetição de destino é uma forma de aliança que o sistema faz para trazer os membros que foram excluídos ou não reconhecidos para o lugar que pertencia a eles.
 
Mas o efeito depende do quanto a pessoa está aberta para a transformação. No processo, representantes e facilitadores podem pronunciar frases específicas de cura sistêmica. Algo como "devolvo o que é seu e tomo o que é meu", "teve que ser como foi", "eu te aceito", "eu vejo você e permito que você me veja", "se eu ou meus ancestrais causamos algum mal, por favor nos perdoe", "eu perdoo você", "está tudo bem". Para os especialistas na técnica, essas frases repercutem de forma interna e ajudam a ressignificar dores, mágoas e conflitos. A emoção vai sendo diluída e substituída por apaziguamento. "Agora estou em paz" é uma frase que pode selar o fim, sendo que cada um usa o livre arbítrio para decidir qual o comportamento adequado a partir de então.
 
Fundamentos
As Constelações Familiares baseiam-se em Leis ou Ordens do Amor. São elas: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio. Quando alguma das Leis ou Ordens do Amor é violada, surgem problemas no ambiente familiar, pois os membros do sistema tendem a tentar corrigir o que aconteceu, gerando um desequilíbrio e/ou emaranhamento.
Por exemplo: instintivamente a esposa acaba exercendo função de "mãe" do esposo, isso interfere na intimidade do casal, na convivência familiar.
Bert Hellinger, nasceu na Alemanha em 1925, formou-se em filosofia, teologia e pedagogia. Foi sacerdote católico e trabalhou durante 16 anos como missionário na África do Sul.
Observando uma tribo chamada Zulu, ele percebeu que, quando um membro da tribo cometia algum deslize, era colocado no centro da Roda e, investigado de onde vinha aquele comportamento, que envolvia os antepassados.
Desta forma, Hellinger, agregou todo seu conhecimento e experiências, trazendo a Constelação Sistêmica Familiar, para o Brasil no início da década de 1980. Começando a integrar ideias do processo de reconstrução familiar em terapias de grupo e de família.
Pertencimento – Todos os membros da família têm direito a pertencer
Hierarquia – Quem veio antes tem prioridade no sistema familiar.
Equilíbrio – Toda troca nos relacionamentos deve ser equilibrada.
Para que as nossas vidas sejam bem-sucedidas, precisamos respeitar estas leis.
 
Psicoterapeuta Helen Capistrano Gomes
whats: 49 999201204 | insta: @helencapistranogomes520
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página