Blog Top Society - Karla Cruz

Impactos da LGPD nas relações trabalhistas

02/10/2020    Gustavo Siqueira

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Com a crescente preocupação sobre a privacidade das informações pessoais, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou simplesmente LGPD (lei 13.709, de 14 de agosto de 2018), foi criada para regulamentar o tratamento de dados pessoais com o objetivo de proteger as informações relacionadas à pessoa natural.
 
Após inúmeras discussões e adiamentos, a lei entrou em vigor. A LGPD foi criada com o objetivo de proporcionar maior proteção aos dados das pessoas, porém, traz uma grande missão para as empresas, no que diz respeito ao tratamento dos dados de seus empregados.
 
O advogado trabalhista, sócio do escritório BPH Advogados (Blumenau/SC), Rafael Amaral Borba, explica que, antes da lei entrar em vigor, em 2018, não haviam normas específicas para o tratamento destes dados pessoais.
 
“Com a criação da LGPD, nosso país passou a fazer parte de um grupo de países que possuem um sistema normativo próprio para tratar dos dados pessoais, como já acontecia na União Europeia, por exemplo, fazendo um grande avanço neste sentido”, explica.
 
Impactos da LGPD nas relações trabalhistas
 
Engana-se quem pensa que a nova Lei impactará apenas os dados dos empregados e ex-empregados das empresas. A LGPD nas relações trabalhistas se aplica desde a fase pré-contratual. Neste momento, a empresa precisa ficar atenta e limitar as informações solicitadas aos candidatos, de modo que sejam coletados e tratados apenas os dados estritamente necessários para finalidade da seleção de candidatos, evitando que sejam coletadas informações que possam gerar qualquer tipo de discriminação. Além disso, a empresa deverá informar a finalidade do uso dos dados e o prazo que os dados serão mantidos.
 
“Vale ressaltar que, em relação aos currículos que fazem parte do processo de recrutamento e seleção, a qualquer momento, a pessoa poderá solicitar a exclusão dos seus dados e, a empresa deverá obedecer”, ressalta Borba.
 
Na fase contratual, o contrato de trabalho, por exemplo, passa a ser um documento repleto de dados pessoais, o que amplia a responsabilidade sobre este documento.
Se tratando de dados totalmente relacionados a execução do contrato de trabalho e do serviço executado, a empresa possui o direito de coletar e utilizar esses dados para aquela finalidade, porém, caso seja uma informação acessória, é necessário o consentimento do empregado.
 
“Os contratos devem conter cláusulas específicas relacionadas ao consentimento para o uso dos dados das informações dos colaboradores quando a base legal para tratamento depender da sua anuência. Do mesmo modo, se fazem necessárias também cláusulas que expressem a responsabilidade do colaborador quanto à guarda e sigilo das informações que ele possa ter acesso em decorrência da atividade desempenhada dentro da empresa”, explica o advogado.
 
Borba ressalta que, ao término do contrato de trabalho, o empregado pode solicitar a exclusão dos seus dados, porém, há algumas exceções. “Por conta das características do contrato de trabalho e a possibilidade de solicitação desses documentos pela justiça trabalhista e/ou previdenciária ou, ainda, por obrigação legal, alguns dados e informações deverão ser armazenados pela empresa por muitos anos”, explica.
 
Para finalizar, Borba explica que, a melhor maneira das empresas lidarem com a LGPD nas relações trabalhistas, é terem tudo regulamentado de modo específico, evitando possíveis vazamentos.
 
“Ainda ressalto a importância do estudo, implantação de políticas de adequação e acompanhamento desta nova legislação. Quanto antes as organizações implementarem a LGPD e adequarem seus procedimentos, menores serão os riscos de sofrem as consequências de uma eventual infração legal”, finaliza.
 
É válido ressaltar ainda que, embora as penalidades administrativas que poderão ser aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) passem a viger  a partir de 1º de agosto de 2021, as empresas já são obrigadas ao cumprimento das regras da LGPD, sendo passível de serem responsabilizadas judicialmente por eventuais danos causados aos titulares de dados pessoais pela violação de quaisquer das regras estabelecidas.
 
Sobre o BPH Advogados
 
Com mais de 19 anos de atuação no mercado e atendendo a grandes empresas dos mais diversos ramos de atividades, o BPH Advogados tem forte atuação nas áreas do Direito Tributário, Societário e Estruturação de Projetos, Cível e Contratual, Aduaneiro, Trabalhista e Planejamento Patrimonial e Sucessório, além das outras áreas jurídicas inerentes ao Direito Empresarial. Considerado um escritório boutique, que preza pelo atendimento mais próximo do cliente e melhora nas técnicas jurídicas, é comandado pelos sócios Rafael Amaral Borba, Marco Aurélio Poffo e Shirley Henn. Atualmente, tem unidades estabelecidas nas cidades de Blumenau e Lages.


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Sustentabilidade é tema de live com a Família Schurmann e a Marina Itajaí neste domingo, 4

02/10/2020    Gustavo Siqueira

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Neste domingo (4), às 17h, o público poderá acompanhar a LIVE com o capitão Vilfredo Schurmann e o diretor da Marina Itajaí Carlos Gayoso de Oliveira com o tema “sustentabilidade” em homenagem ao Dia da Natureza. Será transmitida no Instagram da Marina Itajaí (@marinaitajai) e do movimento Voz dos Oceanos (@vozdosoceanos), projeto este liderado pela Família Schurmann. Trata-se de um movimento mundial de combate à poluição plástica nos oceanos e será o tema da nova expedição marítima da Família Schurmann, que tem o apoio global do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e partirá em agosto do ano que vem da Marina Itajaí rumo a Nova Zelândia.
 
“No Dia da Natureza, lembremos que tanta poluição e invasão plástica vêm sufocando nossos oceanos. Todos nós, integrantes da cadeia náutica, precisamos compreender a urgência por comportamentos e soluções sustentáveis. Vamos cultivar a sustentabilidade em nossas marinas e embarcações para que ecoem também a bandeira que defendemos com o projeto Voz dos Oceanos, que vai testemunhar in loco, achar soluções e conscientizar o público em prol dos nossos mares”, diz o capitão Vilfredo Schurmann.
 
“A Marina Itajaí, além de apoiar o movimento Voz dos Oceanos, tem o orgulho de ter sido a casa do veleiro Aysso, como hoje é do veleiro Kat, da Família Schurmann, além de ponto de chegada e partida de suas expedições. Seguimos engajados em ações em prol da natureza e da limpeza dos rios e mares. Para nós, é de suma importância ações de incentivo à preservação ambiental. Além disso, a navegação está totalmente relacionada à conservação dos ecossistemas”, complementa o diretor da Marina Itajaí Carlos Gayoso de Oliveira.
 
ENTENDA O PROBLEMA DO PLÁSTICO NOS MARES
 
No Brasil, ao longo de 8.500 km de costa, existem 274 municípios costeiros que dependem muito do ecossistema marinho. No entanto, cerca de 90% do lixo monitorado em praias e restingas do litoral brasileiro são constituídos por resíduos plásticos, segundo dados do Projeto MARPLAST divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente em 2019.
 
“Cerca de um quarto das famílias brasileiras mora no litoral e depende do mar. Uma troca que parece não ter fim; e não terá, se nós tratarmos a natureza com carinho e responsabilidade. Uma maneira é usar menos plástico e usar de forma correta”, completa o capitão Vilfredo Schurmann, no vídeo de apresentação sobre o programa.
 
SOBRE A MARINA ITAJAÍ
Inaugurada em 2015, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais e amplo estacionamento.
www.marinaitajai.com
 
SOBRE A VOZ DOS OCEANOS
A Voz dos Oceanos é um movimento liderado pela Família Schurmann, que inclui uma expedição apoiada pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), com o objetivo de combater a poluição plástica nos oceanos. Essa será a próxima aventura da Família Schurmann, que deve durar dois anos e tem início previsto para o segundo semestre de 2021. Tem como intuito testemunhar e registrar o que está acontecendo nos oceanos; navegar em busca de soluções inovadoras, e conscientizar e a engajar as pessoas ao redor do mundo para a necessidade de ações urgentes.


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Fort Atacadista completa 21 anos e lança a maior campanha de aniversário

02/10/2020    Gustavo Siqueira

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Rede líder no formato atacarejo no Sul do Brasil, o Fort Atacadista completa 21 anos no mês de outubro e lança a maior campanha de aniversário já realizada. Durante todo o mês, uma série de ofertas nas mais de 40 lojas do Fort no país e preços ainda mais baixos para presentear os consumidores com a campanha “Campeão dos preços baixos”. “Fizemos grandes negociações com a indústria, para garantir este diferencial que sempre foi um dos principais pilares do Fort: o preço baixo”, adianta João Pereira, vice-presidente comercial do Grupo Pereira.

A campanha, que teve início no dia 1º de outubro, terá neste fim de semana, para comemorar o aniversário do Fort, o retorno do tradicional “DIA F” – ação promocional que não é realizada desde o início da pandemia. Excepcionalmente no mês de outubro e para evitar aglomerações, o Dia F especial de 21 anos do Fort Atacadista será em dois dias: 3 e 4 de outubro, sábado e domingo, com centenas de produtos a preços ainda mais especiais, com todas as lojas funcionando em horário especial, sendo que o cliente poderá consultar o horário de funcionamento das lojas no site do Fort.

Além disso, o cliente poderá ficar tranquilo, pois todas as lojas estarão com preços, produtos e estoque preparados e garantidos para os dois dias de Dia F.  Nas propagandas exibidas em TV, o site será divulgado por meio de QR Code. Nas redes sociais, serão veiculados anúncios com o horário de cada loja: o consumidor vai ser impactado somente pela divulgação da loja mais próxima do seu endereço. “Teremos o melhor aniversário de todos os tempos, apesar de todas as adversidades que a população está vivendo neste ano. O cliente vai sentir que está comprando em uma empresa responsável para com todos”, afirma Gilberto Oliveira, diretor nacional de operações.

A garota-propaganda do mês de aniversário Fort Atacadista é a chef Michelle Crispim, que – assim como o Fort – veio de Santa Catarina e conquistou o Brasil. A catarinense venceu uma das temporadas do Masterchef Brasil, conquistando projeção nacional com seu talento e carisma. Além de estampar peças publicitárias da campanha, como os outdoors nos estados de SC, MT, MS e no Distrito Federal, Michelle também irá comandar Lives nas redes sociais.

Mais facilidade no pagamento

O Vuon Card, o cartão próprio do Grupo Pereira, proporciona benefícios e descontos exclusivos para compras em todas as lojas do Fort Atacadista. Itens do bazar, por exemplo, podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros. Clientes que ainda não possuem o cartão poderão fazer o seu logo na entrada das lojas, em poucos minutos e sem burocracia.

Pioneirismo
O Fort Atacadista iniciou suas atividades em 1999 na cidade de Joinville, sendo o pioneiro no Sul do Brasil em seu formato de vendas, o atacarejo, no qual o cliente pode optar entre comprar itens no atacado ou no varejo, obtendo uma economia considerável em comparação aos varejos tradicionais. O Fort também foi pioneiro neste ano atípico, saindo na frente ao adotar medidas preventivas de higiene e segurança – até mesmo antes dos decretos municipais. “Chegamos à maioridade em um ano atípico. Tivemos que nos adaptar; fomos os primeiros a fazer controle de entrada de clientes nas lojas e aplicar uma série de normas para garantir a segurança dos clientes e dos nossos funcionários”, reforça Gilberto Oliveira.

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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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