Blog Top Society - Karla Cruz

Lei Maria da Penha pode incluir crimes contra mulheres na internet

11/08/2020    Alex Ferrer

Legislação completa 14 anos de vigência no Brasil e é um marco na proteção da mulher

img/topsocie_blog/3758_post_8902.jpg

 
Exposição de imagens íntimas sem consentimento, assédio e extorsão são alguns dos crimes mais comuns cometidos contra as mulheres na internet. Assim como na vida real, os casos de violência e discriminação contra mulheres cresceram significativamente no mundo virtual durante a pandemia de Covid-19. O que muitas vítimas desconhecem é que a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que nesta sexta-feira (7) completa 14 anos de existência, pode ser aplicada aos crimes cometidos no ambiente digital.

 
Segundo dados da ONG SaferNet, as denúncias de violência e discriminação contra mulheres cresceram 21,27% em abril de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram feitos 667 registros. De acordo com o advogado Guilherme Guimarães, especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, o crime mais comum é conhecido como “pornografia de vingança”, em que cenas íntimas da vítima são divulgadas na rede mundial de computadores. “Há homens que distribuem fotos ou vídeos da ex-companheira na tentativa de ferir e humilhar. Em geral são situações em que o homem não aceita o fim do relacionamento e acha que pode usar esse tipo de recurso para se vingar”, comenta.
 
Além da Lei Maria da Penha, o Código Penal Brasileiro conta com artigos que tipificam a invasão de dispositivo informático (celular, computador, tablet, etc). Segundo Guimarães, são aqueles casos em que o companheiro instala programas para monitorar a vida da vítima ou obter fotos e outros documentos pessoais. “O Brasil conta com uma série de leis para punir quem comete esse tipo de crime. A Lei Maria da Penha, por exemplo, ficou muito conhecida por causa da violência física, mas ela é muito mais abrangente” observa.
 
Segundo a Safernet, somente nos episódios envolvendo vazamento de imagens íntimas o aumento foi de 154,90%. Em 70% dos casos as vítimas são mulheres. “A violência contra a mulher vai muito além da agressão física ou do estupro”, pontua.

img/topsocie_blog/3758_post_11400.jpg

 
Guimarães destaca que a Lei Maria da Penha é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra a mulher por prever o combate a todo tipo de agressão: física, patrimonial, sexual, moral ou psicológica. “Infelizmente, é bastante comum ver casais ou pessoas que algum dia tiveram um relacionamento afetivo trocando ameaças por meio de aplicativos ou pelas redes sociais. Pior ainda é achar que isso tudo fica impune”, comenta.
 
O advogado fala que nos casos de escândalos pela internet as mulheres se sentem ainda mais fragilizadas e culpabilizadas. “Mas é fundamental destacar que, nesses 14 anos, a Lei Maria da Penha provocou uma mudança enorme de mentalidade na sociedade brasileira e já está conseguindo inclusive sensibilizar o meio jurídico para o crescente número de casos de violência moral no ambiente digital”, finaliza.
 

?Guilherme Guimarães
Guilherme Guimarães é advogado e sócio fundador do Guilherme Guimarães Advogados Associados e da Datalege Consultoria Empresarial. Atua na área de Direito Digital e é especialista em Segurança da Informação pela Universidade Latino Americana de Tecnologia; cursou especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Colaborou na redação do Marco Civil da Internet, lei promulgada em 2014. É consultor e palestrante na área de tecnologia e responsável pela elaboração da Política de Segurança da Informação e de Proteção de Dados Pessoais para diversas corporações. OAB/PR 42.099

Compartilhe nas redes sociais:

Startup catarinense incorpora tecnologia ao processo de locação de imóveis

11/08/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3757_post_12590.jpg
Em solo brasileiro, o processo de garantia de locação de imóveis pode ser bastante burocrático. Inúmeros documentos e fichas para enviar, demora no retorno do cadastro, alto custo para o locatário e baixa conversão com novas locações são alguns dos problemas para conseguir alugar um imóvel. Entretanto, com a tecnologia como aliada das imobiliárias, é possível encontrar alternativas para alugar de forma ágil e segura, proporcionando diferenciais competitivos que podem fazer a diferença na hora que um cliente toma a sua decisão.
 
Aprovação do cadastro de forma instantânea, menor custo para o locatário e o adeus ao tradicional fiador prometem ficar no passado. É isso o que garante a Plek Soluções para locação, ferramenta gratuita para contratação da garantia de locação. Há três anos no mercado imobiliário e com um crescimento de 80% ao mês, a ferramenta abrange diversas companhias de seguro e Avalyst (garantia por cartão de crédito), oferecendo uma análise e contratação sem envio de documentação, com parecer instantâneo, preço mais justo e diversas modalidades de garantia em um único lugar, diminuindo o trabalho dos atendentes de locação e facilitando a vida do futuro locatário.
 
O jovem empreendedor e fundador da startup do mercado imobiliário, Rafael Hirt, revela que o que antes precisava de dados a serem enviados por e-mail para a corretora de seguros, para o seguro fiança e, posteriormente, acessar outra ferramenta para contratar a garantia por cartão de crédito, hoje está disponível para o atendente de locação em uma única ferramenta. “A imobiliária coloca os dados do locatário e do imóvel e trazemos diversas formas de garantia de forma instantânea. Com isso, o cliente não sai da imobiliária sem uma resposta concreta sobre a sua análise cadastral, e a imobiliária aumenta a conversão de locação”, diz.
 
Hirt explica que para utilizar a ferramenta, a imobiliária pode acessar o site da Plek ou direto pelo CRM de gestão de locação parceiro. “Tudo on-line e podendo acessar de qualquer lugar. O CRM parceiro, por exemplo, integra a nossa ferramenta e oferece para os seus clientes uma melhor experiência na contratação da garantia de locação. Além disso, também recebem uma comissão por tudo que é gerado por ela. Com ela o atendente de locação consegue cotar e contratar a garantia de locação dentro do seu próprio sistema. A nossa API é de fácil integração e a média de conversão de clientes é de 25%, um índice alto para integrações”, aponta.
 
Por último, o fundador da startup conta que os próximos passos tecnológicos para a ferramenta serão focados no CRM imobiliários para integração e integração do seguro residencial. “A procura dos CRM pela integração está sendo grande por isso, parte do time de desenvolvimento está no suporte para os parceiros e outra parte está focada em integrar outras garantias de locação e integrar o seguro residencial”, conclui Rafael Hirt.
 
Sobre a Plek Soluções para locação
 
A Plek é uma ferramenta gratuita que reúne diversas modalidades de garantia de locação, como seguro fiança, garantia por cartão de crédito e título de capitalização. Em apenas três passos a imobiliária tem um parecer de forma instantânea do cadastro do cliente, sem preencher fichas e enviar documentos para a corretora de seguros. A imobiliária também consegue oferecer um preço mais justo para seu cliente, pois a ferramenta trabalha com as menores taxas do mercado, com preço até 30% mais barato que nas demais corretoras. Assim, é possível evitar que o custo elevado faça o cliente buscar outra garantia de locação, ou acabe optando por alugar direto com o proprietário.
 
Além disso, é possível contratar a garantia de locação dentro do próprio sistema de gestão da locação que a imobiliária já possui, fazendo a integração do CRM. As imobiliárias também ganham uma comissão todo mês de 2% sobre o valor que o locatário paga, enquanto o cliente estiver ativo. Na ferramenta, as imobiliárias contam com garantidores como a Porto Seguro, Tokio Marine, Liberty e Carta Fiança (Avalyst). Além de suporte completo para a imobiliária desde a cotação ao sinistro.


Compartilhe nas redes sociais:

Chegada do Baby Ravi

11/08/2020    Karla Cruz

img/topsocie_blog/3756_post_12926.jpg
Nove meses se passaram desde que a nova fase que a família de Deyvid Bublitz  e Debora de Liz estão. A família vai aumentar, tem mais um baby chegando aqui! O Ravi está a caminho, e tudo indica que há menos de 3 semanas para a sua chegada. O menino é o segundo filho do casal, que também são pais de Lucca.
img/topsocie_blog/3756_post_9409.jpg
A família está radiante com a chegada do pequeno e se organizou para realizar um ensaio fotográfico junto com o papai Deyvid, a mamãe Debora e o mano Lucca na fazenda Lageado da Cruz. Foram momentos descontraídos e felizes! “O ambiente escolhido para essas fotos não podia ser melhor, rodeado pela natureza, entre um click e outro tínhamos espaço para nos harmonizar meditando, contemplando a natureza, descontraindo e curtindo”, comenta Debora.
img/topsocie_blog/3756_post_6097.jpg
Fiquei emocionada com a energia dessa família, cuidando para deixar tudo mais agradável na sessão de fotos. Gratidão a todos por me oportunizarem a participar deste momento intimista por traz das câmeras! A rede de apoio de vocês é forte e contagiante!
Entre um click e outro, a mamãe Debora afirma “A palavra que resume minha emoção e sentimento é gratidão pela plenitude que conseguimos alcançar! Essas fotos simbolizam isso, essa harmonia, esse estado de presença, um sentimento de emoções de amor e gratidão”.
Compartilhamos com vocês esta experiência cheia de luz
img/topsocie_blog/3756_post_13522.jpg
img/topsocie_blog/3756_post_1014.jpg
img/topsocie_blog/3756_post_6044.jpg
img/topsocie_blog/3756_post_7561.jpg
img/topsocie_blog/3756_post_3957.jpg
img/topsocie_blog/3756_post_5418.jpg
img/topsocie_blog/3756_post_7557.jpg
img/topsocie_blog/3756_post_11075.jpg
img/topsocie_blog/3756_post_2591.jpg

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página