O mercado global de Automação
Robótica de Processos (RPA) atingirá o valor de 4,1 bilhões de dólares
em 2026. Esta informação está em um relatório divulgado pelo Grupo
Acumen. O crescimento do setor está atrelado à crescente procura por
soluções de automação, a integração com as tecnologias de inteligência
artificial (AI) e o mercado das PMEs.
Um outro relatório do Grupo
IMARC, aponta que o mercado de RPA chegará a 11,4 bilhões de dólares em
2027. A cifra foi de 2,1 bilhões de dólares em 2021. Nota-se então, que
com o desenvolvimento da tecnologia, o uso de robôs e a integração com
Inteligência Artificial e a RPA, então se tornando cada vez mais popular e uma
excelente opção aos negócios.
Visto que a palavra automação ganhou
destaque nos últimos anos, principalmente quando o assunto é melhoria de
processos internos, ultimamente muitas empresas buscam aumentar a produtividade
e consequentemente, o lucro. De acordo com René Fantini, CEO &
Founder da Renew Solutions, empresa especializada em otimização e automação de
processos, a RPA é uma solução necessária às empresas que buscam otimização e
maior lucro e produtividade. “Podemos considerar que ela é uma solução de
automação de processos, tarefas manuais e repetitivas, além de simular as
atividades feitas pelas pessoas”, explica.
Se aliar à Automação Robótica de
Processos
A automatização Robótica de Processos
busca ser um acelerador para a obtenção de benefícios da transformação digital.
Fatini informa que além da solução ser de rápida implementação e adaptação
empresarial, ela expande-se dentro da empresa nas diferentes áreas trazendo
resultados rápidos, mas para isso, é preciso se aliar a empresas que
implementam o RPA.
O especialista em otimização e
automação de processos cita como exemplo a empresa Ellevo, que desenvolve soluções para automatização de processos e
centralização de dados, como a Plataforma Ellevo e o Ellevo Next, sistemas aliados ao RPA. “Neste caso, o RPA funciona como
uma espécie de assistente virtual dos sistemas Ellevo,
adaptando-se aos processos rotineiros das empresas, trabalhando de forma
semelhante aos chatbots. Em seu processo de automação, o RPA
combina inteligência e machine learning”, explica a CEO da
Ellevo, Irene da Silva Ribeiro.
Como exemplo, Irene declara uma
aplicação do RPA na Plataforma Ellevo, no departamento financeiro. “As
soluções da Ellevo podem realizar automaticamente uma verificação diária de
títulos de dívida. Dessa forma, irá buscar informações e enviar ao departamento
avisos sobre o que não foi pago pelos clientes. Dependendo do caso, se ninguém
tomar providências, o RPA poderá prosseguir e iniciar a cobrança. Assim, sem interferência
humana, todo o processo de cobrança de dívidas é resolvido de forma rápida e
simples”.
“Há uma redução significativa da perda
de tempo com tarefas operacionais. Ações periódicas são abertas automaticamente
e o funcionário só precisa executar a ação, sem ter que abrir uma tarefa para
isso, ou seja, todo o processo acontece de forma mais clara e eficiente, com
redução de possibilidade de erro humano ou esquecimento de alguma ação
operacional”, explica a CEO da Ellevo.
Vantagens de implantação e adoção ao
RPA
René Fantini cita que as empresas que
não compreendam a importância de otimizar e automatizar processos com RPA,
perderão competitividade em relação às que adotam.”Exemplo disso é que com o
RPA não é possível ocorrer erros por baixa produtividade. A execução de
uma tarefa será igual no início e fim do expediente, ou seja, automatizada. Não
existe o fator fadiga, é muito mais fácil prever e programar a carga de
trabalho para os robôs e com isso, facilita o nível de serviços para os clientes”,
explica.
“A adoção de RPA deve acontecer aos
poucos. Deve-se iniciar com processos mais simples e ir aumentando a
complexidade à medida que a automação vai entrando na cultura da empresa”,
explica Fantini.
Uma dica citada pelo especialista é
realizar uma avaliação dos processos internos para saber quais serão os
benefícios. “Eles podem ser econômicos (ao diminuir ou evitar custos), reduzir
riscos ou fazer uma contribuição para os eixos estratégicos da empresa”,
conta.
Sobre a Ellevo
A Ellevo é referência nacional no
desenvolvimento de soluções em tecnologia para gestão de atendimento e
serviços, automatização de processos, help desk, service desk e serviços
compartilhados, com os sistemas Plataforma Ellevo e Ellevo Next
Presente em 22 países, a Ellevo possui
uma central de negócios em Balneário Camboriú (SC), atendimento online em todo
o Brasil e América do Sul e tem em sua cartela clientes como Sotreq, Renault,
Supermercado Lopes, entre outros. No total, mais de 500 empresas já foram beneficiadas com suas
soluções.