Blog Top Society - Karla Cruz

Casais são o principal tipo de turista que busca por Atins

03/04/2023    Rosilene Bejarano


img/topsocie_blog/11493_post_3878.jpg
Segundo dados obtidos na plataforma Booking, 67,77% das pessoas que procuram por hospedagem no vilarejo pretendem viajar a dois


Viajar é uma boa maneira de recarregar as energias — e isso pode servir também para relacionamentos. No Maranhão, o povoado Atins, localizado no município Barreirinhas, é um destino muito procurado principalmente por casais. Segundo dados da plataforma Booking, 67,77% das pessoas que buscam por hospedagem no vilarejo planejam viajar em casal, 14,56% com a família, 10,92% em grupo e apenas 6,75% sem companhia.

Sem considerar destinos, apenas hábitos dos viajantes, um levantamento da Opinion Box mostrou que 24% dos brasileiros costuma viajar em casal (namorados ou cônjuges), ficando atrás apenas dos que vão acompanhados da família, que representam 55%. Conhecer ou revisitar destinos sozinho ou com amigos foi a opção de 11% e de 9% dos entrevistados, respectivamente, o que demonstra a preferência do brasileiro por viajar em boa companhia.

img/topsocie_blog/11493_post_7394.jpg

Se o objetivo for cultivar o relacionamento em uma viagem a dois, alguns detalhes podem ajudar a aproximar ainda mais o casal. “Além de escolher uma acomodação que possa fornecer conforto e privacidade, serviços como o special welcome no quarto — que inclui ambientação romântica, espumante, frutas e chocolates — e jantar romântico no gazebo do hotel podem tornar a viagem mais intimista e memorável”, sugere Saulo Prazeres, sócio-administrador do hotel Vila Aty, em Atins.

Para explorar o que a região tem a oferecer, o visitante também pode optar por uma experiência diferenciada nos Lençóis Maranhenses. “O piquenique ao pôr do sol nas dunas é algo fantástico e único”, assegura o empresário.

Claudiane Arevalos, turista do Pará, visitou em fevereiro o vilarejo ao lado de seu marido e sogra, e conta ter ficado encantada com o pôr do sol no Parque Nacional. “Foi uma experiência maravilhosa, espetacular! Quando vi aquele pacote no hotel achei super diferente, super inteligente”, avalia.

Além disso, quem pretende visitar o vilarejo já no mês de abril poderá se refrescar no Poço Verde e na Cachoeira do Bonzinho, e também participar de pescaria.

“Atins é abençoado por estar circundado pelo Rio Preguiças, manguezais, igarapé e mar. Isso permite uma vida marinha ativa. Os visitantes podem participar de uma pescaria mais profissional, que pode levar o dia inteiro, ou artesanal, que é conduzida por um nativo da região e dura de 2 a 3 horas. Além de estar a 10 minutos das lagoas do Parque Nacional”, explica Saulo.

A partir do mês de maio, é possível desfrutar de passeios com banho nas águas calmas e cristalinas das lagoas dos Lençóis Maranhenses.
Fonte: Juliana Vieira

img/topsocie_blog/11493_post_9443.jpg






Compartilhe nas redes sociais:

As curiosas tradições da Semana da Páscoa na Rota do Enxaimel

03/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11492_post_8582.jpg
Carneiros e galinhas pintados em cores vivas passeando pelo quintal, barulhentas serenatas em plena madrugada para acordar os vizinhos e toneladas de peixes sendo recolhidas de lagoas secas.
 
Em Pomerode, cidade dona da maior Osterfest do Brasil, a Semana da Páscoa é marcada por tradições solenes e hábitos curiosos.
 
A Rota do Enxaimel, região mais típica da cidade, concentra algumas dessas manifestações culturais únicas e que podem ser observadas nos próximos dias.
 
Na manhã de quinta-feira, 6, a família Arndt repetirá o ritual de secar a lagoa de peixes na Semana Santa. A água liberada ainda na madrugada escorre lentamente até ser possível retirar para venda a criação deste ano. Vizinhos e moradores de outros bairros da cidade vão até a propriedade, na Rua Progresso, para garantir o peixe fresco das refeições de sexta e sábado.
 
Nos primeiros minutos do domingo de Páscoa, 9, a tradição dos Stüppen (ou “Stibas”, na pronúncia local) quebrará o silêncio da bucólica Rota do Enxaimel. Para anunciar a chegada da data em que, segundo a liturgia cristã, Jesus ressuscitou, um grupo de moradores percorre as casas da vizinhança tocando instrumentos como acordeon, gaita, trombone e o Teufelsgeige — o barulhento violino do diabo.
 
Os integrantes do grupo usam chapéus e roupas que lembram a imigração alemã. Em troca da algazarra, recebem mimos como bolachas, cucas, uma dose de cachaça ou cerveja. A brincadeira vara a madrugada até o raiar do sol.
 
Na manhã de domingo, algumas das famílias da Rota do Enxaimel mantêm outro hábito inusitado. Quem circula pelas ruas rodeadas de pastagens pode avistar animais coloridos, pintados com tinta comestível. Molecagem do Coelho da Páscoa, certamente. Ao menos é o que os pais contam à criançada.
 
Cada família usa como “vítimas” da brincadeira os bichos que têm no quintal. Podem ser carneiros, galinhas, coelhos ou cães e gatos. Essa tradição estimula a imaginação e integra os pequenos aos ritos pascais.
 
Estas e várias outras manifestações culturais de Páscoa podem ser observadas nesta semana na Rota do Enxaimel.
 
 
A Rota do Enxaimel, em Pomerode, fica no bairro Testo Alto, comunidade rural onde vivem cerca de 3 mil pessoas. São 16 quilômetros de passeio, que o visitante pode percorrer com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Toda a paisagem, incluindo as cerca de 50 casas históricas, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
Em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o roteiro entre as melhores vilas turísticas do mundo. A lista internacional busca reconhecer destinos que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.

OUTRAS TRADIÇÕES
 
Osterbaum
 
Para todo lado que se olhe há uma árvore de Páscoa na Rota do Enxaimel. Cada família ou comércio usa a criatividade para aproveitar os materiais de que dispõe.
 
Na Delicaten Bolachas e Cucas, por exemplo, a árvore ganhou 1.060 ovinhos de codorna. No mesmo local, há uma criação das pequenas aves. Na Trilha da Natureza, a matéria-prima vem da mata. A Osterbaum é enfeitada com cuias pintadas à mão com temas de Páscoa.
 
Na Casa Siewert, a árvore da família que mantém a residência há três gerações segue o tradicional tingimento de ovos com tinta natural de uma planta conhecida como Eierkraut— Erva do Ovo. Nesta técnica desenvolvida pelos imigrantes alemães, os ovos são cozidos com o bulbo da folhagem, deixando as cascas roxas sem precisar usar tinta.
 
Tour Nugali
 
A fábrica da Nugali Chocolates recebe os visitantes com decoração especial, incluindo uma Osterbaum de réplicas de ovos de chocolate com embalagem biodegradável.
 
Além do tour autoguiado, que conta com uma estufa de cacau e experiências sensoriais, como uma degustação de chocolates, o espaço tem uma ampla loja e café. Funciona diariamente, das 9h às 18h.
 
Coelhos
 
O coelho, que evoca a renovação da vida, é personagem onipresente na Páscoa. Na Casa Radünz e na Lunabela Suculentas, as crianças podem observar e alimentar os bichinhos no jardim, oportunidade incomum para quem vive num centro urbano.
 
Gastronomia
 
A Multidoces produz o Osterbrot, uma receita de pão doce feita tradicionalmente na Alemanha. A massa leva temperos como noz-moscada, cardamomo, canela e gengibre, e o recheio inclui frutas cristalizadas, cidra, raspa de limão e amêndoas em pedaços. A produção do Osterbrot é limitada e estará à venda no Emporium Kekshaus.
 
No restaurante e choperia Currywurst, o destaque é uma receita típica de Páscoa preparada pelas famílias alemãs: o Falscher Hase. Traduzido ao pé da letra, é o "coelho falso", que consiste num rocambole de carne bovina assado, recheado com ovos cozidos e acompanhado de cenouras e batatas. O prato será servido aos fins de semana.
 
Oficinas
 
Quem quiser fazer a própria Osterbaum pode participar da oficina oferecida pela Associação de Artesanato da Rota do Enxaimel, que fica na Casa Zumach, outro patrimônio histórico. Aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Custa R$ 40 por pessoa, com o material incluso.
 
A oficina para decorar casquinhas de ovos é gratuita. Nos dias 1º e 2 de abril, também haverá uma oficina de pintura de bolachas de Páscoa, ao custo de R$ 25.
 
Jardim De Páscoa
 
A Lunabela Suculentas mantém um viveiro de plantas em meio à natureza, com uma infinidade de espécies, das mais simples às mais raras. Até o dia 9 de abril, o espaço vira um Jardim de Páscoa, com símbolos que lembram os verdadeiros significados e símbolos da data.

Compartilhe nas redes sociais:

Parque Vila Encantada anuncia "nascimento" de bebê dinossauro em Pomerode

03/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11491_post_14270.jpg
A Vila Encantada, único parque dos dinossauros de Pomerode-SC e o verdadeiro parque de experiências de Santa Catarina, tem o prazer de anunciar a chegada de um novo dinossauro.
 
“Nascido em laboratório”, o pequeno, desta vez é o temperamental tricerátops, um dos dinos preferidos das crianças.
 
A espécie é conhecida por sua grande cabeça e seus chifres, o que o torna um dos dinossauros mais icônicos do mundo pré-histórico. Os movimentos do filhote estimulam a imaginação das crianças que fantasiam sobre a vida no planeta há milhares de anos.
img/topsocie_blog/11491_post_8332.jpg
 
Cezar Santos, biólogo e educador do parque comenta que a pergunta mais frequente é se os bebês dinossauros são de verdade. “Esse universo lúdico é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, o mundo da fantasia estimula a criatividade e permite que as crianças testem possibilidades afim de encontrarem respostas para suas indagações.” Completa Cezar.
 
Embora muitos acreditem na criação de um novo dinossauro, esse acontecimento é impossível do ponto de vista científico, ficando a cargo da fantasia e da imaginação.
img/topsocie_blog/11491_post_5162.jpg
O filhote é um fantoche, manipulado pelos monitores que dão vida ao pequeno ser pré-histórico, uma idealização do gerente do parque, Cairo Antônio da Silva, juntamente com a equipe da Vila Encantada em parceria com um artista local e, também biólogo, que prefere manter-se no anonimato.
 
A Vila Encantada comemora 10 anos no dia 12 de outubro e o nascimento do novo bebê compõe uma ação para celebrar essa data tão especial.

A proposta é lançar uma novidade a cada mês, e tem sido assim desde janeiro deste ano quando foi inaugurado o passaporte anual com preços promocionais. Em fevereiro teve a estreia do sítio paleontológico, uma nova área de escavação destinada para o atendimento pedagógico, mas que as famílias também podem aproveitar. Em março o parque trouxe o renomado Paleontógo Luiz Anelli que realizou o lançamento do seu novo livro, O Novo guia Completo dos Dinossauros do Brasil.

Agora é a vez do bebê tricerátops brilhar e encantar todos os visitantes.
 
“Desde a abertura do parque, temos trabalhado para criar experiências divertidas e educativas para todas as idades. Esta é uma oportunidade para agradecer aos nossos visitantes pela confiança e pelo apoio durante todos esses anos.”  Comenta Franciele Machado, assessora de marketing do parque.
 
O bebê dinossauro aparecerá para o público a partir do dia 01 de abril, e ficará recepcionando os visitantes das 09h15 ás 09h45 da manhã, durante o dia ele fica dormindo com os outros 2 bebês dinossauros no berçário, ou melhor: no “Berssauro” onde também funciona o laboratório encantado do parque.
 
A Vila Encantada
 
Localizada no Centro da cidade, na rua Hermann Weege, ao lado do Zoo Pomerode, a Vila Encantada é um parque que convida pais e filhos a brincarem juntos. As crianças também têm contato com fósseis expostos (num convênio com a Universidade do Contestado) e podem ser paleontólogos por um dia, escavando a areia para descobrir uma réplica de dinossauro gigante.
 
Os brinquedos, sob uma área arborizada e segura, sustentam também o peso de adultos, o que torna a experiência inesquecível, com pais e filhos brincando juntos.
 
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do parque ou reservados pelo site www.vilaencantada.com.br.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página