Blog Top Society - Karla Cruz

As curiosas tradições da Semana da Páscoa na Rota do Enxaimel

03/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11492_post_8582.jpg
Carneiros e galinhas pintados em cores vivas passeando pelo quintal, barulhentas serenatas em plena madrugada para acordar os vizinhos e toneladas de peixes sendo recolhidas de lagoas secas.
 
Em Pomerode, cidade dona da maior Osterfest do Brasil, a Semana da Páscoa é marcada por tradições solenes e hábitos curiosos.
 
A Rota do Enxaimel, região mais típica da cidade, concentra algumas dessas manifestações culturais únicas e que podem ser observadas nos próximos dias.
 
Na manhã de quinta-feira, 6, a família Arndt repetirá o ritual de secar a lagoa de peixes na Semana Santa. A água liberada ainda na madrugada escorre lentamente até ser possível retirar para venda a criação deste ano. Vizinhos e moradores de outros bairros da cidade vão até a propriedade, na Rua Progresso, para garantir o peixe fresco das refeições de sexta e sábado.
 
Nos primeiros minutos do domingo de Páscoa, 9, a tradição dos Stüppen (ou “Stibas”, na pronúncia local) quebrará o silêncio da bucólica Rota do Enxaimel. Para anunciar a chegada da data em que, segundo a liturgia cristã, Jesus ressuscitou, um grupo de moradores percorre as casas da vizinhança tocando instrumentos como acordeon, gaita, trombone e o Teufelsgeige — o barulhento violino do diabo.
 
Os integrantes do grupo usam chapéus e roupas que lembram a imigração alemã. Em troca da algazarra, recebem mimos como bolachas, cucas, uma dose de cachaça ou cerveja. A brincadeira vara a madrugada até o raiar do sol.
 
Na manhã de domingo, algumas das famílias da Rota do Enxaimel mantêm outro hábito inusitado. Quem circula pelas ruas rodeadas de pastagens pode avistar animais coloridos, pintados com tinta comestível. Molecagem do Coelho da Páscoa, certamente. Ao menos é o que os pais contam à criançada.
 
Cada família usa como “vítimas” da brincadeira os bichos que têm no quintal. Podem ser carneiros, galinhas, coelhos ou cães e gatos. Essa tradição estimula a imaginação e integra os pequenos aos ritos pascais.
 
Estas e várias outras manifestações culturais de Páscoa podem ser observadas nesta semana na Rota do Enxaimel.
 
 
A Rota do Enxaimel, em Pomerode, fica no bairro Testo Alto, comunidade rural onde vivem cerca de 3 mil pessoas. São 16 quilômetros de passeio, que o visitante pode percorrer com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Toda a paisagem, incluindo as cerca de 50 casas históricas, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
Em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o roteiro entre as melhores vilas turísticas do mundo. A lista internacional busca reconhecer destinos que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.

OUTRAS TRADIÇÕES
 
Osterbaum
 
Para todo lado que se olhe há uma árvore de Páscoa na Rota do Enxaimel. Cada família ou comércio usa a criatividade para aproveitar os materiais de que dispõe.
 
Na Delicaten Bolachas e Cucas, por exemplo, a árvore ganhou 1.060 ovinhos de codorna. No mesmo local, há uma criação das pequenas aves. Na Trilha da Natureza, a matéria-prima vem da mata. A Osterbaum é enfeitada com cuias pintadas à mão com temas de Páscoa.
 
Na Casa Siewert, a árvore da família que mantém a residência há três gerações segue o tradicional tingimento de ovos com tinta natural de uma planta conhecida como Eierkraut— Erva do Ovo. Nesta técnica desenvolvida pelos imigrantes alemães, os ovos são cozidos com o bulbo da folhagem, deixando as cascas roxas sem precisar usar tinta.
 
Tour Nugali
 
A fábrica da Nugali Chocolates recebe os visitantes com decoração especial, incluindo uma Osterbaum de réplicas de ovos de chocolate com embalagem biodegradável.
 
Além do tour autoguiado, que conta com uma estufa de cacau e experiências sensoriais, como uma degustação de chocolates, o espaço tem uma ampla loja e café. Funciona diariamente, das 9h às 18h.
 
Coelhos
 
O coelho, que evoca a renovação da vida, é personagem onipresente na Páscoa. Na Casa Radünz e na Lunabela Suculentas, as crianças podem observar e alimentar os bichinhos no jardim, oportunidade incomum para quem vive num centro urbano.
 
Gastronomia
 
A Multidoces produz o Osterbrot, uma receita de pão doce feita tradicionalmente na Alemanha. A massa leva temperos como noz-moscada, cardamomo, canela e gengibre, e o recheio inclui frutas cristalizadas, cidra, raspa de limão e amêndoas em pedaços. A produção do Osterbrot é limitada e estará à venda no Emporium Kekshaus.
 
No restaurante e choperia Currywurst, o destaque é uma receita típica de Páscoa preparada pelas famílias alemãs: o Falscher Hase. Traduzido ao pé da letra, é o "coelho falso", que consiste num rocambole de carne bovina assado, recheado com ovos cozidos e acompanhado de cenouras e batatas. O prato será servido aos fins de semana.
 
Oficinas
 
Quem quiser fazer a própria Osterbaum pode participar da oficina oferecida pela Associação de Artesanato da Rota do Enxaimel, que fica na Casa Zumach, outro patrimônio histórico. Aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Custa R$ 40 por pessoa, com o material incluso.
 
A oficina para decorar casquinhas de ovos é gratuita. Nos dias 1º e 2 de abril, também haverá uma oficina de pintura de bolachas de Páscoa, ao custo de R$ 25.
 
Jardim De Páscoa
 
A Lunabela Suculentas mantém um viveiro de plantas em meio à natureza, com uma infinidade de espécies, das mais simples às mais raras. Até o dia 9 de abril, o espaço vira um Jardim de Páscoa, com símbolos que lembram os verdadeiros significados e símbolos da data.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página