Blog Top Society - Karla Cruz

FINBrasil gera mais de R$100 milhões em negócios e anuncia edição 2024 quatro vezes maior

02/04/2023    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/11486_post_241.jpg
 
 
Maior feira multissetorial da América Latina, FINBrasil consagra-se em Santa Catarina como uma das principais conexões comerciais internacionais na atualidade. Com registro de público superior a 3 mil pessoas, mais de 200 expositores e presença de 45 países, o sucesso da FIN faz os organizadores confirmarem sua edição 2024 no mês de abril em Florianópolis.
img/topsocie_blog/11486_post_3255.jpg
img/topsocie_blog/11486_post_1725.jpg
 
                   Encerrou na noite desta quarta-feira (29) em Florianópolis a segunda edição da FINBrasil, maior feira multissetorial da América Latina, com um volume de negociações na casa de R$100 milhões e perspectiva de, pelo menos, mais R$ 500 milhões em negócios futuros através das 4 mil conexões registradas na feira . O evento, que também acontece nas cidades de Porto, em Portugal, e Macau, na China, trouxe para o Brasil representantes institucionais e comerciais de 45 países e foi visitada por mais de 3 mil pessoas nos seus dois dias. Dezessete estados brasileiros estiveram presentes na FIN tanto com produtos expostos na feira, que teve mais de 200 estandes com empreendedores de pequeno, médio e grande porte, quanto com a presença de políticos e autoridades. Foi o caso do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. e o Senador Laercio Oliveira, representante do mesmo estado, que estiveram na abertura do evento que também foi prestigiada pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e pela vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, a qual teve um papel de destaque durante a FIN conectando Santa Catarina, e o Brasil, com os países presentes.

              “A feira foi um sucesso, por isso a edição de 2024, que segue em Florianópolis, será quatro vezes maior e com participação de mais países num aspecto ainda mais comercial”, revela Jatyr Ranzolin, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal/SC organizadora da FINBrasil. O destaque do evento, ainda segundo Jatyr, “foi a presença maciça de países africanos”, já que estiveram reunidos no evento os representantes de Mali, Moçambique, Burkina Faso, Senegal, Guiné Bissau e Marrocos.  Outra presença expressiva foi a de Portugal, que trouxe 30 prefeitos para a FIN, mais seu embaixador, Luís Faro Ramos, que se uniu aos outros 10 embaixadores que circularam pela feira. 
 
Negociômetro e Aplicativo próprios

                Algumas particularidades transformaram a FINBrasil numa feira de conexão e, sobretudo, conectada. O Negociômetro, um placar que indicava o número de negócios que iam sendo fechados, era apenas um dos recursos do Observatório de Negócios da FIN para catalogar presenças e resultados. Para 2024, o Observatório de Negócios da FINBrasil também já foi confirmado e será aprimorado acompanhando o progresso da feira. Segundo o cientista de dados Fabiano Mello, da Data Scientist da iNortz Dados, empresa especializada em segurança de dados e adequação à LGPD que desenvolveu o Observatório de Negócios da FINBrasil, “as informações e conectividade da próxima feira terá como foco a experiência do usuário, e o produto todo será ainda mais inteligente e colaborativo”. Nesta edição foi possível registrar os países que fecharam negócios, o número de conexões comerciais, o público da feira e  outras particularidades.

               Já o aplicativo da FIN funcionou como um facilitador de network, uma das essências da feira. Ao ler o QR Code exclusivo de cada participante exposto no crachá, os dados de contato automaticamente já ficavam armazenados no aplicativo. Mesmo quem não participou da FIN também pode acessar o aplicativo que tem um painel de imagens postadas pelos usuários aos moldes de uma rede social, gerando integração.  Programação completa, informações sobre os palestrantes, registros da FIN na imprensa e agenda de autoridades também são recursos do aplicativo desenvolvido pela D3T, empresa com foco em desenvolvimento de sistemas de web e aplicativos personalizados.

               Com realização da Câmara de Comércio Brasil – Portugal/SC, Instituto Jovem Exportador, Associação dos Jovens Empresários Portugal-China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara de Negócios da Região de Beiras, a FINBrasil 2023 teve correalização da Prefeitura Municipal de Florianópolis e SEBRAE/SC.
 

Compartilhe nas redes sociais:

Oficina gratuita de bambolê será promovida em quatro bairros de Florianópolis

02/04/2023    Maristela Brittes


img/topsocie_blog/11485_post_4516.jpg

Além da confecção do próprio brinquedo, os participantes vão ter uma aula de introdução à técnica de bambolês

img/topsocie_blog/11485_post_8861.png

               Já imaginou confeccionar o próprio bambolê? O projeto Bamboleio Bambaleia vai percorrer quatro bairros de Florianópolis e busca resgatar a brincadeira com atividades gratuitas, distribuindo 120 bambolês. A primeira ação será no dia 31 de março, às 10h, na Praça da Catedral, no Centro da cidade. Crianças e adultos podem participar dos encontros em espaços públicos.
               Desenvolvido pelas amigas Laura das Águas e Thais Alemany, o projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Culturas 2021 da Fundação Franklin Cascaes. Segundo as organizadoras, que acreditam na potência da brincadeira para a conservação do ser humano, o nome Bamboleio Bambaleia nasceu de uma brincadeira com palavras da música dos Gipsy Kings.
“Nossa ideia foi de ressignificar uma forma de bullying sofrido na infância quando usam o nome de um animal como termo pejorativo, trazendo uma homenagem às baleias que nos visitam na Ilha todos os anos. Assim, passamos a mensagem que todos os corpos podem se expressar, se mexer, rebolar, brincar e existir sem vergonha”, explicam as organizadoras.
 
Oficinas gratuitas
As oficinas estão programadas para as 10h do dia 31 de março, na Praça da Catedral, no dia 1º de abril são duas, a primeira, às 10h na Praça da Barra da Lagoa e outra às 16h no Parque Linear dos Ingleses, já no dia 2, as atividades começam às 16h na Praça das Areias, no Campeche.
Durante os encontros, os participantes vão ser convidados a experienciar a confecção do próprio brinquedo e participar de uma aula de introdução à técnica de bambolês.
"Cada participante poderá medir o tamanho adequado de mangueira para construir seu próprio brinquedo. Depois de medido, cortado e feito o fechamento do bambolê, os participantes serão instruídos para desenvolver truques com o instrumento”, explicam.
Depois da oficina, os participantes podem levar os brinquedos para casa e continuar a explorar os movimentos.
 
Bamboleio Bambaleia  
O projeto Bamboleio Bambaleia foi desenvolvido pelas amigas Laura das Águas, que é professora, artista e produtora das artes circenses, pesquisadora de palhaçaria e bambolês, e por Thais Alemany, que é produtora cultural e criadora da Expancine Produções.

Compartilhe nas redes sociais:

Empório Seletto expande em SC com abertura de novas lojas em Itajaí e Tijucas

02/04/2023    Maristela Brittes


img/topsocie_blog/11484_post_14639.jpg

Startup de conveniências autônomas, de Florianópolis, instala unidades no I Fashion Outlet e na EQI Investimentos, chegando a mais de 20 operações no Estado

img/topsocie_blog/11484_post_7454.jpg

A startup Empório Seletto, de Florianópolis, reforça o seu processo de expansão em Santa Catarina com a inauguração de duas novas lojas de conveniência autônomas nas regiões do Litoral Norte (em Tijucas) e Vale do Itajaí (em Itajaí). A empresa atua com o moderno conceito de Honest Market, com atendimento 100% automatizado (sem a presença de atendentes). Comercializa itens de bebidas e alimentação - tudo sem custos de instalação e manutenção para o cliente (proprietário do espaço).
No último dia 23 de março foi aberta a estação localizada no I Fashion Outlet, em Tijucas (BR-101, KM 165). O negócio é um marco para as duas empresas: é o ingresso da Empório Seletto no ramo de shoppings centers e a primeira operação do gênero na rede Iguatemi – grupo líder no setor no país, com 16 empreendimentos.
A loja fica localizada próximo à praça de alimentação, ao lado da Magic Toys e Artex, em frente à Polo Club. Oferece cerca de 500 itens de alimentação e bebidas (inclusive geladas), como chás, refrigerantes, sucos, energéticos, cervejas, água, salgadinhos, snacks, refeições congeladas, biscoitos, doces e muito mais.
O mix foi montado pensando na diversificação do público que passa pelo local: clientes, lojistas e colaboradores do próprio shopping (cerca de 300). O pagamento é feito em totens autônomos, com leitor de código de barras e sistema que aceita todos os cartões de crédito e débito, além de PIX, Vale Alimentação, Vale Refeição.
A instalação da estrutura foi em um espaço otimizado, de apenas 25m², o que é uma característica da startup: conseguir viabilizar o negócio mesmo em lugares pequenos (até mesmo corredores), o que tem facilitado a adesão por parte de clientes que não disponibilizam de grandes áreas.
Presença estratégica para os planos de expansão

O fundador da Empório Seletto, Mario Camargo, está entusiasmado com o ingresso em um novo nicho – o de shoppings centers – principalmente em uma marca forte como Iguatemi e a expectativa é de crescer ainda mais neste setor. “Estar presente no I Fashion Outlet é essencial neste momento. O empreendimento está dentro da nossa atual área de atuação, que abrange a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Além disso, está localizado na BR-101, que conecta a região Sul com Sudeste e as principais capitais do Brasil, o que é estratégico para os nossos planos de crescimento a nível nacional”, afirma.
A expansão da Empório Seletto também conta com a abertura, no dia 4 de abril, de uma loja em Itajaí, na empresa EQI Investimentos, localizada no Bravamall Shopping, na Praia Brava. A marca já está presente na região do Litoral Norte e Vale do Itajaí desde o início de 2002. Em Camboriú pode ser visitada no plantão de vendas do Parque Camboriú, da PZ Empreendimentos, que contará com o serviço, previsto no projeto de construção. Já em Itajaí, está disponível no Hotel 7 e no Condomínio Premier Class.
As novas operações reforçam o forte ritmo de crescimento da startup em SC, onde já possui mais de 20 lojas – sendo que a meta é chegar a 40 ainda no primeiro semestre deste ano. Elas estão instaladas em hotéis, empresas, condomínios residenciais e comerciais, além de entidades de classe. A Empório Seletto atua nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú e Palhoça. A expansão para fora do Estado também já começou, com a abertura da primeira estação em São Paulo, em 1º de março, no Travel Inn Paulista Wall Street.  A Empório Seletto é uma das pioneiras do setor e líder de mercado entre as marcas catarinenses.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página