Arbo, marca de perfumaria do Boticário, é conhecida por suas
fragrâncias frescas. Arbo Forest, novidade que acaba de chegar ao
portfólio, não é diferente: com notas cítricas e verdes, o fougère promove a
sensação de um “banho de floresta”, além de ser o primeiro item da marca a
contar com um refil junto ao lançamento, reforçando seu compromisso com a
comunidade e com a sustentabilidade.
O banho de floresta é
uma experiência de conexão com a natureza. A floresta libera naturalmente
partículas que promovem o bem-estar, chamadas Phytoncides, induzindo o
relaxamento e promovendo um boost de energia. Durante o banho de floresta, há
uma redução da concentração de cortisol, o que promove o alívio do estresse. A
sensação de fadiga também é reduzida, resultando na melhora do humor. Além
disso, a prática aumenta o volume de células NK, ligadas ao fortalecimento do
sistema imunológico.
Inspirado nessa
prática, o lançamento traz uma fragrância que recria e entrega a sensação
renovadora e energizante da experiência, em uma imersão na natureza, e um
despertar para os sentidos. O item ainda conta com notas cítricas e verdes,
tons de lavanda, âmbar, patchouli, entre outros.
Arbo Forest também
faz parte do movimento de ampliação do portfólio de refis do Boticário, sendo
Arbo a primeira marca de perfumaria a disponibilizar a opção em refil para os
consumidores. Essa nova possibilidade reduz em 89% a quantidade de resíduos a
ser descartada no meio ambiente – em comparação ao peso da embalagem da
fragrância sem granel – mostrando o compromisso da marca em trazer inovações
que diminuam o impacto na natureza e contribuam para um planeta mais
equilibrado.
“O refil de Arbo
Forest é todo feito de alumínio, sendo fácil de reciclar e garantindo que a
fragrância seja preservada. Além disso, a refilagem do produto pode ser feita
em casa, unindo inovação, sustentabilidade e praticidade”, explica Mariana
Cavanha, Gerente de ESG do Grupo Boticário.
“Com esse lançamento,
nós queremos estimular nossos consumidores a criarem o senso de coletividade na
preservação do meio ambiente, além de reforçarmos novamente o nosso compromisso
de solucionar 150% dos resíduos gerados até 2030”, completa.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é
uma pauta prioritária para o Grupo Boticário. Em seu compromisso 01 – Beleza de
um Futuro Limpo – o grupo divulgou a meta de mapear e solucionar 150% de todo o
resíduo sólido gerado pela cadeia do GB. E o Boticário possui um importante
papel nesse caminho. Além do movimento de refis, que reduz a quantidade de
resíduos descartados no meio ambiente, a empresa conta com o maior programa de
reciclagem no segmento de beleza, em pontos de coleta de todo o Brasil – o
Boti Recicla.
Criado em 2006, o
programa conta com pontos de coleta em todas as suas lojas para o consumidor
descartar suas embalagens vazias de cosméticos em geral (e não somente de
produtos da marca). Essas embalagens são transportadas para cooperativas
parceiras, onde são feitas a separação e a reciclagem dos materiais para
reiniciar seu ciclo na indústria.
“Nossas embalagens já
viraram paredes de lojas, beckers de decoração, luminárias e até espaços escolares”,
conta a executiva.
Além disso, a marca
também promove importantes práticas de sustentabilidade, como: substituição de
matérias-primas dos produtos para facilitar o processo de reciclagem; tornar as
embalagens mais leves, refiláveis e reaproveitáveis, feitas a partir de
matéria-prima 100% renovável; garantir certificações internacionais, como
Cruelty Free (PETA) e Leaping Bunny (Cruelty Free International), que comprovam
o compromisso da não realização de testes em animais; pensar em maneiras de transportar
mais produtos por viagem reduzindo a emissão de CO2; tornar o
Boticário a primeira empresa brasileira a usar pele 3D; desenvolver formulações
veganas.
Já a Fundação
Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins
lucrativos, mantida pelo Grupo Boticário, que atua em prol da
conservação da natureza e do desenvolvimento das pessoas ao seu redor. Criada
em 1990, é um exemplo pioneiro de investimento na proteção da biodiversidade
brasileira, com o entendimento de que, direta ou indiretamente, todos dependem
da natureza e devem cuidar dela. A fundação acredita que a conservação da
natureza, além da proteção das espécies e dos ecossistemas, é a base para atuar
com desafios sociais e econômicos, para gerar bem-estar social e economia
forte.
Entre as ações da
FGB, está a manutenção de duas áreas protegidas na Mata Atlântica e no Cerrado
– os dois biomas mais ameaçados do Brasil –, sendo um espaço equivalente a 70
Parques do Ibirapuera. Uma dessas áreas é a Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba
(PR), aberta ao turismo: a área proporciona aos visitantes uma imersão na Mata
Atlântica.
Os produtos são
encontrados em todas as lojas físicas e no e-commerce
da marca, além do aplicativo do Boticário,
disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via
WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na
plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para
verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um
revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.