Um marco importante
para a regulamentação do uso e compartilhamento de informações pessoais foi a
implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está em vigor desde 2020. Segundo um levantamento da Legaltech,
muitas empresas brasileiras têm buscado se adequar a LGPD. As demandas de
governança de proteção de dados no mercado corporativo cresceram 554% em
2021. Mas ainda existem empresas que precisam se adaptar. Até mesmo
instituições do governo. Uma reportagem do Canal Tech apontou
que, até julho de 2022, 80% dos órgãos federais não estão dentro da lei. A
porcentagem foi extraída de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).
É importante lembrar
que a LGPD tem como objetivo proteger dados e garantir a privacidade dos
usuários. De acordo com Irene Silva, CEO da desenvolvedora de
softwares, Ellevo, a LGPD é uma mudança na postura das empresas e como elas tratam as
informações de terceiros. “As empresas que não se adequarem em algum momento
serão multadas e o valor pode chegar até 2% do faturamento, limitado a R$ 50
milhões”, alerta.
Para o DPO da Ellevo, Gabriel
Guterro, recentemente a Ellevo tem analisado a implementação de algumas
rotinas em suas plataformas para garantir ainda mais a aplicação da LGPD,
visando a Segurança da Informação e preservação dos dados pessoais dos
clientes. “Recursos como criptografia de arquivos, anonimização de dados,
segregação de base de dados online e offline, automatização para restrições de
acessos a dados do sistema e adequação de processos internos são alguns dos
temas que estão em análise pelos especialistas das aplicações. Além disso,
testes de invasão e vulnerabilidades são realizados com frequência para
garantir e manter a segurança dos dados”, explica.
Adequação antes da
Lei entrar em vigor
Muitas empresas
procuraram se adequar a LGPD antes mesmo de a lei entrar em vigor. Um exemplo
para se citar, é a Ellevo, empresa é referência nacional no
desenvolvimento de soluções em tecnologia para gestão de atendimento e
serviços, automatização de processos, help desk, service desk e serviços
compartilhados, com os sistemas Plataforma Ellevo e Ellevo Next. Em 2019, a
empresa já havia se adequado à nova lei, seguindo também as regulamentações
europeias.
“Para se adequar à
lei, a Ellevo realizou uma série de consultorias com especialistas, fez ajustes
na rotina interna e adotou novas ações na armazenagem de dados. Uma outra
medida importante foi a criação do cargo Data Protector Office (DPO),
que é o responsável por cuidar das questões referentes à proteção de dados”,
explica Irene.
Irene ainda contou
que no processo de adequação, também foi criado um plano de ação com nove
fases. “Entre elas está o Mapeamento de Dados, em que foi identificado e
classificado os dados pessoais, com análise de consentimentos e fluxo de dados,
além de também realizar uma identificação e análise de riscos. Também podemos
citar que criamos uma Política Interna de Proteção de Dados e Política
de Privacidade, que está disponível em nosso site”.
Um passo para as
empresas seguirem são os testes de vulnerabilidade e monitoramento
constantes, cuidando de todos os dados dos clientes. “A Ellevo realiza esses
testes constantemente, toda armazenagem de dados registrados nos sistemas
desenvolvidos pela empresa, feitos de forma responsável. Todas as medidas
adotadas garantem a transparência, produtividade e segurança, conforme exigido
pela LGPD”, relata.
Através da Plataforma
Ellevo e do Ellevo Next, a Ellevo adequou as soluções à norma. “Um
exemplo de aplicação da LGPD é no módulo de help desk. Todos os atendimentos em
que constem dados pessoais do solicitante, devem ser armazenados em uma base
que permita ao controlador verificar rapidamente o histórico de informações”,
explica.
Importante lembrar
também às empresas que ainda buscam a adequação, é que a Ellevo possui a
vantagem de ter a implantação de um sistema que unifica a comunicação em chat,
e-mail, telefone, chatbot, entre outros, tornando tudo mais simples e prático.
“Além de claro, centralizar todos os dados que tem sido a melhor prática para
atender por completo a legislação”, completa Irene.
Sobre a Ellevo
Presente em 22
países, a Ellevo possui uma central de negócios em Balneário Camboriú (SC),
atendimento online em todo o Brasil e América do Sul e tem em sua cartela
clientes como Sotreq, Renault, Supermercado Lopes, entre outros. No total, mais de 500 empresas já foram beneficiadas com suas
soluções.