Blog Top Society - Karla Cruz

Confraria Pai e Filho reuniu 10 duplas e trios de competidores no espaço NK Gourmet

12/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9623_post_10561.jpg
A noite de quarta-feira teve clima de reality show de gastronomia no Neumarkt Shopping. Pais e filhos toparam o desafio de preparar um sanduíche bonito e delicioso em 15 minutos, em uma competição que reuniu 10 grupos de participantes – entre duplas e trios. O evento Confraria Pai e Filho, realizado pelo Neumarkt em parceria com o Senac, foi criado para as famílias celebrarem de uma forma diferente o Dia dos Pais, com momentos de muita descontração e interação.  
 
Gerente de Marketing do Neumarkt Shopping, Girlaine Caldas contou que a proposta do evento era oferecer uma experiência diferente e única para as famílias, que saísse um pouco das tradicionais comemorações de Dia dos Pais. “Pensamos em um evento que, além de divertido, também proporcionasse um momento de aproximação entre pais e filhos. E nada melhor do que a cozinha, que sempre nos remete a memórias afetivas. Temos certeza que esse dia vai ficar para sempre na lembrança de todos os participantes”, afirmou.
 
Antes da competição começar, pais e filhos se prepararam para colocar a mão na massa vestindo aventais e o tradicional chapéu branco dos chefs de cozinha. A atmosfera era uma mistura de diversão e ansiedade, especialmente entre as crianças, que queriam começar logo a montar os pratos. A disputa consistia em escolher os ingredientes – pães, frios, saladas e molhos –, levar para a bancada e preparar a quatro ou seis mãos (alguns pais estavam acompanhados de dois filhos) um sanduíche gourmet em um tempo de 15 minutos. 
img/topsocie_blog/9623_post_9806.jpg
img/topsocie_blog/9623_post_8379.jpg
img/topsocie_blog/9623_post_6989.jpg
 
Depois era só apresentar a receita para os jurados, explicando o que tinha no sanduíche, e torcer para agradar ao paladar deles. As preparações foram avaliadas por três convidados que gostam e entendem de gastronomia: Bruno Deola Nasatto, coordenador do Senac Blumengarten; Marco Merini, proprietário dos restaurantes Rosa Mexicano e Mortadella Ristorante & Pizzeria; e o jornalista Francisco Fresard, mais conhecido como Pancho.
 
Receitas caprichadas
 
Organizadora da disputa, a professora e coordenadora dos cursos de Gastronomia do Senac, Juliana Sá Holz, acredita que essa dinâmica de evento é divertida justamente pelo clima de competição. “Os participantes ficam nesta expectativa de ganhar, não tanto pela premiação, mas pelo espírito de competir, que tem muita influência dos reality shows gastronômicos. E quando tem esse envolvimento de pais e filhos se torna muito mais especial, porque ainda tem essa interação deles na cozinha. Pela proposta, montagem e até a apresentação dos pratos percebemos um esforço grande das famílias em preparar sanduíches saborosos e caprichados, e nós vimos isso estampado na fisionomia dos jurados”, relatou a chef.
 
Para Pancho, a escolha foi um tanto difícil. “Como eram 10 duplas/trios, tinham vários sanduíches para provar, e complicou um pouco porque os ingredientes eram muito parecidos. Então, foi um ou outro detalhe que fez a diferença. Mas foi muito legal ver as crianças se envolvendo com os pais, montando os sanduíches e explicando as receitas. Ver esta participação das famílias e todos entrando na brincadeira valeu muito a pena”, comentou.
 
Bruno destacou que a experiência foi muito bacana, especialmente pelo envolvimento em família na competição”. Precisei me conter para não me sensibilizar demais, porque foi bonito ver pais e filhos cozinhando juntos. Se eu não tivesse sido jurado, ia adorar estar do outro lado cozinhando com os meus dois filhos. Foi muito show!”, elogiou. Merini também curtiu ver o clima de parceria dos competidores. “Além de rever amigos e conhecer novas pessoas, foi muito legal ver essa interação entre pais e filhos na cozinha. O Neumarkt está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou.
 
Experiência divertida
 
Com uma receita que levou copa, dois tipos de queijo, alface, maionese, cebola e manjericão, os grandes vencedores da noite foram o administrador Ramiris Rafael Beninca, 46 anos, e a filha Carolina, 12 anos. “A gente já está acostumado a cozinhar juntos em casa, mas essa experiência de participar de uma competição no shopping foi muito divertida”, contou Ramiris. 
 
A dupla nem tinha muita expectativa de vencer, mas acredita que foi a gema e a clara cozidas incorporadas à maionese pronta que deu um toque especial ao sabor do sanduíche. “Foi bem legal, gostei muito de preparar o sanduíche com meu pai e ainda ganhar o prêmio”, comentou Carolina, que em casa adora fazer bolos, sobremesas e pizza. Como premiação, o pai ganhou um vinho e um conjunto de facas para queijos e a filha foi presenteada com ingressos de cinema.
 
Mesmo sem levar o título de vencedores para casa, o dentista Paulo Gutierrez, 46 anos, e seu filho Miguel, 17 anos, adoraram a experiência. “O mais legal não é competir com os pais, mas essa disputa interna mesmo, de pensar ‘Será que vamos nos superar e fazer algo gostoso?’. E a gente realmente se superou, os jurados comentaram no final que o nosso sabor estava muito bom. Conseguimos chegar naquilo que a gente queria, só a apresentação que não ficou muito boa”, contou Paulo aos risos. Mas foi uma experiência muito bacana, de poder usufruir de um momento desses ao lado do meu filho, isso só reforça os laços”, opinou. Miguel disse que foi diferente e divertido porque eles nunca haviam participado de um concurso. “Eu não estava colocando muita fé, mas no final foi bem legal e até fiquei nervoso”. 
 
Para os participantes terem um momento de confraternização após a participação na disputa, foi oferecida uma degustação de queijos e vinhos, em parceria com a Cabriz Dão Portugal. A Confraria Pai e Filho contou ainda com um excelente repertório de blues e jazz, comandado pelo Léo Maier Trio (Hélio Reichert no sax, Marcelo de Paula no contrabaixo acústico e Léo Maier na guitarra e vocal), que integra o Clube do Jazz de Santa Catarina. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página