Blog Top Society - Karla Cruz

Fio de Poliamida reciclado representa inovação para o mercado brasileiro

12/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9624_post_812.png
Um novo fio de Poliamida feito de materiais reciclados virá para o Brasil através da Huvispan. O produto será apresentado durante a 17ª edição da Febratex, que ocorre entre os dias 23 e 26 de agosto, em Blumenau (SC). O evento é a maior feira das Américas para a indústria têxtil e uma das maiores do mundo no segmento.

O fio de poliamida é feito de matérias-primas derivadas de chips de poliamida e fios usados. O produto não apenas reduz a quantidade de material que iria para o lixo, como também traz outros benefícios ao meio ambiente, como economia de água. A produção causa um menor impacto ambiental, ao reduzir em 86% a emissão de carbono em 78% o despejo de efluentes em corpos d’água, e em 90% o esgotamento de recursos abióticos e combustíveis fósseis, quando comparado ao processo de fabricação do fio virgem. 

 “A Huvispan vem investindo na responsabilidade ambiental, através de ações internas, como o Programa de Gerenciamento de Resíduos, que leva à redução de resíduos e favorece o desenvolvimento sustentável, com foco na preservação do meio ambiente. Assim, também vem buscando novidades de produtos para oferecer ao mercado têxtil e disseminar a conscientização ambiental”, explica o gerente comercial de fios, Saulo Lacerda.

O novo fio também apresenta uma ótima qualidade. Para garantir que atendesse os requisitos do mercado foram feitos vários testes. “ A Huvispan prioriza a parceria com fornecedores internacionais que entregam qualidade e tecnologia e claro, nossa equipe também garante a qualidade do produto, realizando testes com o objetivo de garantir um fio de excelência no mercado”, explica Lacerda.

Expectativas para a Febratex

A Febratex é a maior feira de máquinas e tecnologias têxteis das Américas. E as expectativas são sempre grandes, uma vez que o evento é esperado pelo mercado para exibição de lançamentos da indústria e de confecção. Neste ano, o tema envolve sustentabilidade e inovação, o que combina com a Huvispan Têxtil. 

“A Febratex é a maior feira das Américas no segmento têxtil, com certeza, a Huvispan Têxtil não poderia ficar de fora. Além de divulgar nossos produtos e serviços, pretendemos atrair novos e lucrativos negócios, além de manter a parceria com nossos clientes que irão prestigiar a Febratex”, explica Lacerda.

Importância da reciclagem 

As fibras sintéticas, como nylon que é um dos nomes pelo qual a poliamida é conhecida, podem levar até 50 anos para se decompor quando estão no aterro. A reciclagem de fios e chips de poliamida, além de prevenir o descarte, também diminui o uso de recursos naturais. Os chips são feitos de polímeros (plástico) em grãos. E são a principal matéria-prima utilizada em têxteis, e também nas indústrias de plásticos e de engenharia. 

Os chips de poliamida são amplamente utilizados na produção e podem ser transformados em vários produtos. Também possuem características como: boa resistência, forte resistência ao desgaste, resistência ao óleo, resistência ao choque, alta resistência mecânica e resistência ao calor, boa resistência ao impacto, alto ponto de fusão e bom desempenho de moldagem. 

Sobre a Huvispan Têxtil

Fundada em agosto de 2005, a Huvispan desenvolve soluções de ponta para o segmento têxtil. Estrategicamente localizada em um dos maiores polos têxteis do país, na cidade de Blumenau (SC), a empresa possui uma estrutura de aproximadamente 21.000 m² de área construída. Além do serviço de tinturaria e acabamento para malhas e tecidos em rolo, a marca é distribuidora do Elastano Creora, fios metalizados, fios de poliéster e fios de viscose para todo o Brasil.

Entre seus diferenciais estão uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, padronização de maquinário, garantia de qualidade em todas as etapas do processo, estrutura física montada pensando no fluxo correto de trabalho, laboratórios físico e químico próprios. A Huvispan também desenvolve ações que visam à sustentabilidade, como o Programa de Gerenciamento de Resíduos, ao tratar a água utilizada nos processos,  a utilização de químicos e corantes de fornecedores que participam do programa ZDHC e uso de substâncias restritas, alinhado ao conceito de economia circular, além de ações no dia a dia com colaboradores internos, diminuindo e conscientizando o descarte de resíduos.  
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página