Blog Top Society - Karla Cruz

28ª INCANTO TRENTINO SUPERA EXPECTATIVAS DA ORGANIZAÇÃO

08/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9575_post_12377.jpg
Durante quatro dias, Nova Trento, no Vale do rio Tijucas, destacou ainda mais a cultura italiana herdada dos primeiros colonizadores. Muita alegria, músicas, bebidas e comidas típicas, bem ao estilo italiano, marcaram a 28ª Incanto Trentino – A Festa das Tradições Trentino-Italianas, que reuniu moradores da cidade e da região, além de visitantes de outros municípios catarinenses e até de outros Estados.
 
Segundo a Associação Neotrentina de Turismo – Neotur, entidade que realiza a Incanto Trentino, com o apoio na Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o público superou todas as expectativas.
 
“Ela superou, com certeza, todas as nossas expectativas. Ultrapassamos os 10 mil visitantes, podendo chegar há cerca de 15 mil pessoas. Estamos muito felizes e realizados, com todos os elogios que estamos recebendo. Acredito que foi um sucesso”, lembrou Lilian Teresinha Spengler Dalbosco, presidente da Neotur.
 
E foi assim também durante todo o domingo, 7, quando encerrou a festa. Com uma homenagem aos colonizadores, o dia começou com um desfile Cultural na Rua dos Imigrantes, que lembrou as tradições italianas e também marcou o início dos festejos de 130 anos de emancipação do município, que ocorre nesta segunda-feira, dia 8. O encontro lembrou os costumes dos italianos que deram origem à cidade, mas também as demais etnias como polonesa e alemã.
 
Realezas
No início da tarde, foi a vez de escolher as realezas mirins da festa. Concorreram ao título nove candidatas e ao final foi escolhida Maria Clara Gon Vanini, como Seconda principessa; Suzana Fachin Till, como Prima principessa e a Ana Betina Fantini é a nova Piccola regina da Incanto Trentino.
img/topsocie_blog/9575_post_2528.jpg
img/topsocie_blog/9575_post_8769.jpg
 
Mais tarde, os jurados escolheram Viviane Vinotti, como Embaixatriz da festa Incanto Trentino; com Eduarda Grott da Silveira, como Segunda princesa; Adriana Izabel Dalsenter, como Primeira Princesa e Ariani Dalla Brida foi eleita a Rainha da 29ª Incanto Trentino, que acontece em agosto de 2023.
 
“Encerramos as comemorações de 130 anos do município e da 28ª Incanto Trentino, com as melhores avaliações possíveis, pois  todos tem falado que foi a melhor edição de todas . A gente fica muito feliz”, destacou o Prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso.
 
Dias de muita festa e tradições
O prestigio da 28ª Incanto Trentino começou na quinta-feira, dia 4, quando autoridades regionais e estaduais estiveram na Abertura Oficial da festa, juntamente com mais de 3 mil pessoas que acompanharam ainda, o tradicional tombamento da polenta feito pelo grupo que organiza a produção da polenta com linguiça, toda a quinta-feira da festa e a sangria do primeiro barril de vinho.
 
Grupos da Melhor Idade de várias regiões lotaram a Incanto Trentino. Eles tiveram um dia especial com café da manhã, bingo, muita dança e comidas típicas. Já no sábado, uma das principais atrações foi a apresentação do Gruppo Folk Nea Tridentum que mostra a cultura italiana através da dança e dos seus trajes cheios de significados.
img/topsocie_blog/9575_post_5365.jpg
img/topsocie_blog/9575_post_13241.jpg
img/topsocie_blog/9575_post_11069.jpg
img/topsocie_blog/9575_post_13194.jpg
img/topsocie_blog/9575_post_2254.jpg
img/topsocie_blog/9575_post_7739.jpg
img/topsocie_blog/9575_post_11827.jpg
img/topsocie_blog/9575_post_10087.jpg
 
Além disso, em todos os dias de festa, foi possível participar das competições, que também vieram com os primeiros colonizadores, como serrote, estilingue, chope em metro e muito mais, bem como atrações musicais italianas e populares nos dois palcos.
 
Gastronomia
O público também se encantou com a decoração. Luzes cênicas trouxeram as cores da Itália para a festa e plantas ornamentais, compunham o visual que fez os visitantes se sentirem em uma “vila da Itália”, principalmente no setor da gastronomia. Aliás, esse foi um dos mais disputados, com público recorde em todos os dias da festa.
 
A Stefania Nones veio de Rio dos Cedros com um grupo de canto de aproximadamente 30 pessoas. Ficou admirada pela estrutura e já planeja voltar.
 
“Apesar de sermos cidades irmãs, havia muito tempo que não visitava a Incanto Trentino e me surpreendi com seu crescimento. Quero convidar a família e vir mais vezes à cidade”, completou.
 
Já a Heloísa Pires e o esposo Rudolf moram em Florianópolis. Ela, que é apaixonada por gastronomia e vinhos, voltou para a Capital encantada.
 
“Conhecia Nova Trento como turista, mas não fazia ideia de toda essa exaltação da cultura italiana, com as músicas, cerveja e vinhos maravilhosos e toda essa variedade de gastronomia”, completou.
 
Para o presidente da Comissão organizadora da 28ª Incanto Trentino, Agostinho Orsi, os resultados são positivos devido a “um grupo que colaborou muito fazendo os contatos e resolveu tudo, que são os membros da Neotur. A festa superou as nossas expectativas. Sempre trabalhamos para resolver tudo que envolve uma grande festa como é a Incanto Trentino e fazer o melhor para o público”.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página