O Dia dos Pais é a
quarta data comemorativa mais importante para o comércio varejista brasileiro e
fica atrás apenas do Natal, do Dia das Mães e do Dia dos Namorados. Conforme a
Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), o varejo teve alta por quatro meses consecutivos neste ano, o que
aumenta as expectativas para a data. Porém, os lojistas precisam estar atentos
e se programar para a logística exigida.
O indicador Confiança
do Empresário do Comércio (Icec) de junho cresceu 5,1%. E no ano o crescimento
foi de 24,4%. Foi a maior pontuação (122,4) desde março de 2020. Este índice é
medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Mesmo sem pesquisas
apontando a intenção de compra para o Dia dos Pais deste ano, as datas
anteriores deixam os comerciantes otimistas. O Dia dos Namorados registrou
crescimento de 115% no varejo online, comparado ao mesmo período de 2021.
Para o Dia dos Pais,
a pesquisa feita pela CNDL/SPC Brasil, apontava um ticket médio de R$ 207,52 no
ano passado. Considerando o aumento registrado no Dia dos Namorados de 2022, a
expectativa de gasto para a data de agosto pode chegar a R$ 249,02.
Desafios enfrentados
pela logística
Os lojistas enfrentam
inúmeros desafios este ano, como a alta do dólar, do barril de petróleo e da
inflação e a escassez de produtos ou matérias-primas. Além disso, ainda ocorrem
novos lockdowns na China para conter a disseminação do
Covid-19.
Muitas empresas têm
apostado em sistemas de gestão para driblar estes desafios. A empresa Hiper
Têxtil adotou um software para melhorar sua gestão de fretes com as soluções do
DATAFRETE. A empresa conseguiu gerar uma economia de 15% com os custos de
contratação de fretes e obteve ganhos de 66% em produtividade nos processos
logísticos internos.
A solução escolhida
possui diferentes módulos que atendem a operação de transporte da empresa. O
módulo de Gestão de entregas é um deles. Ele unifica todos os parceiros
logísticos na plataforma, facilitando o monitoramento das entregas e permitindo
à empresa atuar preventivamente nas demandas críticas. O resultado obtido é um
alto índice de satisfação dos clientes e uma redução expressiva no SAC.
Outro ponto que
trouxe uma economia significativa é a automatização na cotação de fretes. Além
de estar integrado ao sistema de gestão da empresa, integrou também as suas
plataformas virtuais de venda. Nesta solução, a empresa pode diversificar os
parceiros logísticos e escalar sua abrangência de mercado.
Sobre a DATAFRETE
Localizada em
Blumenau, Santa Catarina, DATAFRETE é uma empresa que desenvolve soluções para
a gestão de fretes de embarcadores. O sistema faz a integração dos e-commerces
e de indústrias com as transportadoras, o que facilita os processos de gestão
dos transportes e monitoramento das entregas com mais de vinte soluções
desenvolvidas.
As principais
soluções oferecidas são simulador de frete, gestão de entregas, rastreamento de
entregas, auditoria de faturas, ferramentas de business intelligence (BI) e
serviços de consultoria logística. Um software desenvolvido para entregar a
melhor gestão dos fretes, com redução de custos e melhoria na visibilidade das
entregas e aumento das vendas. Tem como clientes empresas em todo o Brasil,
como Mallory, Kion Group, Ventisol e entre outras.