Blog Top Society - Karla Cruz

Aliança Francesa e ICBA inauguram nova sede em Blumenau

15/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9372_post_2790.jpg
A Aliança Francesa e o Instituto Cultural Brasil Alemanha, instituições com uma importante contribuição cultural para Blumenau e com papel fundamental na difusão dos idiomas francês e alemão, respectivamente, inauguram neste sábado (dia 16) a sua nova sede.
 
A cerimônia de abertura será realizada para convidados, às 19h, e contará com a presença do Cônsul Geral da Alemanha, Milan Simandl, e Jean Victor Martin, representando o consulado honorário da França em Florianópolis.

A AF Blumenau e o ICBA já estavam compartilhando o mesmo espaço físico desde 2021, união que na época foi marcada pela exposição “Ensemble-Zusammen-Juntos”, realizada no Neumarkt Shopping.
img/topsocie_blog/9372_post_9143.jpg
 
Agora, estarão juntos também na nova sede, localizada em uma ampla casa na Rua Petrópolis, no Centro da cidade. O imóvel foi restaurado para abrigar as duas instituições, além do escritório da cônsul honorária da Alemanha, Susanne Klemz Adam.
 
O espaço conta com 10 salas de aula, 9 banheiros, 2 cozinhas, piscina, galeria de arte, auditório e uma espaçosa área externa, onde serão realizados eventos culturais.
 
"Esta inauguração representa para a AF Blumenau a realização de um sonho. De oferecer à comunidade de Blumenau e região um espaço onde a instituição possa realizar plenamente sua missão: a difusão da língua e cultura francesas. Além disso, a união com o ICBA é a comprovação principal de que a AF se mantém conectada aos novos tempos e fiel ao intercâmbio cultural, que é característica da Alliance Française desde a fundação em Paris, em 1883", ressalta Marcos Paulo Bertoldi, diretor da Aliança Francesa Blumenau.
 
Sobre a Aliança Francesa
 
A Aliança Francesa Blumenau foi fundada em 21 de agosto de 1980, tendo sua primeira sede situada em uma transversal da Rua Paulo Zimmermann. Em mais de 40 anos de atividades, acompanhou o crescimento e desenvolvimento da cidade, sempre se mantendo comprometida com a excelência no ensino da língua francesa e com a promoção da cultura francófona – características que tornam a Aliança Francesa no Brasil referência em diplomas de proficiência no idioma. Hoje, possui uma rede de alunos e amigos que alimentam laços que vão muito além dos cursos de francês. Estudar na Aliança Francesa é conhecer pessoas, se abrir para outros horizontes e, acima de tudo, viver uma rica experiência cultural.
 
Sobre o ICBA
 
Há 54 anos, o Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA) existe na cidade de Blumenau com o objetivo de fomentar e cultivar as tradições da língua e cultura alemãs para a região. Criado por pessoas que puderam perceber a riqueza local nesses quesitos devido à imigração alemã, tornou-se um pólo multiplicador baseado em tradição e qualidade. Parceiro homologado do Instituto Goethe para aplicação de certificação internacional em todos os níveis, o Instituto – que não tem fins lucrativos – é também referência em confiabilidade para todos aqueles que almejam um presente ou futuro relacionado aos países falantes do idioma alemão.
 
Aliança Francesa Blumenau | Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA
Rua Petrópolis, 11, Centro, Blumenau
Informações: https://aliancafrancesablumenau.com.br/ e https://www.icbablumenau.com/

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página