
Adotar um software para otimizar os
processos da empresa pode significar redução de custos. A otimização permite a
identificação de falhas, eliminação de desperdícios e de quedas de desempenho e
o gerenciamento de recursos mal-empregados para outras áreas. Os softwares de
planejamento e gestão, por exemplo, foram desenvolvidos para organizar funções,
tarefas recorrentes e cronogramas, evitando o retrabalho e automatizando ações
repetitivas.
“Os softwares contam com mecanismos inteligentes
que otimizam processos. Dessa maneira pode-se otimizar o cumprimento de
demandas e a simultaneidade de funcionalidades. Tarefas complexas passam a ser desempenhadas
com simplicidade e a rotina da empresa é facilitada”, explica a CEO da
desenvolvedora de softwares Ellevo, Irene
Silva. A empresa é referência nacional no desenvolvimento de
soluções em tecnologia para gestão de atendimento e serviços, automatização de
processos, help desk, service desk e serviços compartilhados, com os sistemas
Plataforma Ellevo e Ellevo Next.
Um programa pode automatizar tarefas
repetitivas, assim permitindo que um funcionário esteja livre para desempenhar
outras atividades, como por exemplo, realizar mais atendimentos. Como
consequência, aumenta-se a produtividade. “As pessoas passam a se dedicar de
fato a tarefas importantes e inovadoras que irão possibilitar o avanço
estratégico do negócio, já que agora não terão mais que se preocupar com as
tarefas que foram automatizadas”, destaca Irene.
Existem soluções que disponibilizam a gestão e
acompanhamento das demandas. “Este processo facilita a organização das equipes
e de seus gestores proporcionando um atendimento ágil, monitorado e munido de
informações”, informa Irene.
Um outro exemplo é quanto à gestão de estoque.
“Ter muitos produtos acumulados significa dinheiro parado, porém em uma quantia
reduzida significa que o atendimento ao cliente pode ficar comprometido. Um
gerenciamento eficiente irá encontrar a quantidade perfeita para se ter, sem
comprometer o capital de giro e o atendimento”, alerta.
Irene explica que um outro ponto positivo é
quanto a manter um histórico do que já foi realizado. “Os softwares podem
manter os atendimentos e tarefas registradas, aumentando a agilidade da equipe.
A Ellevo, por exemplo, desenvolve várias soluções que ajudam a otimizar
processos, entre elas está a Plataforma Ellevo cujo desempenho equivale ao de 20 softwares
diferentes. A plataforma é robusta e cheia de funcionalidades para gestão de
atendimento, automatização de processos, help desk, service desk e centro de
serviços compartilhados. Ela permite a automatização de processos, evita a
perda de perda de informações e documentos e também falhas por processos
manuais”, acrescenta.
Por fim, os softwares para a otimização de
processos podem também gerar métricas e relatórios sobre o desempenho da equipe
e do relacionamento com os clientes. Essas informações são reunidas em um
dashboard, que é um painel visual. Irene cita como exemplo o Ellevo Next,
software que reúne soluções para help desk e service desk. “O software permite
a automação dos processos, facilita o atendimento ao cliente interno e externo;
contribui para melhoria contínua das rotinas da empresa; automatiza atividades.
O sistema possibilita que sejam realizados atendimentos por vários canais, com
a integração dos processos”.
Sobre a Ellevo
Presente em 22 países, a Ellevo possui uma
central de negócios em Balneário Camboriú (SC), atendimento online em todo o
Brasil e América do Sul e tem em sua cartela clientes como Sotreq, Renault,
Supermercado Lopes, entre outros. No total, mais de 500 empresas já foram beneficiadas
com suas soluções.