Blog Top Society - Karla Cruz

Vá além da xícara neste inverno: benefícios de consumir chás e suas diversas utilizações

05/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9263_post_8221.jpg
Com as temperaturas despencando e o inverno assumindo seu lugar, naturalmente a  busca pela sensação de conforto e de aconchego se fazem mais presentes no nosso dia a dia. E, quem nunca ouviu “vamos tomar um chá para esquentar”?  A bebida milenar, conhecida no mundo todo e adequada conforme cada cultura, pode ir além da xícara. 

O método de preparo pela infusão de folhas, flores e raízes da planta, geralmente com água quente, pode trazer inúmeros benefícios à saúde, e ainda é a forma mais tradicional de ser consumido.  Porém, os blends – misturas de chá com frutas, flores e/ou especiarias, além das diversas opções do seu uso na culinária tornaram-se bem populares.  A especialista em chás e blends e uma das fundadoras da 1401 TEA Larissa Ferrari garante: “ É possível usar toda a criatividade com os chás e ter muito mais do que saúde como resultado, essa alquimia toda pode resultar numa explosão de sabores”, destaca. 

De acordo com Larissa Ferrari, o chá pode ser ingrediente de drinks, bolos, tortas, sanduíches e de pratos. “A variedade do seu uso é extensa. O gosto único de cada chá pode ser o segredo na hora de misturar e incrementar as receitas. Um bolo de tangerina combinado com um chá Earl Grey, uma trufa de Chai, há inúmeras opções. Além do sabor peculiar, os chás possuem efeitos fitoterápicos e podem trazer benefícios à saúde como melhorar as defesas naturais do corpo, auxiliar no controle da glicose sanguínea, ajuda a emagrecer, melhora o humor e tem efeito antioxidante”, explica Larissa.
 
Uma bebida quentinha para o inverno
Conforme Larissa, a tradicional bebida indiana, Masala Chai, se tornou uma das  queridinhas dos clientes da casa 1401 TEA. Bebida quente, versátil e com sabores intensos marcados pelas especiarias, fator principal na escolha para uma bebida que aquece de verdade. 
Vamos ao modo de preparo:
Utilizando a mesma proporção de água para leite (pode ser utilizado o leite vegetal), você utilizará uma pequena quantidade do blend Nosso Chai composto por chá preto e muitas especiarias, conforme orientação da embalagem. Esse chá, diferente de outros, é preparado a temperaturas acima de 100°C, precisando ferver por um tempo entre 6 e 10 minutos, podendo também ser adoçado à gosto (o Masala Chai tradicional é bem docinho).  

>> Confira aqui uma dica da Larissa para identificar a temperatura da água sem o termômetro culinário!

Sobre a 1401 TEA
Em 2017, mãe e filha, a chocolatier Jacqueline Ferrari e a especialista em chás e blends Larissa Ferrari, fundaram a 1401 TEA, um espaço localizado no Passeio Pedra Branca, em Palhoça - SC, que permite uma imersão no mundo dos chás. A especialista em chás e blends Larissa Ferrari é também estudante no curso de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o que lhe dá propriedade para brincar e abusar das misturas e suas reações com os chás.  Atualmente a casa 1401 TEA conta com um cardápio com oito blends (misturas) de chás, inéditos e autorais da marca, e que são produzidos artesanalmente na própria fábrica. Para quem quer levar os blends para casa, a marca oferece, na linha de Boutique, a opção de compra de seis dos seus blends de chá, já embalados com as devidas instruções de preparo, gramatura e ingredientes em sua composição. A 1401 TEA funciona de terça-feira a domingo, das 12h às 20h.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página