Blog Top Society - Karla Cruz

Linhas de créditos sustentáveis impulsionam pequenos agricultores e a preservação ambiental

04/06/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8988_post_247.jpg
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 5 de junho ficou definido com o Dia Mundial do Meio Ambiente durante a Conferência de Estocolmo realizada em 1972. O objetivo da data é conscientizar a população sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. Seja qual for o ramo de atuação de uma empresa, é cada vez mais notório que contribuir para essa causa não se trata de um diferencial, mas sim de uma responsabilidade de todos.
 
Sendo uma cooperativa financeira, a Cresol busca incentivar novos negócios que também estejam atentos às questões ambientais. Atualmente a Instituição conta com 33 linhas de financiamento exclusivas para créditos sustentáveis, que em 2021 contemplaram 1922 contratos, que somaram mais de R$146 milhões em financiamentos. Além disso, a Cresol apoia iniciativas sustentáveis.
 
Preservação de Espécies
Um dos projetos realizados pela Cresol foi o “Meliponário”, construído na Praça Central de Aratiba (RS). Uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos foi montada para incentivar a produção de abelhas sem ferrão, contribuindo para a preservação das espécies. O espaço que é aberto as crianças, excursões de escolas e o público em geral, tem o objetivo de tornar acessível ao público, informações sobre as variadas espécies, sendo algumas delas inclusive ameaçadas de extinção.
 
Além disso, o município já realizou dois seminários microrregionais de Abelhas Sem Ferrão, que também contaram com o apoio da Cresol e outras instituições. Por desenvolverem um papel insubstituível, com milhares de plantas dependendo delas para se reproduzirem, as abelhas são consideradas um dos seres vivos mais importantes do planeta. Por isso, eventos como estes são necessários, pois visam aprimorar técnicas de captura, transferência, divisão e alimentação, além de desenvolver a consciência sobre a importância dessa espécie e da manutenção da biodiversidade. A ideia é que o seminário continue anualmente, com a Cresol mantendo a parceira.
 
Produção de Mel Orgânico
Associado da Cresol desde 2010, Alcides dos Santos e a família contaram com a Cooperativa Financeira para investirem em sua propriedade em Bom Jesus (SC), onde produzem mel orgânico. O cooperado deu continuidade às atividades que os avôs já se dedicavam. Atualmente, a propriedade produz entre 1.200kg e 1300kg por safra, comercializando diretamente com o consumidor e no Programa de Alimentação Escolar (PNAE).
 
Além do mel, Alcides e sua esposa Fátima também produzem outros itens orgânicos: hortaliças, milho, feijão, batata doce, mandioca, abóbora, alho, frutas, temperos, plantas medicinais, entre outros. O casal não faz uso de agrotóxicos e para o bom desenvolvimento das plantas utiliza caldas caseiras.
 
“A agricultura familiar e orgânica, não é difícil, é gostoso de trabalhar e o fato de ser tudo natural também nos dá satisfação de saber que estamos contribuindo com o meio ambiente e com as pessoas. Ainda, é uma atividade lucrativa, pois o preço aumenta em aproximadamente 30% em relação aos alimentos convencionais. Mas a comercialização não é o único objetivo da nossa família, nós também fazemos doações dessas plantas e frutas, não pensamos apenas em dinheiro, mas no nosso bem-estar e das pessoas que adquiriram os produtos”, comenta Alcides.
 
Fátima e Alcides fazem parte da Rede Ecovida de Agroecologia que reúne diversos núcleos regionais de produtores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Mensalmente são realizadas visitas em propriedades proporcionando trocas de experiência. A família também preserva as “sementes crioulas”, que são várias espécies de feijão, milho, arroz, entre outras variedades.
 
Produtores Ecologistas
A Família Tondello, de Antônio Prado (RS), também associados da Cresol, já produzem orgânicos há mais de 20 anos e reforçam que a diversidade (policultura) é uma das características deste tipo de produção. Com opções de horticultura (alface, rúcula, repolho, tempero verde, salsa, cebola, cenoura, beterraba) e de frutas (mertilo, maçã, pêssego), a propriedade também é certificada pela rede Ecovida.
 
De acordo com Jonas Tondello, a família passou a produzir orgânico pensando na saúde, por considerar uma alimentação mais saudável. A produção é praticamente 100% destinada a Caxias do Sul, onde há 23 anos todos os sábados pela manhã é realizada uma Feira Orgânica.
 
O pai de Jonas, José Tondello, é sócio fundador da Cresol em Antônio Prado e defende que tanto a Cresol, quanto o cultivo orgânico tem o mesmo propósito. “A Cresol valoriza e incentiva muito as pequenas propriedades, a agricultura familiar e é justamente nestes espaços que a produção orgânica costuma acontecer. Eu acho que é o casamento certo, as duas partes têm a mesma bandeira, de saber que por mais que seja algo que pareça pequeno, tem um grande potencial”, afirma o produtor.
 
Sandra Campagnollo também se dedica a este tipo de manejo, pertencendo a Associação dos Produtores Ecologistas Vila Segredo Ipê RS (APESC) e desde 1994 realiza feira orgânica em Porto Alegre e Ipê, municípios do Rio Grande do Sul. Ela reforça que além de saber utilizar a técnica certa para cultivar e fazer o controle das pragas e doenças, o clima também pode impactar na produção com períodos muito secos e outros com excesso de chuva. De qualquer forma, reforça que vale a pena investir neste tipo de produção e que a parceria da Cresol fez toda a diferença para ela.
 
“O que mais vale a pena é do ponto de vista da saúde. Além disso, acaba também sendo um pouco rentável. A Cresol para mim foi primordial, porque consegui por meio dela financiar alguns equipamentos: um trator, uma caminhonete e fazer a minhas estufas, que permitiram desenvolver melhor o meu negócio”.  
 
Sobre a Cresol
Com 26 anos de história, mais de 720 mil cooperados e 699 agências de relacionamento em 17 estados, a Cresol é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas financeiras do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Em 2021, a cooperativa encerrou o ano com R$ 16,8 bilhões em ativos e destacou sua solidez entre as instituições financeiras cooperativas.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página