Após a realização do concurso com
formato híbrido em 2021, o maior concurso de botecos do Brasil está de volta
originalmente: de 8 de abril a 1 de maio, o Comida di Buteco 2022 chega para
resgatar a magia e alegria desses espaços. A missão do concurso é transformar
vidas através da cozinha de raiz, contando histórias de vidas de pequenos
comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “botecos”, e nesta edição
seu foco está na campanha Buteco Vive.
Bares e restaurantes estão entre os
setores que mais sofreram durante a pandemia, onde 30% dos participantes do
concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas somente no período de
2020 e 2021. Para continuar o seu propósito, o Comida di Buteco buscou ampliar
o número de participantes do concurso, valorizando esses pequenos negócios e
empreendedores, com aproximadamente 800 inscritos de Norte a Sul do país
disputando o título de campeão em cada um dos 21 circuitos.
Na edição deste ano, a tradição de
oferecer petiscos a um preço justo segue sendo um ponto importante, permitindo
experimentar criações a um preço fixo de R$27 em todo o Brasil. Vale destacar
que a competição é um concurso onde é eleito o melhor boteco de cada circuito,
e não o melhor petisco. Além disso, em todas as edições, 20% dos concorrentes
dão espaço para novos estabelecimentos, gerando renovação e acirrando a
competitividade.
Na primeira etapa, os botecos
pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a
competição. O público e os jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando
quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco
corresponde a 70% do peso da nota, e as demais categorias 10% cada uma. O voto
do público vale 50% do peso total, e os jurados correspondem aos outros
50%.
Na segunda etapa, uma nova comissão
de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visita os campeões de
cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada
campeão recebe três jurados, e então é eleito o melhor boteco do Sul do Brasil,
que será conhecido e premiado no mês de julho.
Um modelo de negócios transformador
de vidas
O concurso tem como perfil apenas os
negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias. Todos os envolvidos
fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: o boteco, que não
paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte
financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade
econômica gerando empregos, impostos, turismo, e abrange grandes parceiros, em
mídia jornalismo, influenciadores; e, finalmente, o público, que visita e vota
ao longo de todo o mês do concurso, alavancando de forma poderosa toda a cadeia
na qual os estabelecimentos estão inseridos.
Confira os participantes do concurso
que começa no dia 8 de abril: Bar do Noel, Beer Praia, Bendito Boteco, Boteco O
Mané, Botequim das Flores, Capitão Gaivota, Centro Social da Cerveja, Deck
Lagoa, Gato Mamado Bar, Milton’s Bar, Morro Das Pedras Bar e Restaurante,
Nacanoa Oyster Bar, Sufoco's Bar, Tonho Boteco, Zeca Bar e Restaurante, Zero
54.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado
com investimento de empresas que acreditam na sua missão e como uma real
plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações
espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros:
o boteco. A seguir, apresentamos algumas das principais marcas que estão
presentes no Comida di Buteco.
Santander
O
Santander se mantém como banco oficial do evento e seus clientes terão 10% de
desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos
participantes. Além disso, a Getnet será o meio de pagamento oficial. Com amplo
incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais
eventos do País e ou atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor,
desde o produtor rural até o consumidor final.
O Banco atua por meio de seus
programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que
está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer
prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros. No
Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou
força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o
cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre
SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por
Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga
Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do
Farol Santander.
Piraquê
A Piraquê acredita que o Concurso
Comida Di Buteco tem um Quê de Originalidade, portanto, tem um Quê de Piraquê!
Por isso, pela segunda vez consecutiva, a marca patrocina a ação, com
visibilidade em todos os botecos participantes. Dessa forma, Piraquê contribui
para o fortalecimento dos bares tradicionais que, assim como a marca, valorizam
receitas exclusivas e originais.
Eisenbahn
“Para a Eisenbahn, passear de boteco em
boteco, nas praças de São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão
Preto, como a cerveja oficial do concurso Comida di Buteco é motivo de
comemoração. A marca entende que cuidar de cada detalhe é importante para
produzir uma cerveja artesanal de qualidade, assim como para o concurso é
selecionar estabelecimentos que prezam pelo fazer artesanal.
“Esta parceria com
o Comida di Buteco é uma oportunidade de valorizarmos os negócios familiares e
toda a grande corrente do bem que abrange os botecos de todo o Brasil. Junto
com o concurso queremos fortalecer esse poderoso modelo de negócio no qual os
bares e botecos estão inseridos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing
da Eisenbahn. Bohemia é a marca que move tradições e como primeira cerveja do
Brasil tem uma ligação muito forte com os botecos. Participar mais um ano do
‘Comida Di Buteco’ é mais uma forma de prestigiar os estabelecimentos que levam
essa cultura para os dias atuais. Já estamos ansiosas para conhecer os melhores
pratos de 2022”, conta Aline Gusmão, Gerente Regional de Marketing da Ambev no
Centro-Oeste.
Seara/Rezende/Incrível
A Seara, que sempre surpreende os
brasileiros com muito sabor, qualidade e inovação não poderia ficar de fora do
evento que prestigia a cozinha de raiz e incentiva o pequeno empreendedor
de bares e botecos do país., por isso, é patrocinadora do Comida di Buteco e
convida o público para provar todo o sabor do seu portfólio de produtos. A
marca leva para o evento a Linguiça Calabresa Defumada Seara que é feita com
carnes nobres, defumada naturalmente e com um tempero marcante de pimenta
calabresa.
Outro produto tema do concurso é a Linguiça Defumada Rezende, com
sabor de casa, é ideal para elaborar pratos diversos. Completando a
participação da Seara, pela primeira vez a competição terá receitas com
proteína vegetal. A marca INCRÍVEL, que oferece versatilidade no consumo de
proteína vai contribuir para tornar os botecos mais inclusivos, tornando todos
bem vindos a mesa e não deixar ninguém de fora da experiência do Comida di
Buteco.
Os petiscos vegetais serão feitos com a carne moída 100% vegetal
Incrível, que tem o mesmo sabor e textura que a carne moída de origem animal,
permitindo os Botecos fazerem versões de receitas já tradicionais, como um
bolinho de carne, além de outras receitas criativas para a competição.
Mc Cain
A McCain já é parceira do Comida Di
Buteco há 5 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte
de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz, aproximando a
McCain tanto dos bares e restaurantes que participam, quanto dos consumidores
que visitam estes locais durante a disputa.
“E é claro que, nesse contexto de
happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o aperitivo mais
democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”,
comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.
Para essa
edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: a
Batata Temperada com Páprica & Pimenta, que possui uma textura super
crocante, corte fininho e visual rústico super diferenciado pela presença de
tempero e casca. O produto é muito versátil, pois é perfeito para ser servido
como uma porção cheia de sabor, já que combina muito bem com diversos molhos e
coberturas, mas também funciona muito bem como acompanhamento de carnes,
hambúrgueres e outros pratos incríveis.
Chandon
“Assim como a Chandon, a comida de
boteco é genuinamente brasileira. Faz parte da cultura gastronômica do país e
reflete sua essência coletiva e plural. Por esse motivo juntamente ao Comida di
Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus
consumidores a explorarem um mundo de possibilidades de ambientes descontraídos
e a provar porções deliciosas, harmonizadas com nossos espumantes excepcionais.
Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar a retomada dos botecos, a
Chandon presenteará os campeões estaduais com um Kit de Serviço Chandon , e o
campeão nacional ganhará o kit e a uma viagem para 2 pessoas para viverem uma
experiência única na vinícola Chandon, localizada em Garibaldi, no Rio Grande do
Sul. Além disso a marca também convida todos os participantes e consumidores a
se juntarem a Comunidade Chandon, através de cadastro via QR code, oferecendo
cursos exclusivos sobre a história da marca, apresentação de seus espumantes e
dicas de consumo.”
Heinz
A Heinz, dona do ketchup nº1 do mundo,
patrocina o Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. “O Comida di Buteco
é um dos concursos mais tradicionais do país, unindo os melhores bares do
Brasil em torno de uma competição deliciosa. E a Heinz, marca tão amada pelos
brasileiros, irá contribuir novamente para elevar a experiência com sua
qualidade superior e garantir ainda mais sabor aos petiscos criados no
concurso, que ficam muito gostosos com nossos condimentos. Estamos felizes por
irmos em busca do melhor Buteco do Brasil, uma vez mais”, Thais Corrêa,
especialista de Brand Building da Kraft Heinz.
Reserva 51
“O projeto Comida di Buteco tem total
afinidade com nosso produto. Para tornar a competição de 2022 ainda mais
especial, lançaremos o concurso Caipirinha Perfeita, a ser elaborado
exclusivamente com a nossa Cachaça 51 Edição Histórica. Assim, além de destilar
uma dose a mais de sabor nessa jornada em busca do melhor boteco do Brasil,
criaremos momentos de consumo e apreciação que reforçam a versatilidade do
nosso produto, que é também uma importante fonte de renda para os donos de
bar”, comenta Luciano Sadi Andrade, head of marketing da Cia Müller de Bebidas.