Blog Top Society - Karla Cruz

Ação educativa auxilia na reflexão sobre atitudes no trânsito

20/09/2016    Karla Cruz

img/topsocie_blog/787_post_5132.jpg
img/topsocie_blog/787_post_2091.jpg
img/topsocie_blog/787_post_3685.jpg
img/topsocie_blog/787_post_6155.jpg
img/topsocie_blog/787_post_9270.jpg
img/topsocie_blog/787_post_14369.jpg
img/topsocie_blog/787_post_2854.jpg
img/topsocie_blog/787_post_7420.jpg
img/topsocie_blog/787_post_10695.jpg
img/topsocie_blog/787_post_13813.jpg
img/topsocie_blog/787_post_12677.jpg
A blitz educativa realizada nas principais ruas do Centro, nesta terça-feira (20), fez muita gente pensar sobre suas atitudes e como construir um trânsito melhor. A atividade integra a programação da Semana do Trânsito, organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por meio da CDL Jovem, e que segue até o sábado (24), quando ocorre o dia D.

Pedestres, ciclistas e motoristas foram abordados para receber informações e orientações de como transformar essa convivência segura e melhor para todos. A coordenara do evento, Maitê Bueno, destaca que a conscientização é a melhor maneira de repensar e mudar algumas atitudes. “ Todos temos direitos e deveres, e se cada um fizer a sua parte, especialmente, respeitando as regras e o outro, vamos ter um ambiente mais saudável”.

E a falta de respeito é o que mais chama atenção do aposentado Inácio Rogério da Silveira. Para ele, esse é o ponto mais crítico no trânsito lageano. “ Sou pedestre e motorista. Não vejo atitudes respeitosas entre ambos. A utilização de faixas e vagas exclusivas para idosos e deficientes por pessoas que não precisam é um exemplo”, destaca.

A pressa e desatenção são dois dos fatores que levam à imprudência. A assistente administrativa Daniela Borges estava atravessando a rua fora da faixa de pedestres. Abordada pela equipe, ela caminhou mais alguns passos e utilizou a demarcação para esse público. “ Todos cometemos esses erros com frequência no dia-a-dia. Valeu muito a ação porque nos motiva a pensar no que estamos fazendo ou deixando de fazer”.

Abordagem da PRF
A educação no trânsito está entre as atividades cotidianas da Polícia Rodoviária Federal. Nesta oportunidade, os policiais se aproximaram dos pequenos para incentivar a prestarem mais atenção no assunto. Mini talões de multas com uma linguagem específica para a criançada foram distribuídos durante a manhã.

Na brincadeira, o trânsito é levado a sério. Com o bloquinho, as crianças podem corrigir o comportamento dos adultos alertando se cometeram alguma infração. O pequeno Caetano Soares, de 5 anos, garantiu o seu. “ Sempre falo para o meu vô que ele não pode passar no sinal vermelho e nem andar sem cinto de segurança”.  

Durante a ação, a PRF fez algumas abordagens aos motoristas. No caso dos motociclistas, todos usavam capacete, porém com a viseira levantada. O chefe do Grupo de Policiamento Tático da 5ª Delegacia da PRF, Neio Lúcio Amorin, alerta que o motociclista nesta condição pode ser multado em R$ 192 e suspensão do direito de dirigir se não usar o equipamento de segurança da forma correta. “ Isso caracteriza infração gravíssima e sete pontos na carteira de habilitação”.

São parceiros da Semana do Trânsito: Ses/Senat, Sesc, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar,  Corpo de Bombeiros, Ciretran, Diretran e Secretaria de Educação.

Programação
Dia 21
19h - Bafômetro – Lages Garden Shopping
Dia 22
Julgamento do concurso cultural
Dia 23
22h – Bafômetro nos bares da cidade
Dia 24 (Dia D)
9h às 12h – ações no Calçadão da Praça João Costa
15h – Pedal – Praça Joca Neves
Dia 30
Premiação do concurso cultural 


Texto e foto: Catarinas Comunicação
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página