Blog Top Society - Karla Cruz

14ª Osterfest homenageia técnica Bauernmalerei com três artistas de Pomerode (SC)

11/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7751_post_4953.png
Quem já visitou Pomerode (SC), mesmo que não tenha se deparado com o termo Bauernmalerei, certamente se encantou com peças de artesanato que utilizam a técnica. Traduzida literalmente como “pintura campestre”, essa estética chegou à região no século XIX com os imigrantes e é marcada por pinceladas em forma de vírgula e o uso da cor branca para efeitos de luz e sombra, principalmente em elementos da natureza.
 
O Bauernmalerei será o grande homenageado do maior ovo de Páscoa decorado do mundo em 2022. A estrutura, com mais de 15 metros de altura, faz parte da programação da 14ª Osterfest, que vai de 17 de fevereiro a 17 de abril na cidade mais alemã do Brasil.
 
Três artesãos criaram a arte que será reproduzida no ovo: Rafaela Trapp, Zelia Klöppel Rengel e Davi Gomes. Foram três meses de trabalho. Os testes aconteceram em uma versão com cerca de 30 centímetros, de madeira.
 
“Começamos com projetos individuais e, aos poucos, fomos nos afinando como equipe, para que a obra tivesse um tom de unidade. Aprendemos muito com as especificidades técnicas que um projeto dessa magnitude exige e, depois de algumas versões, concluímos o que será, certamente, o trabalho mais impactante das nossas vidas”, comenta Rafaela.
 
A expectativa é de que o público compreenda e valorize ainda mais o Bauernmalerei, de acordo com Zélia. “É uma técnica encantadora e muito presente aqui em Pomerode e aplicada em diversos produtos – especialmente em madeira. Estamos muito felizes com a possibilidade de mostrar mais sobre toda a delicadeza e história que cada uma dessas pinceladas carrega”, explica.
 
“Cada um de nós traz uma emoção e um simbolismo muito grande neste trabalho. A Rafaela tem o orgulho de ser pomerodense, a Zélia, assim como eu, adotou Pomerode como sua cidade. Para mim, contribuir com essa obra foi uma forma de agradecer pela acolhida dos pomerodenses”, finaliza Davi.
 
Quem são os artesãos responsáveis pela pintura
 
Rafaela Trapp é pomerodense e começou a trabalhar com a técnica do Bauernmalerei depois de um curso em 2008. Desde então, além das suas obras autorais, também se dedica à Handgemacht – Loja Feito à Mão, que comercializa itens produzidos por diversos artesãos locais no Centro Cultural de Pomerode.
 
Nascida em Ituporanga (SC), Zélia Klöppel Rengel veio para Pomerode acompanhando a rotina profissional da família. Conheceu a técnica Bauernmalerei e se encantou. Em 2008 conseguiu fazer um curso e desde então tem se dedicado ao aperfeiçoamento do seu trabalho.
 
Já Davi Gomes é de Nova Prata do Iguaçu (PR) e vive em Pomerode há 16 anos. Para ele, que além de pinturas também faz tornearia em madeira, o Bauernmalerei é uma forma de terapia. Seus produtos também estão à venda na Handgemacht – Loja Feito à Mão.
 
Sobre a 14ª Osterfest
 
O maior evento de Páscoa da América Latina será de 17 de fevereiro a 17 de abril de 2022, no Centro Cultural de Pomerode (SC). Além ovo de 15 metros de altura, a programação conta ainda com a maior árvore de casquinhas naturais do mundo, também homologada pelo World Guinness Book, além de diversas atrações que valorizam a arte, a cultura e a gastronomia herdada dos imigrantes alemães. A Osterfest é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip).
 

14ª Osterfest
Data: 17 de fevereiro a 17 de abril de 2022, de quintas-feiras a domingo
Local: Centro Cultural de Pomerode, em Pomerode (SC)
Mais informações: www.visitepomerode.com.br

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página