Blog Top Society - Karla Cruz

Avenida lotada para prestar homenagens à pátria!

07/09/2016    Karla Cruz

img/topsocie_blog/773_post_610.jpg
 21 instituições, entre escolas, associações, clubes, grupos e forças armadas participaram do desfile. (Fotos: Marcio Avila)
img/topsocie_blog/773_post_5976.jpg
img/topsocie_blog/773_post_3372.jpg
img/topsocie_blog/773_post_1203.jpg
img/topsocie_blog/773_post_12339.jpg
img/topsocie_blog/773_post_2953.jpg
img/topsocie_blog/773_post_3635.jpg
img/topsocie_blog/773_post_11378.jpg
img/topsocie_blog/773_post_13792.jpg
img/topsocie_blog/773_post_10410.jpg
img/topsocie_blog/773_post_7248.jpg
“Esta é a nossa nação, pois é aqui que vivemos e por essa terra que precisamos lutar. O patriotismo é muito importante e em Lages este é o desfile em que a avenida decorada é a mais bonita de todos os tempos.” Elizeu Mattos
Lages amanheceu gelada neste 7 de setembro, mas nem mesmo o frio intenso deixou de motivar os lageanos a irem para avenida Duque de Caxias prestigiar o desfile cívico. Milhares de pessoas acompanharam a passagem de 21 instituições, entre escolas municipais e estaduais, associações, grupos de escoteiros, Lions Clube, Desbravadores Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, entre outras entidades. Aproximadamente três mil alunos participaram do desfile.
A avenida vestiu-se de verde e amarelo para receber os visitantes. No palanque, decorado especialmente para a data, autoridades civis e militares marcaram presença e valorizaram cada apresentação cronometrada e ensaiada durante meses. Para o prefeito Elizeu Mattos esta foi uma festa para a democracia e a pátria, que comemora sua independência. “Mesmo com todas as dificuldades, esta é a nossa nação, pois é aqui que vivemos e por essa terra que precisamos lutar. O patriotismo é muito importante e em Lages este é o desfile em que a avenida decorada é a mais bonita de todos os tempos, com grande participação da população, que já é uma tradição em nossa cidade”, comenta.
A secretária de Educação, Leni Coelho Granzotto, lembrou-se do esforço e dedicação dos alunos e professores para fazer bonito no desfile. “Todos foram muito bem preparados, desde os pelotões até as fanfarras, para prestar suas homenagens e exaltarem a pátria”, comenta.
250 anos de Lages são lembrados no desfile
Neste ano especial, além das homenagens à pátria e comemorações alusivas à independência do Brasil, o desfile também prestigiou os 250 anos de fundação de Lages. Muitas bandeiras, cartazes, pessoas circulando com camisetas e bonés com símbolos que lembram a data foram marcantes durante o evento.
A prefeitura também participou e montou seus pelotões a pé e frota mecânica, compostos por servidores antigos e as novas gerações, identificados com uniformes, faixas, bandeiras, banners e plotagens. Passaram pela avenida veículos e equipamentos utilizados nos serviços diários da municipalidade, como caminhões, caçambas, tratores e retro escavadeiras utilizados pela patrulha rural, na manutenção de estradas, assim como ônibus, barcos e veículos utilizados pela Defesa Civil.
Outro pelotão foi composto pela torcida organizada do Internacional de Lages, com a mascote Leão Baio, que fez a alegria das crianças enquanto esbanjava carisma na avenida. “Com essas lembranças conseguimos levantar ainda mais a autoestima dos lageanos, mostrando o quanto evoluímos, o que conquistamos hoje e que não tínhamos no passado”, diz o prefeito.
Projetos sociais e pedagógicos se destacam
O desfile cívico é sempre uma oportunidade para as instituições mostrarem à comunidade seus projetos e programas que mais se destacam. Muitas escolas aproveitaram o espaço para divulgar seus trabalhos, como o projeto Samba de Raiz, das escolas municipais Mutirão e Prof. Antônio Joaquim Henriques, além das atividades esportivas e culturais realizados nas demais unidades, como o balé, street dance, canto e coral, entre outros.
Chamou a atenção a desenvoltura e espontaneidade do pelotão e fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “A expectativa é sempre muito grande para vivenciar este momento. Incluir eles nestas atividades representa muito, pois a comunidade precisa saber que eles são iguais a todo mundo, e apesar de alguma deficiência, as dificuldades são superadas muitas vezes melhor que qualquer um de nós”, enfatiza a diretora da Apae, Roseli Freitas.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página