Blog Top Society - Karla Cruz

SACRA Grupo Cantus Firmus Florianópolis (SC) 04/09/16 (domingo) 20h CATEDRAL DIOCESANA DE LAGES Classificação etária: Livre Entrada Franca

31/08/2016    Karla Cruz

img/topsocie_blog/764_post_4117.png
Cantus Firmus  Música Sacra
O grupo Cantus Firmus – especializado na música medieval e renascentista – apresenta o concerto ‘Música Sacra da Idade Média e do Renascimento’.
Neste concerto, o grupo canta uma seleção de peças sacras de diferentes países e estilos, cobrindo o período entre os séculos 13 e 17. A seleção inclui peças polifônicas como In te Domine - composta por Josquin de Prez (1450-1521), Ave Regina Coelorum de Guillaume Dufay (1397-1474) e canções de procissão como Mui grandes noit’e dia de Afonso X El Sabio – séc. XIV.
Os concertos propõem uma íntima ligação entre o novo e o velho, o resgate de sonoridades longínquas unidas às características estéticas e de imaginário do homem contemporâneo. É através de concertos didáticos que o grupo Cantus Firmus se posiciona como conjunto interessado em pesquisar a fundo o repertório da chamada ‘música antiga’, para permitir ao público uma apreciação com o máximo de autenticidade e sinceridade das peças vocais e instrumentais escritas naqueles períodos.
Programa Música Sacra
Kyrie - Monodia séc. XI
Aleluia (Georgian Chant) – Anônimo séc. XII
Mui grandes noit’e dia – Afonso X El Sabio – séc. XIV
Alle Psallite Cum Luya - anônimo séc. XIII
Cuncti Simus Concanentes (Libre Vermell de Montserrat) - anônimo séc. XIV
Ave Virgo Virginum – Anônimo séc. XIII
Polorum Regina (Libre Vermell de Montserrat) - anônimo séc. XIV
Ave Regina Coelorum - Guillaume Dufay (1400-1474)
La déploration sur la mort de Johannes Ockeghem - Josquin de Prez (1450-1521)
In te Domine - Josquin de Prez (1450-1521)
Stella Splendens – Anônimo – séc. XIV
Canções de amor
Tant que vivray – Claudin de Sermisy (c.1490-1562)
Mille Regretz - Josquin de Prez (1450-1521)
J'atens le temps - Clément Janequin (1485-1558)

O Cantus Firmus
Foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis, Santa Catarina, em 2003. Hoje, é formado por 5 cantores e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista. Tem como sede de ensaio e produção a Camarim – Escola de Arte, localizada no bairro Estreito.
O Cantus Firmus trabalha com cópias de instrumentos utilizados na época (um alaúde Pré-Barroco de 1644 e flautas Ganassi, de 1550). O estudo da sonoridade, das articulações e da retórica do discurso musical de cada composição procura valorizar aspectos genuínos da escrita antiga. As tessituras são modificadas para favorecer a precisão da afinação proposta pelo período e as vozes procuram um ajuste mais fino com a estética da época.
O repertório do grupo abrange inúmeras formas e períodos. Um conjunto de obras vocais que vai do séc XII ao séc. XVII (Idade Média, Renascimento e início do período Barroco). Das canções francesas do séc. XVI, passando pelos motetos sacros do séc.XIII, aos villancicos espanhóis do séc. XV, e obras completas como a Missa Brevis de G. P. Palestrina (séc. XVI), o grupo procura estudar cada obra em particular, seu modo de execução na época e tratamento musical.
Os concertos propõem uma íntima ligação entre o novo e o velho, o resgate de sonoridades longínquas unidas às características estéticas e de imaginário do homem contemporâneo. É através de concertos didáticos que o grupo Cantus Firmus se posiciona como conjunto interessado em pesquisar a fundo o repertório da chamada ‘música antiga’, e permitir ao público uma apreciação das peças vocais e instrumentais escritas naqueles períodos com o máximo de autenticidade.
img/topsocie_blog/764_post_1412.png
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página