Blog Top Society - Karla Cruz

Mutirão de Diabetes acontece na Vila Germânica neste sábado (27/11)

26/11/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7577_post_11859.jpg
Destinada a pessoas com diagnóstico de diabetes e selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Campanha de Detecção da Retinopatia Diabética - Exame do Fundo de Olho irá atender gratuitamente, 300 pessoas, no próximo sábado, 27/11, das 7h às 12h, no setor 2 da Vila Germânica. A ação conta com o apoio de médicos cooperados à Unimed Blumenau e demais parceiros (PMD - SEMUS - NAD, FURB, UNIMED, ADVALI, Demolay e Filhas de Jo Internacional, Lions Internacional, Renal Vida, e apoio das sociedades SCO, SBRV, CBO e ANAD), para atendimento, exames de fundo de olho e avaliação renal.    
 
Esta mobilização acontece desde 2018 e está ligada à campanha novembro azul, com o intuito de promover conscientização sobre a importância da abordagem multidisciplinar para combater o diabetes.   
 
Devido a pandemia, este ano será oferecido o exame de fundo de olho somente aos pacientes pré-agendados pela Semus. Dependendo da gravidade, cada caso será encaminhado para a realização de tratamento a laser da retina. A retinopatia diabética é a complicação mais grave do diabetes, que afeta os olhos.  
 
Estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição e que a cada 6 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas à doença no mundo, segundo dados da IDF (International Diabetes Federation).  
  
Sobre a doença e o tratamento  
 
O diabetes é uma doença silenciosa e muitas vezes se manifesta já com sintomas graves. E a retinopatia diabética é a maior causa de perda de visão de adultos com idade entre 30 e 75 anos. Se detectada precocemente e com tratamento adequado, os riscos da cegueira podem ser reduzidos em mais de 80%. Diferentemente da catarata, a cegueira decorrente da retinopatia diabética é irreversível. 
 
O principal sintoma da retinopatia é a visão embaçada, que mesmo com uso de óculos não melhora, e o melhor tratamento é o controle clínico adequado e, nos casos graves, através da fotocoagulação a laser da retina, usada para cauterizar regiões do olho onde há má circulação sanguínea (isquemia).  A aplicação de laser pode reduzir as chances de cegueira em 70% dos casos. Sendo um procedimento não invasivo, rápido (em torno de 15 minutos cada sessão), utiliza como anestesia algumas gotas de colírio. Em todos os casos a avaliação do exame fundo de olho por um oftalmologista é o mais indicado para realização do tratamento adequado. 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página