Blog Top Society - Karla Cruz

Transgender Center Brazil chega a 500 cirurgias de transição de gênero

29/09/2021    Alex Ferrer

Clínica de Blumenau (SC), que atende pacientes do mundo todo, atingiu o marco na última semana
 
img/topsocie_blog/7044_post_4298.jpg

A segunda quinzena de setembro de 2021 marca um número muito importante para a Transgender Center Brazil, em Blumenau (SC). A clínica, especializada no atendimento a pacientes trangêneros chegou a 500 cirurgias de transição de gênero desde que foi inaugurada, em 2015.
Em seis anos de atuação, a clínica, que é comandada pelos médicos cirurgiões Dr. José Carlos Martins Junior e Dr. Claudio Eduardo de Souza ganhou destaque nacionalmente em diversas ocasiões, entre elas a cirurgia de transição sexual das primeiras gêmeas trans do mundo, Mayla e Sofia, que aconteceu ao mesmo tempo e repercutiu em mais de 40 países.
Há dois anos a clínica também foi notícia, quando o médico José Carlos Martins ofereceu a cirurgia de reconstrução facial e redesignação sexual à modelo trans Alice Felis, após apelo de vários artistas, entre eles a cantora Preta Gil. Alice foi brutalmente agredida em seu apartamento no Rio de Janeiro e teve a face desfigurada.
img/topsocie_blog/7044_post_3339.jpg

Para José Carlos Martins, mais do que números numa planilha, as centenas de pacientes que já passaram pela Trangender Center Brazil, representam histórias de luta, superação, resistência e coragem. Para ele, a marca de 500 cirurgias demonstra que as pessoas estão mais confiantes em se assumir como são e que vêm enfrentando uma sociedade tradicionalmente preconceituosa, em busca de sua identidade. Há fila de espera para o procedimento, com vagas a partir de fevereiro de 2022.
A paciente 500 é uma brasileira, de Taubaté, interior de São Paulo, mas que vive em Atlanta, nos Estados Unidos há mais de cinco anos. No ano passado ela veio a Blumenau para realizar a cirurgia de feminização facial e corporal. Na semana passada, retornou para finalizar o processo de transição do masculino, para o feminino.
“Sempre foi um sonho me ver como me enxergo: uma mulher! Desde jovem não me reconhecia diante do espelho e tive que enfrentar muitos preconceitos, tanto familiares, quanto da sociedade. Foi uma luta”, disse Angel.
Para a paciente, que se recupera em Blumenau, não é a cirurgia que define uma mulher trans, ou não. “Todas somos mulheres, apenas algumas não vêm a necessidade de fazer a cirurgia de redesignação sexual. Eu precisava e fiz no momento certo, quando estava madura para tomar esta decisão”, conta Angel, que está com 39 anos.
img/topsocie_blog/7044_post_14754.jpg

Para o médico a sensação de proporcionar felicidade plena às pacientes é uma das maiores realizações da profissão. O médico, que já foi considerado pela Revista Veja como o Pitanguy da cirurgia trans no Brasil, fez do país um polo da mudança de sexo, competindo com a Tailândia. A cidade também é considerada a ‘capital’ da mudança de sexo no Brasil.
- “Não lidamos apenas com estética, realizamos sonhos! Quando uma paciente chega até nós, ela vem cheia de dúvidas, de medos, muitas vezes sem nem saber direito quem é. Nossa equipe multidisciplinar a acompanha, orienta e fornece todo o apoio que ela precisa para tomar as decisões mais assertivas, que vão ao encontro do que ela realmente procura”, diz José Martins.
Foi justamente esse acompanhamento e apoio, que fez com que Angel escolhesse a Transgender Center Brazil para realizar a cirurgia. “Além da competência e atenção da equipe médica, o acompanhamento no pós-operatório faz a diferença, pois dá o suporte que a paciente precisa. “Essa atenção, carinho e cuidados que recebemos depois da operação, torna a recuperação mais fácil e por isso a clínica é uma referência para as pessoas trans”, pontuou Angel.
Juntos, os médicos Dr. José Martins e Dr. Claudio Eduardo foram responsáveis pela primeira cirurgia de Redesignação sexual de Santa Catarina e transformaram a Transgender na única clínica privada do país a realizar toda e qualquer cirurgia de transição, atendendo a transição de masculino para feminino e feminino para masculino. Os profissionais possuem treinamento pelo Transgender Center, da Filadélfia, Estados Unidos e periodicamente realizam palestras e orientações a pacientes no continente europeu.
O Dr. José Martins, ainda é responsável pelo único livro em língua portuguesa voltado para o público trans. Entre os temas abordados no livro “Transgêneros: Orientações médicas para uma transição segura” estão Terapia hormonal, Cirurgia de feminização e Masculinização facial, Feminização e Masculinização corporal e Redesignação sexual masculina e feminina. O livro conta com a colaboração do médico Claudio Eduardo de Souza.
img/topsocie_blog/7044_post_12826.jpg

 
 Imagens: Divulgação
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página