Blog Top Society - Karla Cruz

Arteriografia digital do cérebro é realizada em paciente do Hospital Jaraguá

24/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6698_post_5083.jpg
Um homem, de 35 anos, passou por um procedimento de neurorradiologia intervencionista na manhã da última sexta (20), em Jaraguá do Sul (SC). Foi a segunda vez que o procedimento foi realizado no Hospital Jaraguá e teve o objetivo de visualizar as artérias e veias cerebrais de um paciente que sofreu complicações de um traumatismo craniano.

“Com a realização da arteriografia digital foi possível identificar a melhor linha de tratamento para a fístula carótico-cavernosa desenvolvida em resultado do traumatismo do paciente”, explica o neurocirurgião Dr. Leonard Rocha Fonseca de Brito, um dos especialistas que atuou no procedimento.

De acordo com o médico, o procedimento que pode ser descrito como um cateterismo das artérias cerebrais foi utilizado para apurar as informações sobre o quadro e, deste modo, escolher o tratamento ideal. “O paciente sentia dor, sensação do olho pulsar e sopro no ouvido. Diante da situação, o nosso objetivo foi visualizar as artérias do cérebro para identificar a melhor estratégia de tratamento”, conta.

O profissional explica que a neurorradiologia intervencionista pode ser descrita como uma técnica minimamente invasiva. “Através de punções de artérias ou veias, e com o uso de cateteres dentro dos vasos é possível tratar algumas patologias neurológicas como aneurismas, malformações arteriovenosas e até embolização de tumores”, afirma.

Para os padrões da neurocirurgia, a duração da arteriografia digital é considerada rápida. Segundo o especialista, o procedimento realizado nesta sexta-feira levou em torno de 30 minutos para ser concluído.

“Esta foi a segunda vez que realizamos a arteriografia digital aqui no Hospital Jaraguá. O procedimento normalmente é realizado por dois profissionais. Neste caso o neurocirurgião Dr. Michael Ricardo Lang, colega que tem excelente formação em neurorradiologia intervencionista, foi quem conduziu o exame. Correu tudo bem e o próximo passo é programar  o tratamento definitivo deste paciente”, conta o Dr. Leonard.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página