Blog Top Society - Karla Cruz

RIO DO RASTRO MARATHON SERÁ COM DESAFIO DUPLO NOS 42KM

24/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6688_post_12917.jpg
A maratona de asfalto com maior altimetria do Brasil, com 2.560m, reserva aos atletas um desafio a mais dentro dos 42km. Os corredores vão participar do Desafio da Santa, nos últimos 7km da Serra do Rio do Rastro, considerado o trecho mais difícil da prova. As três mulheres e os três homens mais rápidos nesse percurso vão ser premiados com inscrição para a prova de 2022, e ainda vão receber uma medalha diferenciada. “Vai ter um tapete de cronometragem no km 35. O critério de premiação será o menor tempo a partir deste trecho até o pórtico de chegada. Nós criamos esse desafio a pedido de um grupo de atletas e treinadores que nós formamos para saber o que eles gostariam de ver na Rio do Rastro Marathon. E eles pediram esse Desafio dos 7K”, conta o diretor técnico do Mountain Do, Kiko dos Santos. 

O quilômetro 35 de uma maratona é considerado pelos corredores como um dos pontos mais difíceis da prova, e chegar a esse trecho com fôlego de sobra vai depender muito da estratégia de cada atleta e ainda mais do preparo. “O muro dos 35km deve ser respeitado, mas ao mesmo tempo não podemos menosprezar toda nossa preparação. Agora, ter mais uma motivação, não é nada mal né? O Desafio da Santa vem pra dar mais uma pitadinha de emoção na Rio do Rastro Marathon. Mais uma forma dos atletas mostrarem para si mesmo que tem condições de ir além e de quebra podendo até conseguir uma bela premiação no seu Sprint Final”, comenta o atleta de Curitiba, Eduardo Rocha.

A divulgação dos ganhadores do Desafio da Santa será feita logo depois do evento em uma live pós-prova. A Rio do Rastro Marathon, com o DNA das duas maiores organizadoras de corrida do sul do Brasil, vai ser realizada nos dias 02 e 03 de outubro, num dos pontos turísticos mais visitados de Santa Catarina.

APOIO AO ATLETA 

Uma das coisas mais importantes para o atleta é a hidratação ao longo do percurso. E essa é uma questão sempre muito bem planejada pela Corre Brasil e o Mountain Do, que têm mais de 15 anos de experiência em corridas de ruas e no trail run. Na maratona serão 23 pontos de água, sendo que em alguns terá ainda isotônico, e nos quilômetros 25, 29,5 e 37 o atleta vai contar com uma hidratação especial. Já na corrida dos 25km serão 14 pontos de hidratação e nos 40km de ciclismo de estrada e MTB, serão quatro pontos de água e hidratação especial.

img/topsocie_blog/6688_post_3103.jpg
img/topsocie_blog/6688_post_14972.jpg
img/topsocie_blog/6688_post_12197.jpg
img/topsocie_blog/6688_post_12445.jpg
Os percursos e as medalhas das três modalidades também já foram divulgados pela organização. Os detalhes podem ser conferidos no site www.riodorastromarathon.com.br .que também tem disponível o kit do atleta composto por duas camisetas – da prova e de finisher – mochila, cinta multiuso, toalha de banho e manta térmica (entregues após conclusão da prova), viseira, squeeze, sacola para guarda volumes, além da revista edição especial do evento. Todos os atletas que terminarem as provas dentro do tempo limite de cada modalidade vão receber a medalha de finisher. Já quem passar pelos trechos de corte depois do tempo, vai receber uma medalha de participação na prova. 

CONTAGEM REGRESSIVA

Nas três provas a Rio do Rastro Marathon vai reunir cerca de 1500 atletas de pelo menos sete estados do Brasil, sendo 42% deles de Santa Catarina. Os homens são maioria com 73,5%. Já 88% dos inscritos são corredores e 12% ciclistas. A prova que vai reunir mais atletas será os 25km de corrida, com 49% dos participantes desta primeira edição.

Falta pouco mais de um mês para corredores e ciclistas descobrirem os mistérios da Serra do Rio do Rastro. E assim como os atletas, a organização também está em contagem regressiva para essa primeira edição do evento. Uma prova que foi criada no auge da pandemia em 2020, tendo que ser adiada de maio para agosto e depois para outubro. Ao mesmo tempo a Corre Brasil e o Mountain Do já programam a segunda edição que está confirmada para os dias 14 e 15 de maio de 2022. 

PROTOCOLO DE ATUAÇÃO DE CORRIDAS DE RUAS

A Rio do Rastro Marathon vai seguir todos os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde e pelo decreto do Governo do Estado. As organizadoras também criaram um Protocolo de Atuação para as corridas de rua. O documento é baseado nas diretrizes da Abraceo – Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor. Ele visa delinear as práticas necessárias à situação provocada pela circulação do Coronavírus. Os detalhes podem ser conferidos nos site da prova www.riodorastromarathon.com.br

Redes sociais: @riodorastromarathon @correbrasil @mountaindo.trailrun
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página