Blog Top Society - Karla Cruz

IVG potencializa a inauguração do Primeiro Teatro do Monte Cristo

21/06/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6040_post_9476.jpg
O Monte Cristo, bairro localizado na região continental de Florianópolis, vai ganhar um espaço para receber espetáculos e apresentações. O primeiro teatro localizado no bairro (e em uma região de vulnerabilidade em Florianópolis) será inaugurado no Centro de Educação Popular, o CEDEP, nos dias 23 e 24 de junho. O espaço tem capacidade para 100 pessoas e é um desejo antigo, tanto da instituição, quanto da comunidade. “É um sonho realizado. É o CEDEP oportunizando eventos culturais e de formação. Contribuindo para o desenvolvimento territorial”, comemora Maria Marlene, coordenadora geral do CEDEP.
 
Desde a década de 90 o CEDEP dedica-se a ofertar para as crianças, adolescentes e jovens do Monte Cristo uma formação artística e cultural, com atividades como dança, música, teatro e manifestações culturais. A quantidade de apresentações já realizadas é imensurável, mas sabe-se que, em sua grande maioria das vezes, os espaços onde elas foram realizadas eram externos ao território. Com o sonho de um teatro/auditório e um espaço artístico próprio, os educandos do CEDEP poderão apresentar o resultado dos seus trabalhos para a comunidade dentro do próprio território.
 
A iniciativa pretende estimular eventos culturais e de formação na região, oportunizando aos produtores culturais o acesso a um espaço de eventos e, aos moradores, o acesso a diferentes apresentações, palestras e espetáculos. “A inauguração do teatro/auditório representa um momento divisor de águas para o CEDEP e o território do Monte Cristo. Com ele ampliamos as possibilidades de atendimento para eventos e cultura, e incentivamos o acesso de uma população que não tem uma aproximação facilitada nos teatros e espaços culturais da cidade, a conviver e frequentar eventos artísticos, culturais ou mesmo palestras e debates. A partir de um espaço que pode ser apropriado pelas pessoas da comunidade, a arte e a cultura também passam a fazer parte do cotidiano delas”, explica Cayo Louran, coordenador de projetos do CEDEP. 
 
A construção do teatro/auditório foi financiada com recursos do Itaú Social e a mobília do espaço foi financiada pelo Consulado do Japão.
 
A inauguração do espaço seguirá todos os protocolos sanitários e respeitará o decreto vigente em Santa Catarina. Serão realizadas apresentações culturais dos educandos da organização nos dias 23 e 24 de junho.
 
Sobre o CEDEP
O CEDEP é uma Organização da Sociedade Civil localizada no Monte Cristo, parte continental de Florianópolis, que tem como objetivo contribuir com a formação de pessoas, em especial crianças, adolescentes e jovens, em uma perspectiva de promoção da cidadania. Oferece, por meio de seus diversos projetos, ações que atendem o público no âmbito pedagógico e de desenvolvimento territorial. A organização é vista como um espaço de alegria, de acolhida e de privilégio dentro de um contexto de violência e negligências. A instituição foi criada em 1987, pelo idealizador Padre Vilson Groh e tem uma trajetória de desafios e conquistas.
 
Atualmente o CEDEP atende pessoas de todas as idades em diferentes programas. O Programa Semeando conhecimento atende crianças, adolescentes e jovens em três programas. Os educandos têm acesso às oficinas de esporte, artes e apoio pedagógico. Além disso, existem os momentos de roda de conversa com assuntos recorrentes e formação cidadã e, para jovens a partir de 14 anos, formação laboral e inserção no mercado de trabalho, através do Projeto Avançar.
 
Como forma de atuar também no desenvolvimento territorial do Monte Cristo, o CEDEP promove ações voltadas para a comunidade por meio do programa Cultivando Comunidade. O programa possui projetos voltados para a distribuição de renda, alimentação, formação profissional e apoio ao empreendedorismo dentro da comunidade. A existência de um teatro/auditório no espaço do CEDEP vai servir para aprimorar ainda mais o atendimento aos moradores da comunidade nesses diferentes programas. 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página