Blog Top Society - Karla Cruz

Inverno é tempo de velejar

19/06/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6029_post_2531.jpg
Com a chegada das estações mais frias do ano, as temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil despencaram e a paisagem mudou, as folhas das árvores ficam amarronzadas e os pores do sol com cores intensas. No litoral catarinense, nesse período do ano, os ventos são mais fracos e o mar é mais tranquilo, excelente para quem gosta de velejar.
 
Para o empresário Arthur Menna Barreto, 31 anos, navegar no inverno é mais prazeroso. “O inverno é onde você realmente veleja. Os ventos são mais constantes e o mar não é tão grande como no verão. Navegar no inverno é bem melhor”, declara Arthur, que é dono de um veleiro que fica atracado na Marina Itajaí.
 
Arthur já teve barco em Angra dos Reis, mas trouxe sua embarcação para a Marina porque considera que o litoral sul seja o melhor lugar do Brasil para velejar. “Eu já tive barco em Angra dos Reis, lá a natureza é exuberante, mas o melhor lugar para se velejar é no sul do país, porque sempre tem vento”, esclarece.
 
Quem também aproveita os dias mais frios para velejar é o empresário Fábio Augusto da Silveira, 51 anos. Ele mora com sua família a bordo do veleiro Novvueu, na Marina Itajaí. “Velejar no outono e inverno é muito bom, talvez seja até melhor que no verão, porque nós temos ventos constantes, em uma mesma direção, que não ficam mudando. Nessa época encontramos muitas baleias, golfinhos e centenas de pinguins”, destaca.
 
Segundo Fábio, outro diferencial desse período para a navegação é que não há mudanças repentinas no clima, como rajadas de vento muito forte, que tornam a navegação mais perigosa. “Esta época é excelente, inclusive, porque quando chegamos nas ilhas está mais vazio, mais tranquilo. A navegação no outono e inverno é maravilhosa!”, afirma.
 
Reserve sua vaga para ancoragem com antecedência
 
Apesar de antes muitos donos de barcos restringirem o lazer náutico apenas no verão, esse comportamento tem mudado nos últimos anos. “Quando iniciamos as operações na Marina Itajaí a procura por vagas era mais sazonal, com alta demanda no verão. Mas hoje em dia a procura ocorre durante todos os meses do ano, se mantendo estável inclusive no inverno”, comenta o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.
 
Para quem deseja visitar a região pelo mar, o preço por noite na embarcação ancorada na Marina Itajaí, ou seja, nas vagas molhadas, começa em R$ 120 para modelos com até 24 pés. O valor varia de acordo com o tamanho da embarcação e pode ser consultado no site do complexo náutico (www.marinaitajai.com.br). A pernoite inclui água, luz, acesso à internet, lavanderia, vestiários, entre outras facilidades aos navegadores como loja de conveniência e restaurantes.
 
Dicas de um velejador experiente
 
Velejar no inverno tem muitos benefícios, mas também é preciso ficar atento à previsão do tempo por conta da chegada mais frequente de frentes frias, como explica o velejador Marcelo Bonilla, da escola ISSA Brazil.  “Se o navegador não estiver atento à previsão, uma tranquila navegação em um dia de sol pode se transformar em um mar revolto de uma hora para a outra”.
 
Outra dica importante é de ter sempre roupas quentes. “É essencial levar agasalhos para toda a tripulação, mesmo que o dia esteja quente pois qualquer mudança meteorológica pode fazer cair a temperatura rapidamente”, explica Marcelo.
 
Para quem não tem barco e não sabe pilotar
 
A partir de R$ 1 mil é possível fazer um passeio de veleiro partindo da Marina Itajaí. As opções incluem diárias com saída às 8h da manhã e retorno no pôr do sol ou passeios de quatro horas. Mas quem quiser pode pernoitar e ter uma noite inesquecível a bordo. O veleiro possui toda infraestrutura de uma casa, com dois quartos e banheiro. 
 
É possível contratar ainda um serviço de coffe break com canapés e docinhos finos. Para que as lembranças não fiquem guardadas apenas na memória, um serviço de fotografia a bordo também está disponível. Para reservar o passeio de veleiro é só entrar em contato no telefone +55 47 9 9951-4032, Velas Itajaí Eventos. 
 
Sobre a Marina Itajaí
 
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Cozinha e Bar, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. É a única marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 relacionado ao sistema de gestão ambiental.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página